Publicação

O que você deve saber para criar um blog de nicho?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

Aprenda passo-a-passo o que é importante saber para criar um negócio online do nicho de mercado certo!

Se você pretende desenvolver um blog, tem que se preparar para algumas etapas bem importantes para isso. Acredito que você já deve ter alguma ideia de qual tema pretende para seu blog. Contudo, não basta apenas ter a ideia do nicho que gostaria de criar o seu blog, tem que antes de tudo, realizar uma pesquisa de nicho certo para o seu negócio online dar certo.

Acredite, muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que é um Nicho de mercado. Alguns pensam que é por base apenas o tema. Mas, um nicho é muito mais do que isso, você tem que pesquisar os interesses do seu público-alvo, as necessidades de mercado e vários outros aspectos que possam ser favoráveis a criação do seu site.

Algumas características que são necessárias você pesquisar, para descobrir o potencial do seu nicho de mercado são essas:

Há mercado para esse tipo de (info)produto? Você tem que saber se existe a real necessidade de criar um nicho, ou aproveitar os nichos de mercado que já existem. Você pode explorar alguns assuntos específicos que ainda não foram bem explorados por uma determinada área.

Há uma quantidade relevante de procura por esse nicho? Não adianta você criar um mercado novo, se perceber que não há uma demanda suficiente para seu negócio, é melhor repensar o nicho. Para isso, você pode usar a pesquisa integrada do Google Trends para pesquisar os bons temas que podem surgir para a criação do seu blog.

Quais os interesses específicos dessas pessoas? Se você perceber que em determinados nichos, ainda existem aqueles assuntos pouco difundidos, e que isso pode ser uma necessidade do mercado em abordar mais sobre determinados assuntos, então você acaba de descobrir um potencial nicho certo.

Quais os problemas mais comuns? Pesquise os problemas mais comuns que determinado grupo de pessoas enfrentam em alguma área específica. Com base nessas informações, você pode encontrar alguns temas relevantes para poder testar melhor um a um, e definir sobre qual nicho você vai criar o seu empreendimento online.

Qual a idade dessas pessoas? Em muitos negócios, saber a faixa etária da Persona, pode garantir que sua comunicação seja mais direcionada para o público-alvo a que seu projeto se destina. Se você conseguir descobrir a média de idades do seu público, mais persuasivas e focadas poderão ser as suas abordagens.

Qual a localidade dessas pessoas? De acordo com o tipo de linguagem do seu produto, o modo que ele foi criado e demais aspectos funcionais, de preço, envio etc, pode ser importante ter um relatório com a localidade da maioria das pessoas que procura pelo seu nicho de mercado.

Em que essas pessoas trabalham? Quando você tem a base profissional das pessoas que são mais propensas a aderir o seu tipo de (info)produto, você consegue captar mais de como deve criar o Marketing do seu nicho. Você vai poder saber um pouco sobre a classe social dessas pessoas, e poderá guia-las com as estratégias certas.

Algumas ferramentas que poderão lhe auxiliar a refinar qual o melhor nicho de mercado para criar o seu blog!

Pesquisas Google: Você pode colocar as palavras-chave do nicho que deseja pesquisar no campo de pesquisa do Google, e esperar surgir automaticamente alguma sugestão do buscador. As sugestões de pesquisas que se completarem automaticamente, são os termos de pesquisas mais procurados e digitados pelos internautas.

Google Docs: Você vai poder usar o Google Docs, para poder fazer pesquisas com as pessoas. É a partir daí que você vai ter as informações que deve conhecer para poder criar o seu nicho certo. Você pode criar questionários bem diversificados, tanto para que as pessoas respondam marcando as opções ou até mesmo digitando as respostas.

Google Trends: O Google Trends oferece a você uma pesquisa de nicho mais apurada, onde você vai poder introduzir as palavras-chave e ter sugestões de termos similares e também pesquisados por essas pessoas. Além disso, é possível mensurar a quantidade de tráfego que pesquisam por esses nichos, se a busca é crescente ou não.

