Publicação

O que é Marketing Multinível, MMN e Pirâmide Financeira

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Dentre todos os tipos e estruturas de negócios, um dos que mais cresceu com o advento da internet foi o chamado Marketing Multinível, que também pode ser chamado de MMN.

Mas engana-se quem pensa que este tipo de negócio surgiu na internet, já que ele é mais antigo do que se pensa.
O Que é Marketing Multinível

Basicamente, o Marketing Multinível  é um esquema de comércio onde uma empresa ganha dinheiro não apenas com a venda de um determinado produto ou serviço, mas também com o recrutamento de novas pessoas para o seu departamento comercial.

Uma das principais características do MMN é que qualquer pessoa que entra para a rede passa a ser uma espécie de trabalhador autônomo.

Ou seja, mesmo naqueles negócios em que a pessoa passa a ser contratada e recebe um determinado salário, ela tem autonomia para decidir as estratégias de venda e de captação de novos integrantes dentro das diretrizes da empresa.

O Que é Marketing Multinível, MMN e Pirâmide Financeira
Como subir na pirâmide do MMN

Todo sistema de Marketing Multinível funciona em um sistema que, quando representado graficamente, lembra uma pirâmide*.

A ideia é que todo mundo entre na base e, à medida que vá alcançando determinados níveis, ela vai subindo de nível e, assim, ganhando mais dinheiro, já que passa a ter participação nos resultados das pessoas que estão abaixo dele.

Portanto, para crescer dentro deste sistema, não basta ser um bom vendedor, é preciso também ter uma estratégia sólida de captação de novos integrantes para a rede, já que quanto mais pessoas estiverem abaixo deles, mais dinheiro será ganho.
Diferença entre MMN e Pirâmides Financeiras

A partir do sistema de MMN surgiram também os esquemas chamados de Pirâmides Financeiras, que inclusive são enquadrados pelo crime em diversos países, incluindo o Brasil. O sistema é muito parecido, o que leva muitas pessoas a embarcarem em uma furada.

Basicamente, um sistema de pirâmide é aquele que trabalha apenas na distribuição de lucro com o recrutamento de novas pessoas para a rede, sem a venda efetiva de um determinado produto ou serviço.

Essa pirâmide, como não gera ganhos próprios e depende do investimento de outras pessoas, acaba invariavelmente caindo, fazendo com que as pessoas percam dinheiro, menos aquelas que colocaram o sistema em prática.

Outras informações: https://harmonianatureza.com.br/negocio-mmn-oportunidade-de-ganhar-dinheiro-rapido-sera-verdade/

Comentários