Publicação

Google Adsense – Saiba como funciona esse programa

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

O google adsense vem remunerando centenas de milhares de blogs no mundo todo e por esse motivo essa metodologia é confiável. Saiba mais sobre o adsense

O google adsense vem sendo o programa de afiliado mais utilizado no mundo. Muitas pessoas, no Brasil e no mundo, veem no google adsense uma excelente forma de monetização de blogs.

Neste programa de afiliados os donos de blogs cedem ao google adsense espaços publicitários e a cada clique que os anúncios recebem, parte dos ganhos é do dono do site.

Todos nós sabemos que o sucesso de qualquer negócio na internet é em função da quantidade de conhecimento que temos. A prova disso, é que quando começamos nossos trabalhos na internet, passamos alguns meses para conseguir ganhar nossos primeiros reais.

Ter sucesso com o google adsense é diretamente proporcional ao nível de conhecimento que você tem desse programa de afiliados. Então, estudar e conhecer a fundo esse sistema de monetização de blogs é crucial para que seus ganhos de dinheiro online seja cada vez maiores e assim você possa viver de seus rendimentos dos blogs.

Fique por dentro do Google Adsense

1. Como funciona o google adsense?

O Google Adsense é o programa de afiliados do google e ele permite aos donos de site ganharem dinheiro com o seu conteúdo online mediante blocos de anúncios colocados no blog.

Os robôs do Google Adsense são responsáveis de identificar o conteúdo e as características dos visitantes do seu blog e com essa duas informações o google apresenta blocos de anúncios e/ou links relacionado com o nicho de mercado.

Por isso, se você deseja ter sucesso com o programa de afiliado do google, tenha um nicho definido, ou seja, tenha um blog que trate de um assunto específico e não genérico ou ampliado demais.

2. Como funciona o google adsense?

Entenda como esse programa de afiliado funciona na prática. A metodologia do google adsense é bem simples de entender.

a. Você cede espaço publicitários em seu blog

A primeira exigência do google adsense para todos aqueles que desejam monetizar seu blog com essa metodologia, é ceder espaços publicitários em seu blog para que o google adsense possa apresentar os produtos ou serviços dos anunciantes.

Para que o google adsense entenda que você está dando espaço no seu blog, você precisa adicionar um código de anúncio em qualquer parte do seu blog. A partir desse momento, seu blog apresentará as mais diversas propagandas dos anunciantes e a cada clique dado pelo seu leitor, um fatia do valor acertado entre o google adsense e o anunciante vai para você.

b. Sobre a exibição dos anúncios em seu site

Talvez você fique pensando que quem vai escolher os anúncios que serão apresentados em seu blog é você, porém não é!

Agora cabe salientar que a qualidade (correspondência com o seu nicho de mercado) dos blocos de anúncios e/ou links que serão apresentados num blog depende inteiramente e exclusivamente de você.

Entenda porque você é muito importante para que os anúncios apareçam em seu blog corretamente.

O Google Adsense exibe em seu blog blocos de anúncios e/ou links segmentados para seu público alvo ou conteúdo online. Saiba como ele faz isso!

> Segmentação contextual

Nesse tipo de segmentação, os robôs do google adsense analisam alguns parâmetros para identificar o tema de uma página e assim corresponder os blocos de anúncios e/ou links. Os parâmetros analisados pelo robô do google adsense são:

>> Palavras chaves

>> Frequência de palavras

>> Tamanho da fonte

>> Estrutura dos links na web

Conhecendo esses quatros fatores, nos ajuda a criar um blog de nicho.

> Segmentação por canal

Neste tipo de segmentação, os anunciantes escolhem canais de anúncio específicos ou seções de um site para apresentar seus produtos e serviços.

Cabe salientar que na segmentação por canal, os anúncios podem não corresponder fidedignamente com o conteúdo do blog, mas no interesse do dono do site com o que o anunciante tem a oferecer.

Entenda canal de anúncio como um bloco de anúncio específico em que os anunciantes publicam seus anúncios mediante uma segmentação por canal.

