Publicação

Ganhar dinheiro através de blogs é possível?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Frequentemente venho sendo questionado por pessoas sobre ser ou não possível ganhar dinheiro com blogs. Afinal, isso tudo é enrolação ou é tão fácil que é só por em prática?

A verdade é que podemos sim ter ótimos lucros online através de blogs, mas a má noticia é que está LONGE DE SER FÁCIL! Existem várias pessoas que ganham muito dinheiro online, alguns exemplos? Vamos lá:

    Ryan Deiss
    Tim Ash
    MaryEllen Tribby
    Eben Pagan
    Jeff Walker

A lista é extensa. Mas claro, citei os ‘top’, mas no Brasil mesmo encontramos muitos empreendedores online com rendas mensais superiores à casa dos R$ 15.000,00 reais, talvez não seja o quanto que você sempre esperou, mas já é um começo, não? Veja alguns exemplos de empreendedores de sucesso aqui no Brasil:

Este post eu fiz especialmente para abordar alguns pontos que são indispensáveis para conseguir viver de blogs e realmente ganhar dinheiro. Não irei falar “besteiras” ou enrolar vocês, vou falar o que eu realmente sei, tenho certeza e vivo na prática.

1. Você Precisará SIM Dedicar Seu Tempo

Essa “historinha” de que você poderá cuidar do seu “blog” ou empreendimento online nas horas vagas é FURADA, não caia nessa!

“Pense comigo: Existem milhões de blogs que são criados todos os meses, ser mais um é fácil, o difícil é se destacar. “

Você precisará dedicar seu tempo, quer ter certeza? Olha apenas a ponta do Ice Berg que você estará “se enviando”:

    Estudar técnicas de SEO
    Gerenciar redatores (se você mesmo não for escrever)
    Estudar técnicas de conteúdo persuasivo.
    Aprender um pouco de Wordpress e HTML
    Encontrar bons programas de afiliados
    Estudar os melhores pontos para colocar anúncios de Adsense
    Fazer buscas incansáveis de palavras-chaves
    Criar uma excelente carta de venda
    Criar vídeos
    Criar Ebooks e infoprodutos
    Criar um e-mail marketing que converta seus leitores
    Responder e-mails
    Investir dinheiro em compras de palavras-chaves (é aconselhável)
    Atender as reclamações dos seus visitante

Vou ser honesto, TEM MUITO O QUE INVESTIR SEU TEMPO.

Mas, em compensação, tem seus bônus também, você poderá fazer um horário flexível depois que já estiver ganhando uma boa renda.

Poderá ainda trabalhar onde bem entender, na praia, em outro país ou no seu quarto com o ar condicionado ligado (estes calores estão de matar).

O que estou tentando dizer para vocês, honestamente, é que é perfeitamente possível ganhar um bom dinheiro e viver apenas de blogs, mas exigirá DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA e MUITO, MAS MUITO ESTUDO!

2. O que Todo Futuro Empreendedor Online Precisa SABER

Não existe nada pior do que não saber O QUE FAZER. Poxa, vou ser um empreendedor online! (PARABÉNS MEU AMIGO), mas é nessa hora que nos damos conta, e aí? O que eu faço afinal?

1º - Não se desespere! Todos passam por isso.

Estude um pouco da plataforma do WORDPRESS, busque temas. Existem diversos “mini cursos” no youtube que ensinam como trabalhar com o Wordpress. Aconselho você, antes de comprar domínio, procurar URL e etc, fazer um blog grátis para aprender como mexer.

Sabe criar um blog bonitinho? Colocar ferramentas, plugins e tudo que tem direito? Ótimo, a parte fácil você já sabe.

Agora chegou a maldita hora de encontrar um NICHO e aprender SEO. Nesta hora 1/3 dos que pensaram que ia ser fácil já estão pulando fora do barco, mas você não! Você é persistente e quer realmente ganhar dinheiro online.

O que é um bom nicho?

    “ Bom nicho é uma área que você conheça, que tenha excelentes infoprodutos e um bom volume de busca”

Tá, mas isso é fácil! Não, não é, vai procurar um que vai perceber o quão difícil é.

Agora SEO!? Poxa, quem precisa se preocupar, tem vários cursos de SEO, o grande PROBLEMA é que os cursinhos de SEO não dizem o quanto é difícil e, honestamente, impossível, cumprir TODAS AQUELAS REGRINHAS quando se faz um bom conteúdo persuasivo, dificilmente as PALAVRAS FECHAM, então, você precisa saber as regras de SEO, mas terá que praticar para conseguir por em prática em um bom texto.
3. Criar Conteúdos de Qualidade

Você achou ruim o que já falei? Criar conteúdo de qualidade é 1 milhão de vezes pior! Mas para você isso não é problema, você é um SUPER NINJA DO PORTUGUÊS, escritor de livros, monografias e tudo que tem direito.

A pergunta que você deve se fazer é... E DAÍ?

Na internet não importa o que você fez ou deixou de fazer, é preciso conhecer técnicas de conteúdo PERSUASÍVO, utilizar linguagem amigável e, principalmente, saber como tornar o seu visitante interessado e participativo. Resumindo, NÃO BASTA ESCREVER BEM, É PRECISO ESCREVER COM EMOÇÃO!

Depois de saber tudo isso que compartilhei, você está próximo de ter o mínimo de chance de sobreviver neste difícil ramo. Será preciso ainda: aprender técnicas de tráfego, propagação viral em redes sociais, técnicas de venda, e muito mais!

Mas calma, TEM UMA ÓTIMA NOTÍCIA, é possível sim ganhar dinheiro online! (rsrs). É só estudar. Viver de blog e sites é, basicamente, uma profissão como todas as outras e, como todas as outras, será necessário se dedicar.

Gostou do post? Desistiu do seu sonho de ser um empreendedor digital? Continua interessado? Conte-nos sua opinião e, tenho certeza que você poderá ter sucesso, mas com dedicação e os pés no chão!

Comentários