Publicação

Publicidade no Facebook - Como ter lucros

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

O Facebook está em milhares de casas à volta do mundo. De facto, tem mais de 500 milhões de utilizadores ativos. ( Um utilizador ativo é alguém que este na página nos últimos 30 dias). Em Novembro de 2006, o Facebook lançou o seu programa de publicidade- “Nas últimas centenas de anos a publicidade tem sido ‘empurrada’ às pessoas, mas agora os publicitários irão fazer parte da conversa.

E vão fazer isso usando as áreas sociais da mesma forma que os nossos utilizadores fazem” anunciou Zuckerberg. Ao mesmo tempo que o Facebook funciona da mesma forma que a publicidade PPC ou Pague Por Clique, existem algumas diferenças significativas. O Facebook permite que você especifique os seus anúncios para uma população bem especifica (i.e. Idade, Sexo, Localização e interesses).

• No Facebook, escolher o publico alvo por palavras chave é opcional.
 
• Os anúncios no Facebook são entregues à sua audiência nas suas próprias páginas de perfil.
 
Se compararmos com os anúncios do Google, no Facebook existem menos pessoas a publicitar, o que quer dizer que que existe menos competição no seu nicho de Mercado. Isto também é bem relevante porque pode custar-lhe muito menos por clique – o que dá um melhor retorno ao seu investimento.
 
• Adicionalmente, as pessoas pode clicar em “Gosto” nas suas publicidades, que pode provocar um efeito “bola de neve”. Se você está à procura de ter mais trafego para o seu site, para a sua página de fan no Facebook, para a sua página de Eventos, para o seu grupo ou aplicação, a publicidade no Facebook pode ser a  solução ideal.

Qual É O Objetivo Deste Relatório?

Este relatório foi criado assumindo que você já tem uma conta no Facebook. Se não tiver, você tem que se registrar – é grátis. Este relatório acompanha-o através dos 5 passos necessários para planear e ter lucros com a publicidade do Facebook.

Os passos são os seguintes:

     Quais São Os Seus Objetivos?
     Qual é a Sua Audiência?
     O Design Da Sua Publicidade
     Estabeleça O Seu Orçamento e Preços
     Rastrei Os Seus Dados!

E depois vou finalizar com uma lista de dicas para maximizar o seu sucesso com a publicidade do Facebook. Então vamos começar!

Passo #1 Quais São Os Seus Objetivos?

O seu primeiro passo para uma campanha de publicidade com sucesso é sentar-se e pensar sobre o que deseja conquistar.

• Conduzir trafego para o seu site?
• Conduzir trafego para o seu perfil do Facebook ou para a sua página de Fan?
• Conseguir contatos?
• Aumentar as vendas para um produto especifico ou serviço?
• Gerar sensibilização e aumentar exposição? Você pode querer conquistar todos estes objetivos.

Contudo é importante que seja especifico. Isso irá ajudar a ser o mais eficiente possível. Isso irá a tomar as decisões certas quando estiver a estabelecer o seu orçamento e a escolher a sua audiência.
Resumindo, você irá obter um retorno maior ao seu investimento.

Passo #2 Quem É A Sua Audiência?

Uma das coisas maravilhosas que o Facebook tem é que você pode ser ultra especifico. Os utilizadores do Facebook providenciam um perfil com uma abundância de informação sobre eles próprios. 

Estamos a falar sobre livros favoritos, interesses, religião, opiniões políticas, frases favoritas e por aí fora.

Toda esta informação vale ouro para um publicitário potencial. Quando estiver a configurar as suas campanhas de publicidade você irá escolher quem pode ver a sua publicidade escolhendo pelos seus campos demográficos.

Você pode escolher por localização, palavras chave, gostos e interesses, idiomas, educação, local de trabalho, data de nascimento, idade, ligações, amigos, e relações pessoais. Assim, por exemplo, selecionar mulheres solteiras com idades entre 25- 35, é uma tarefa fácil.

É importante ser especifico sobre a sua audiência quando estiver a criar publicidade do Facebook. Isso ajuda a produzir anúncios altamente relacionados com a sua audiência alvo.

Por exemplo, você pode criar um anúncio para mulheres solteiras, um para mulheres casadas e outro para mulheres divorciadas. Esta especificidade ajuda a você a aumentar os cliques e maximizar o seu orçamento. Com mais de 500 milhões de utilizadores ativos que vão desde pré- adolescentes a reformados, a sua audiência com certeza estará presente no Facebook.

Antes de começar a criar a sua publicidade, decida-se especificamente a quem você vai publicitar. Você pode criar mais do que um anúncio, assim se você tiver uma audiência grande, faça um brainstorm sobre como você pode usar as opções da demografia do Facebook para filtrar o seu foco.


