Publicação

O que é SEO e por que isso é importante para o seu blog?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

O significado de SEO é Search Engine Optimization, em português seria Otimização para Motores de Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.

A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

O maior motor de busca do mundo é o Google e a empresa mantém a sete chave os fatores que fazem que um site seja relevante ou não nas pesquisas, porém a cada determinado tempo a empresa divulga algumas técnicas e explica sobre algumas alterações em que ela deverá realizar em seus códigos e assim tenta ajudar donos de sites e blogs.

O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela.


O que é SEO e por que isso é importante para o seu blog?

O SEO pode ajudar você a conseguir mais tráfego proveniente dos motores de busca a médio prazo. Investir em SEO não é uma opção, mas sim uma obrigação caso você queira obter sucesso online. Suponhamos que o seu blog seja de futebol, você poderá otimizar o seu blog nas palavras chaves: jogos de futebol, times de futebol e quando alguém pesquisar por essas palavras no Google o seu blog será exibido em destaque e você irá conseguir mais acessos.

Fazendo uma rápida conta, podemos então entender que se utilizando o SEO nós teremos mais acessos, obviamente á longo prazo você estará ganhando mais dinheiro através de seu blog.

Comentários