A segmentação por canal pode ser:

>> Criado automaticamente: Ocorre quando o Google Adsense apresenta para os anunciantes os canais de anúncios para que eles possam lançar seus anúncios. Neste tipo de segmentação, o anúncio pode aparecer em qualquer local do seu blog.

>> Critérios personalizados: Cada dono de site pode definir para cada bloco de anúncio o que ele deseja que apareça. Neste situação, o anunciante só poderá publicar seus anúncios obedecendo ao critério determinado pelo dono do site.

> Publicidade com base em interesse

Ocorre quando os anunciantes alcançam seu público alvo devido aos seus interesses e pelas informações demográficas deles. É por causa disso, que os blocos de anúncios que estão no seu site exibem as interações anteriores relacionados ao que seu leitor leu na internet.

> Segmentação por idioma

O google adsense identifica o idioma de sua página para publicar os anúncios no seu blog. Outro ponto muito interessante é que o google analisar o comportamento do seu leitor e caso ele acesse um site num idioma diferente do seu blog, os anúncios podem aparecerem com o idioma do último site que seu leitor visitou.

3. Quem e como é escolhido os anúncios que aparecem no seu blog?

O google adsense utiliza um leilão para escolher qual (is) bloco (s) de anúncio irá (ão) ser publicados no seu blog. Ou seja, o anunciante que pagar mais pelo espaço, terá a oportunidade de publicar seu anúncio.

> Por que o google usar um leilão?

O google adsense usa essa metodologia por dois motivos: Escolher qual anúncio será publicado em seu blog e quanto você ganhará com esse anúncio.

Porém, para que o anunciante possa publicar seus anúncios no seu blog, ele precisará obedecer a dois critérios básicos: valor do lance e o índice de qualidade do bloco de anúncios.

Então, não é apenas pagar mais pelo espaço, o anunciante precisa ter um bloco de anúncio que promova uma boa experiência com o seu usuário.

> Como se procede esse leilão?

O google adsense separa todos os anúncios que estão aptos e correlacionados para serem exibidos em seu blog. E neste sentido, o google utiliza dois critérios, sendo:

>> Segmentação de anúncios: É considerado apenas os anúncios relevantes para seu site ou usuário. Neste quesito o google também observa a segmentação por canal para escolher quais anúncios serão exibidos em seus blogs.

>> Formato dos anúncios: Aqui o google verifica o tipo de anúncio (gráfico ou texto) e escolher entre a segmentação contextual ou por canal.

> Fatores que influencia no leilão

Existem alguns fatores que podem influenciar no valor dado por um anunciante frente ao anúncio.

>> Campanhas Sazonais: Ocorre em períodos específicos do ano. Nesta situação, geralmente, os valores no leilão de anúncio são maiores.

>> Segmentação de anúncios: Ocorre quando um anunciante decide que seus anúncios aparecerão num site em função de uma segmentação por contexto ou por canal.

>> Segmentação geográfica: Ocorre quando os anunciantes decidem aplicar seus anúncios em blog de uma região específica, além de especificar lances por horários.

>> Otimizador de conversões: É quando os lances são alterados automaticamente.

4. Quem é responsável pela escolha do design?

O dono do site tem a liberdade de escolher o tamanho, o tipo, o estilo dos blocos de anúncios que irão aparecer no site. É muito importante que a escolha do estilo do bloco de anúncio obedeça as características do seu site para que a taxa de cliques sejam cada vez maior.

Você precisa fazer com que seus anúncios não chamem muita atenção, ou seja  seu leitor deve ter o entendimento que o bloco de anúncio faz parte do seu site, que não representa uma forma de ganhar dinheiro e assim impedir que as pessoas cliquem.

Outra dica muito interessante é que você deve testar diversas posições, estilos, tamanhos e verificar em qual situação você consegue ter mais cliques.

Considerações Finais:

Neste post queremos mostrar para você alguns aspectos do google adsense. É muito importante conhecer como funciona esse sistema para que você não fique desanimado ou até mesmo desista do seu projeto online.

Outras informações: https://blogmarketingonline.com.br/aprenda-como-cadastrar-no-google-adsense-tutorial/

Comentários