Publicação

8 dicas para gerar mais tráfego para o blog

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

O tráfego para seu blog/site é como o oxigênio para nosso corpo, sem ele nada irá funcionar, por isso é muito importante está sempre investindo em maneiras de gerar mais tráfego para seu negócio online, embora o tráfego orgânico (vindo de pesquisa no Google) seja um dos mais qualificados, não é recomendado ficar dependente apenas dele.

Eu sei que gerar tráfego de qualidade não é uma tarefa muito fácil, mas é possível sim, basta apenas utilizar as ferramentas certas e de forma correta. Por isso conheça alguns pontos que poderão lhe ajudar a gerar mais tráfego para o seu site.

Descubra oportunidades de gerar mais tráfego com o Google Adwords

Existem diversas ferramentas que facilitam o nosso trabalho como blogueiro, mas existem outras que considero essenciais (quase que obrigatórias) para qualquer tipo de autor e criador de conteúdo, e uma delas é o planejador de palavras chaves do Google Adwords, entenda porquê:

O planejador de palavras chaves do Google Adwords é uma excelente ferramenta para descobrir bons nichos, títulos para novos artigos e muito mais. Com ele é possível saber a quantidade de buscas para uma determinada palavra chave e ainda é possível identificar alguns termos relacionados a sua pesquisa.

Layout Organizado

Contar com um layout elegante, limpo e acima de tudo organizado poderá oferecer muitas visitas para seu blog, e ainda o Google gosta de blogs que não sejam confusos para os visitantes, quanto mais limpo ele for melhor ele irá agradar os seus visitantes e também ao Google.

Por isso, ofereça uma boa experiência para seu leitor, torne a visita ao seu site o momento mais agradável possível, não polua seu blog com muitos banners, ao contrário do que muitos pensam, muitos banners não irão aumentar suas vendas, muito pelo contrário, ainda pode trazer resultados negativos.

Coloque ainda um widget de artigos populares na sidebar do blog, desta forma o visitante deverá encontrar tudo o que existe de melhor logo que entrar no seu blog. Outra dica é utilizar a barra de pesquisa do Google Adsense e ela é bem melhor do que a do WordPress.

Não utilize muitos plugins e widgets, eles poderão deixar seu blog lento e fazer o visitante desistir de acessar e voltar ao seu site, por isso é recomendado utilizar apenas o necessário.

Escreva conteúdo de qualidade

Se você quer gerar mais tráfego de qualidade, nada mais justo do que oferecer conteúdo de qualidade, por isso, escreva acima de tudo artigos que tenham uma boa qualidade, ou seja, ofereça o melhor para seu leitor. Coloque também as principais palavras chaves no início, bem como no meio e no fim de todos os seus artigos, sem esquecer de utilizar as tags de cabeçalhos.

Otimize as imagens do seu blog

É interessante utilizar imagens nos seus artigos e ainda aproveitar para as otimizar. Através do WordPress.org a partir do momento que se faz o upload da imagem, é possível se colocar um título, textos alternativos e a descrição. Coloque de forma consciente e estratégica a palavra chave do seu artigo nestes campos, pois assim você terá chances de ranquear bem no Google Imagens.

Use também os diretórios de sites

Procure cadastrar o blog em diretórios de sites, os resultados poderão ser bastante interessantes e também um tanto positivos em um médio e também longo prazo, existem diversos diretórios de sites que com certeza irão ajudar a gerar mais tráfego para seu projeto.

Comente em outros blogs

Procurar deixar comentários em outros sites ou blogs do mesmo nicho irá lhe ajudar muito, e sem dúvida alguma é uma ótima forma de gerar mais tráfego para o seu site ou blog. Esta é uma técnica existente que custa um pouco mais de tempo para ver resultados, em um médio a longo prazo, mas que os resultados poderão ser realmente bons. Esta é uma dica de ouro que deve ser feita diariamente, curtir conteúdos de outros sites e blogs, com isso é possível criar um bom network e formar ótimas parcerias para seu negócio.

Use também os Guest Posts

Procurar escrever os chamados Guest Post  para outros blogs e sites é a melhor alternativa possível e imaginável para gerar mais tráfego gratuito e de qualidade para o seu blog, e você ainda ganha cada vez mais link building, o que irá ajudar muito a médio prazo.

Utilize as redes sociais

As redes sociais também são consideradas como excelentes formas de gerar mais tráfego para o seu blog, e por isso procure focar nas que sejam as três melhores redes sociais para utilizar, no caso podemos citar o Facebook, o Twitter e também o Google +. Crie também uma página que possa ser especifica de fãs para que possa fidelizar seus visitantes com isto gerando acima de tudo um tráfego contínuo através das redes sociais. Procure ainda ter em mente que fãs no Facebook é algo similar a ter um assinante no feed de notícias, com isto automaticamente ele poderá receber seus artigos na timeline da sua página existente no Facebook.

Invista em você e no seu blog

Se você deseja ganhar dinheiro com seu blog, deve ter em mente que o investimento faz parte de todo projeto, ninguém abre uma empresa sem investir, ninguém consegue um bom emprego se não investir em uma formação de qualidade. Por isso, saiba que para seu blog crescer você precisa investir nele e em você:

Investir no Blog:

Um blog não gera renda da noite para o dia, é necessário um tempo para que o mesmo possa crescer e se tornar popular para os mecanismos de busca (Google) e também nas redes sociais. Esperar esse tempo no orgânico (natural) as vezes pode ser um pouco demorado, por isso, é recomendado investir em anúncios patrocinados no Facebook Ads com o intuito de atrair novos fãs e promover seu conteúdo na maior rede social do mundo. Outra dica é a compra de artigos patrocinados em bons blogs do mesmo nicho e também a compra de links patrocinados no Google Adwords.

Isso não significa que seu blog não possa crescer de forma orgânica, mas os investimento citados acima, irão ajudar a alcançar de forma mais rápida o seu público alvo, sem contar que são investimentos bem acessíveis.

Investir em Você:

Se você pretende ser um blogueiro de sucesso e ganhar dinheiro na internet, você não pode ter medo de investir em você mesmo, não estou falando apenas de investir dinheiro, mas também de buscar conhecimento e se aperfeiçoar em técnicas e estratégias para aumentar o desempenho do seu trabalho, pense, aja e invista como um profissional.

Espero que tenha gostado dessas dicas, e não deixe de postar seu comentário.

Comentários