Google Analytics: Essa é a ferramenta do Google que lhe permite acompanhar o tráfego do seu blog, e também lhe fornece informações mais detalhadas de onde o seu tráfego está vindo. Pode ser importante ver também através de quais tipo de palavras-chave o seu blog é encontrado no Google para levar um visitante para sua página.

Dica Para Escolher O Nicho Na Hora De Criar Seu Blog!

Quando se quer montar um negócio online é comum se precipitar a fazer tudo rápido de mais e acabamos cometendo alguns erros que pode desmotivar pessoa continuar empreendendo.

Para que isso não aconteça com você nós vamos passa algumas dicas que são essenciais para novos empreendedores.

A Escolha do Nicho:

Todos os produtores de cursos que ensinaram montar um negócio online são unânimes em uma questão a escolha do nicho é o mais importante para que um projeto online seja bem sucedido.

Clara que para que um projeto der certo existe outras questões que poderão decidir o sucesso de um negócio, toda execução de cada etapa e o momento em que serão postas em prática fará a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Por isso vale a pena passa mais tempo pesquisando sobre qual nicho você vai trabalhar.

Abaixo estão algumas ferramentas online para você começa a pesquisa sobre o nicho que você quer trabalhar.

  • Pesquisador de palavras chaves do (Google Adword)
  • Pesquisar se o nicho é promissor (Google Trends)
  • Pesquisar sugestões de palavras chaves (Ubersuggest)
  • Pesquisar se há muita pesquisa sobre o nicho (Youtube)
  • Pesquisar se tem muitas pessoas falando sobre? (Facebook)

Como saber quais são os melhores nichos para se ganhar dinheiro atualmente?

A questão sobre qual nicho é o melhor? É um pouco controversa, porque alguns defendem que o melhor nicho é você trabalhar com o que você gosta.

Outros defendem que você deve trabalhar com o que você sabe fazer, porque se você sabe fazer algo bem feito terá mais chances de ganhar dinheiro.

Eu sou da opinião que o melhor nicho é aquele que está dando certo, aquele que as pessoas estão ganhando dinheiro, mas se você conseguir encontra um nicho que você gosta, e é algo que você saber fazer bem e está dando dinheiro, ou seja que as pessoas estão dispostas a paga pelo que está sendo oferecido este é o melhor nicho.

Melhores nichos:

Nicho de Educação:

  • Cursos de aprendizagem
  • Cursos de aperfeiçoamento
  • Cursos para ganhar dinheiro
  • Cursos como montar um negócio

Nicho de Saúde e Bem Estar:

  • Emagrecimento
  • Bem estar
  • Beleza
  • Naturais

Nicho de Relacionamento:

  • Namoro
  • Casamento
  • Sensualidade
  • Moda

Como ganhar dinheiro com um nicho certo?

Agora que você decidiu qual é o nicho que você quer trabalhar é hora de trabalhar duro.

É possível trabalhar e ganhar dinheiro online sem ter um blog ou site apenas com uma página de fãs do facebook (Fã Page).

Mas é bastante recomendável ter um blog para ter mais autoridade, nada de blog grátis! Porque tira toda credibilidade do seu negócio.

O ideal é estudar, fazer um curso online é altamente recomendável para conhecer todo processo de como montar um negócio na internet passo a passo.

Concluindo:

A escolha do nicho é o primeiro passo para começar um negócio de sucesso na internet, é preciso escolher corretamente para acelerar a implantação do seu projeto, mas não tenha presa para escolher o nicho essa etapa é a mais importante do meu ponto de vista.

O sucesso de seu projeto dependera também de outros fatores a serem executados nos momentos corretos, por isso é bom estudar bem o seu objetivo e estabelecer metas e o que será necessário para atingir essas metas. Com certeza com um pouco de pesquisa e conhecimento você terá sucesso com seu negócio na internet.

Comentários