Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Como ganhar dinheiro com blog e as métricas

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Muitas pessoas ao criar seu primeiro projeto na internet estão mais preocupadas em ganhar dinheiro do que aprender a analisar os parâmetros que influenciam diretamente nos seus ganhos financeiros diários.

Essa mentalidade de ganhar dinheiro na internet vem dos grandes produtores, pois eles descobriram que a melhor forma de vender seus produtos é mostrando seus ganhos mensais. Saber disso é importante, pois podemos entender que o método funciona, mas esse não deve ser o nosso foco.

O seu principal objetivo na internet deve ser ajudar as pessoas a solucionarem suas dores e como recompensa da sua gentileza, as pessoas vão querem comprar pela sua indicação naturalmente. Quando focamos apenas no dinheiro, nossos ganhos serão pequenos.

Você gostaria de chegar numa loja para comprar um tênis e o vendedor insistir que você compre um tênis mais caro para que a comissão dele seja mais “gorda”? Qual seria a sua reação? Tenho certeza que você sairia da loja com muita raiva.

A grande virtude das métricas é que elas vão lhe ajudar a entender como anda o comportamento do seu projeto online. São as métricas que vão mostrar quantas pessoas estão clicando nos seus links de afiliados, são elas que vão mostrar quantas pessoas estão em seu blog agora, são elas que vão mostrar como anda seu blog nos mecanismos de buscas, etc.

Como ganhar dinheiro com blog e as métricas – Conheça as principais

Como ganhar dinheiro com blog e as métricas

Nesse post vou comentar sobre 5 formas de você obter métricas do seu projeto online. É claro que existem muito mais, porém essa 5 são suficientes para você ter uma boa análise e assim tomar as decisões cabíveis.

1° Como ganhar dinheiro com blog e as métricas – Google Analytics

Essa ferramenta não deve ser ignorada em seu projeto, pois ela é de suma importância para você analisar diversos aspectos sobre seu blog. Veja algumas métricas que essa ferramenta pode gerar para você.

    Quantidades de visitas instantâneas e mensais do seu blog.
    Da onde está vindo o tráfego para seu blog.
    O que seus leitores estão pesquisando no seu blog.
    Qual artigo mais visitado em seu blog.
    Relatório sobre conversões.
    Acompanhamento de inscrição numa página de captura, etc.]

Essa ferramenta vai permitir que você possa tomar decisões acertadas para melhorar ainda mais seus rendimentos com seu blog. Ao saber o que seus leitores estão pesquisando mediante a caixa de pesquisa, você poderá publicar conteúdos para sanar dúvidas, por exemplo.

Você poderá tomar decisões para mudar a fonte de tráfego do seu projeto, ou seja, se a maior parte de seu tráfego vem do Facebook, então você poderá focar na otimização para os mecanismos de buscas e assim receber mais visitas do Google.

2° Como ganhar dinheiro com blog e as métricas – Google Webmasters tools

Essa ferramenta é o centro de comando do seu blog. Tudo o que você precisa saber do seu blog, está no Webmasters Tools. Por isso, você deve cadastrar seu blog nessa ferramenta.

Com essa ferramenta você poderá:

    Enviar o sitemap do seu blog e assim analisar a indexação nos mecanismos de buscas.
    Verificar como anda seu robots.txt
    Analisar quais blogs estão lincando para o seu.
    Analisar suas lincagens internas.
    Remover alguma url do buscador.
    Verificar seu tem links quebrados, etc.

Conhecer mais sobre essa ferramenta vai lhe ajudar a melhorar seu blog para os mecanismos de buscas.
3° Como ganhar dinheiro com blog e as métricas – O plugin  relink

Esse plugin permite que você analise de forma precisa o comportamento de cliques que seu link de afiliado está recebendo. Saber disso é muito importante para verificar se a maneira atual está atrativa para o leitor ou se precisa ser mudada.

O grande benefício desse plugin é que ele pode diferenciar os cliques que vem do blog, do facebook, do youtube. Saber disso é muito importante para suas estratégias de vendas.

4° Como ganhar dinheiro com blog e as métricas – Serpfox

Essa ferramenta é crucial para você acompanhar como anda as palavras chaves do seu projeto na serp, ou seja, nos motores de buscas.

Muitas pessoas não usam essa ferramenta e por esse motivo não poderão tomar uma decisão eficiente sobre a otimização para os mecanismos de buscas.

Conhecer as palavras chaves de seu projeto e saber como elas estão na serp é crucial para que suas estratégias de linkbuilding possam colocar essas palavras chaves no Top 10 do Google.

5° Como ganhar dinheiro com blog e as métricas – Encurtador do Google

Essa ferramenta é muito importante para você acompanhar os cliques dos seus Fãs em cada publicação que você faz no Facebook. Com esse encurtador, você poderá criar vários post e analisar qual tem melhor resultado para sua audiência e tomá-lo como padrão.

A grande virtude dessa ferramenta é que você pode classificar por email, ou seja, vamos dizer que você tem um projeto sobre emagrecimento e outro sobre ganhar dinheiro. Você poderá ter os resultados para cada um dos seus Emails e assim você saberá como anda cada publicação por nicho de atuação.
Considerações Finais:

Apesar de existir ferramentas como Semrush, ahrefs, dentre outras, apresentei nesse post aquelas que certamente você deverá usar todos os dias em seu negócio. Outro quesito muito importante é que as ferramentas apresentadas são gratuitas e isso é crucial para quem está dando os primeiros passos no marketing digital.

Saber mensurar todos os parâmetros de seu negócio online é importante, porém não adianta nada você saber quais são as ferramentas de análise que você poderá usar para ver o andamento do seu projeto se você não sabe como montar um negócio online.

Comentários