Passo #3 O Design Da Sua Publicidade

Existem 4 componentes essenciais para qualquer tipo de publicidade no Facebook. Eles incluem:

URL – O seu endereço de internet ou para onde você quer enviar trafego. Se estiver a enviar trafego para promover uma páginas de vendas, então essa página será o seu URL.

Se estiver a enviar trafego ou a criar consciência da sua página de fans no Facebook então você deve usar esse URL. Você pode gerar também visitas para um grupo do Facebook, um Jogo, uma Aplicação ou um Evento.

Titulo Do Anúncio – O propósito do titulo do Facebook é capturar a atenção da sua audiência alvo. No passo dois mencionei que você pode e deve criar um anúncio especifico para cada audiência alvo.

Eu usei este exemplo para mulheres solteiras, mulheres casadas e mulheres divorciadas. Cada título será escrito para essa audiência especifica, assim o seu título para mulheres solteiras irá atrair a sua atenção especialmente.

O seu título para mulheres casadas será diferente tal como o anúncio para as mulheres divorciadas. Tal como na publicidade no Google, no Facebook o seu título está limitado para um número de caracteres.

Para capturar a atenção da sua audiência, você pode usar 25 caracteres, incluindo espaços. Texto do Anúncio – O texto do anúncio é onde você faz as suas promessas ou/e evidência os benefícios do seu produto ou serviço e inclui uma chamada para a ação. Você tem 135 caracteres para conseguir este objetivo.

As publicidades que são simples e uso linguagem ativa geralmente dão os resultados melhores. Uma Imagem / Gráfico – O Facebook requer que você use uma imagem ou um gráfico na sua publicidade.

Você vai ver, que se for um utilizador ativo no Facebook, que algumas pessoas usam imagens estranhas ou chocantes que agarram a atenção mas que não estão relacionadas com a publicidade.

O Facebook recomenda que use uma imagem que está relacionada com o seu negócio e/ou a publicidade. O tamanho máximo da imagem é de 110 pixels de largura por 80 pixels de altura.

Passo #4 Orçamento e Preço
 
Antes de começar a gastar dinheiro no Facebook, é importante saber quanto você está disposto a gastar e quanto é que o seu orçamento de marketing/publicidade é que vai ser.

Quando tiver dúvidas, comece devagar! Crie um anúncio muito especifico e vigie os resultados. Quando você tiver afinado isso para resultados máximos, então você pode adicionar outro anúncio à sua campanha ou aumentar o seu orçamento.

Uma vez que você tenha criado a sua publicidade e escolhido a demografia da sua audiência alvo, o Facebook irá perguntar-lhe qual o seu orçamento diário e os preço a pagar. Aqui está o que você tem que decidir: Preço a Pagar Existem dois tipos de preços a pagar no Facebook.

Estes incluem: Custo Por Clique (CPC) – Um tipo preços em que cada vez que alguém clica no seu anuncio você paga. Esta é a melhor opção que você pode usar quando você estiver a conduzir o seu público para o seu website ou página de Facebook. Custo Por Milhar De Impressões (CPM) – Um tipo de preço onde você irá pagar baseado no número de pessoas que vão ver o seu anúncio.

Este é o melhor tipo de publicidade onde você paga em relação ao número de pessoas que vê o seu anúncio. Este é o tipo de publicidade para se usar se quiser criar uma consciência geral dentro da sua audiência alvo.

Orçamento Diário

O seu orçamento diário é a quantidade máxima de dinheiro que você está disposto a gastar numa campanha individual em cada dia. Se esta for a sua primeira campanha publicitária é melhor que você defina um valor baixo de forma a poder ir vigiando os resultados.

Uma vez que você saiba que o seu anúncio está bom pode aumentar o seu orçamento diário. Acima de tudo, tenha a certeza que você está confortável com o seu orçamento. Se você só tem 50$ por semana para gastar então defina o seu orçamento diário em 50$ / 7 = 7.14$ por dia.

O Facebook promete que você nunca irá pagar mais que o seu orçamento diário e que eles irão parar de mostrar o seu anúncio uma vez que que tenha atingido o limite do seu orçamento. Licitação Máxima A publicidade no Facebook trabalha como um leilão. Isto quer dizer que o mercado define o preço por clique baseado na procura pelas suas palavras chave.

Esta é a quantidade máxima de dinheiro que você está disposto a pagar por clique no seu anúncio e/ou por milhar de visualizações, dependendo se você estiver a trabalhar numa campanha CPC ou CPM.

