Publicação

MBA em Gestão de Projetos para profissionais de TI

foto de
Thiago Santos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Gestão de projetos foi a minha segunda opção de MBA quando decidi fazer e após pensar muito optei por ela e não pela minha primeira, que era Gestão de TI.

Ainda farei a tal da Gestão de TI, mas futuramente, não já.

Quando estava pensando em ambos os cursos, o que me chamou mais atenção para projetos foi que realmente TUDO precisa de um projeto. Seja ele pequeno, médio ou grande.

É fácil pensar em projeto para implantar um ERP, migrar dados de um ERP para o outro, criar um CPD, desenvolver um software ou até criar um banco de dados, mas não é tão fácil pensar que o projeto pode ser usado em uma simples troca de mouse. Sim, uma tarefa tão simples...

É claro que no dia-a-dia não saímos abrindo projeto para trocar mouse do usuário que está com problema, senão ele fica "parado", mas pense que você pode ter um projeto "Suporte ao usuário" com a troca de mouse definida lá.

O projeto é (falando muito basicamente) uma documentação de como, quando, onde fazer e principalmente o que fazer se não der certo (que é a gestão do risco).

A história do mouse foi só para simplificar a explicação, mas foi a razão de eu ter escolhido esse curso e não Gestão de TI (por enquanto).

É possível ter uma noção melhor de gerenciamento do tempo de uma tarefa, custo dessa tarefa, dos recursos que serão utilizados para a mesma e principalmente de tudo isso junto, transformando 3,4,5 ou mais itens em um só, um PROJETO.

Depende muito da empresa em que está trabalhando - pois a cultura das empresas varia drasticamente - nem sempre é possível "aplicar" projetos sempre, mas com o conhecimento do curso, é possível ter uma visão, mesmo sem tudo documentado, de como será a sua tarefa.

Vale a pena pesquisar muito antes de escolher uma MBA e com a minha experiência, você já tem uma indicação do curso, pois mesmo eu não atuando como Analista/Trainee/Coordenador/Whatever de Projetos, as informações adquiridas no curso me ajudam bastante no dia-a-dia, desde o mouse, até a aquisição de uma licença de servidor e/ou antivírus.

Comentários