A sua licitação máxima compete com os outros publicitários para determinar qual é o anúncio que irá ser mostrado para a audiência alvo e quanto você está disposto a pagar por clique. Isto torna-se importante se você estiver numa indústria muito competitiva onde você irá competir por espaço publicitário com número de outros negócios. Lembre-se que pode mudar o seu orçamento em qualquer altura.

É importante vigiar a sua campanha nos primeiros dias de forma a analisar os resultados e modificar a sua campanha de forma a ajustar os seus objetivos e orçamentos.
 
Passo # 5 Rastreie Os Seus Dados!
 
O Facebook providencia analises e dados de forma a que você possa testar e rastrear quase tudo. Fazer testes paralelos é muito recomendado. Quando você faz testes paralelos, você pode analisar.
 
• Qual o gráfico que funciona melhor
• Qual o titulo que funciona melhor
• Qual a mensagem que motiva mais cliques.

• Você ainda pode testar as especificações da sua audiência.

Todas as informações irão ajudar uma publicidade com mais lucros possíveis. Você irá encontrar que a demografia entre 30-40 anos não está a converter mas que os 40-50 anos respondem muito bem.

Elimine a demografia e foque-se nos 40-50 anos ou refaça o seu anúncio para a demografia dos 30-40 anos para ter resultados melhores. Devido ao grande número de opções que a publicidade do Facebook oferece, você pode gerar resultados tremendos.

A chave é ter um objetivo especifico e então criar um anúncio designado para atingir esse objetivo. Se a sua campanha tiver um espectro demasiado largo então vai ser difícil ter retorno no seu investimento. Certo, agora você sabe os 5 princípios básicos necessários para atingir o sucesso com a publicidade do Facebook.

Vejamos agora as 5 dicas mais importantes para maximizar a sua publicidade no Facebook.

As 5 Dicas Mais Importantes Para Maximizar A Sua Publicidade No Facebook

#1 Escolha As Suas Imagens Com Cuidado.

Cada elemento da sua publicidade é importante e isso inclui a sua imagem. Tenha a certeza que a sua imagem é relevante para o seu negócio e à sua publicidade. Escolha imagens que ajudam a dar força à sua marca. Acima de tudo, teste e rastreie as suas imagens para ver quais as que dão resultados melhores.

Muitos publicitários descobrem que a sua quantidade de cliques irá atingir um máximo de cliques e a mudança na imagem do anuncio irá ajudar a renovar o interesse e explodir os cliques.

#2 Use Os Seus Dados.

O Facebook providencia informações em abundância de forma a poder ajudá-lo a atingir os melhores resultados possíveis. Você tem acesso a:

• Métricas Standard tal como as impressões (o número de vezes que o seu anúncio é apresentado) e cliques (o número de vezes que o seu anúncio é clicado)

• Métricas Demográficas sobre pessoas que estão a clicar e o seu tipo de anúncio, sexo e localização

• Métricas de Perfil sobre as pessoas que estão a clicar no seu anúncio tais como interesses, filmes favoritos e livros.

• Métricas de Conversão. (Fonte: Facebook)

#3 Leia As Regras Primeiro
 
Quando você pode cria publicidade no Facebook ela não é aprovada imediatamente. O Facebook necessita de verificar o seu anúncio de forma a ter a certeza que segue as suas leis.

Você pode ver quais as regras aqui: http://www.facebook.com/ad_guidelines.php.

Você pode também encontrar uma lista de erros comuns que estão relacionadas com as regras aqui http://www.facebook.com/ads/mistakes.php.

Erros comuns como escrever no anúncio palavras todas em MAIÚSCULAS

#4 Use Palavras Chave No Seu Anúncio.


Que palavras chave está a usar como alvo? Use-as no seu anúncio também. As palavras chave atraem a atenção da sua audiência alvo. Eles motivam cliques e faz com que o seu prospecto
 
Faça uma ligação positiva com o seu anúncio.

#5 Mantenha O Seu Anúncio Fresco

Não tenha medo de mudá-lo. Teste diversos títulos, mensagens e imagens. Ao manter os seus anúncios frescos e atualizados irá ajudar você a continuar a receber os benefícios e conseguir os seus objetivos na publicidade.

Conclusão A publicidade no Facebook oferece oportunidades em abundância para construir o seu negócio.

Para maximizar o seu sucesso e o seu investimento o truque é ter objetivos claros. O que deseja conseguir com o seu anúncio no Facebook?

Uma vez que tenha delineado os seus objetivos, cada passo seguinte no processo da criação dos anúncios deverá apoiar os seus objetivos.

Finalmente, verifique que teste e rastreie o seu sucesso. Cada aspecto do seu anúncio pode ser testado e rastreado. Quanto mais otimizar o seu anúncio para resultados mais fácil será conquistar os seus objetivos. Tenha um dia fantástico!


Comentários