Publicação

Pagar o preço para o sucesso, voce está disposto a pagar?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

Alcançar o sucesso é um dos maiores desejos da humanidade. Conquistar o emprego ideal e levar a vida que sempre sonhamos é tudo o que mais queremos. Mas será que estamos mesmo dispostos a pagar o preço para o sucesso?
Pagar o preço para o sucesso, você está disposto?

É certo que o sucesso tem uma definição diferente para cada um de nós. Algumas pessoas acreditam que ter sucesso é ter um bom emprego, receber um salário alto, morar em uma casa grande e bonita, e poder viajar pelo menos 1 vez ao ano.

Outras encontram a definição do sucesso com uma vida simples, livre de qualquer tipo de amarra, e com uma casa pequena e modesta na beira da praia. Somos muito diferentes uns dos outros e é isso o que nos torna tão fascinantes.

Assim como existe uma definição individual de sucesso para cada um de nós, existem também diferentes formas de alcançá-lo. De maneira generalizada, podemos dizer que o primeiro passo para alcançar o sucesso é defini-lo para nós mesmos.

É saber enxergar claramente o que é que nos faz feliz, o que é que nos move e nos inspira. Tendo nossa definição de sucesso bem clara em nossas mentes, estaremos finalmente capazes de ir em busca dele.

É justamente dessa busca que iremos tratar nesse artigo. Até então, o nosso maior problema era a definição do sucesso. Não sabíamos exatamente o que queríamos e não tínhamos certeza sobre as nossas escolher e decisões.

Agora que já temos, que já conseguimos encontrar respostas para as nossas muitas indagações e chegamos finalmente à um consenso sobre o que o sucesso representa para nós, chegou a hora de ir atrás dele.

É nesse momento que muitas pessoas travam. É aqui que a maioria desiste e resolve ficar exatamente onde está. É aqui que o medo toma o lugar da coragem e nos impede de ir onde queremos, é aqui que o nosso próprio sonho se torna uma barreira.

Nem todos nós estamos dispostos a pagar o preço para o sucesso. Na verdade, pouquíssimas pessoas estão. Todo mundo deseja o sucesso com unhas e dentes, mas quando se conhece exatamente o caminho para chegar até ele, resolvemos parar de andar.

O medo é o que nos paralisa. O medo do que as pessoas vão falar, do que a nossa família vai pensar, do que o vizinho vai dizer ou do que o chefe vai argumentar.

O medo do julgamento dos amigos, de conhecidos e de desconhecidos. O medo de errar e de fracassar na sua jornada. O medo de não dar certo, de abrir mão de tudo o que se tem agora para ir em busca de uma realidade que nem sabemos se existe ou não. E finalmente, o medo de atingir o sucesso.

As pessoas bem sucedidas são muito admiradas, e essa é uma verdade incontestável. Quando nos deparamos com uma pessoa bem sucedida, sentimos vontade de ser iguais à ela. Queremos levar a vida que ela leva e nos perguntamos quando é que vamos chegar àquele nível.

Se é verdade que as pessoas bem sucedidas são admiradas, também é verdade que elas são invejadas.Também é verdade que elas precisam lutar diariamente contra uma série de olhares desaprovadores e com a maledicência.

É verdade que elas precisam lidar com os seus próprios demônios para continuar vencendo na vida e superando seus limites. É preciso pensar se você está realmente disposto a pagar o preço para o sucesso.

Pagar o preço para o sucesso vale a pena?

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena pagar o preço para o sucesso, principalmente quando a sua definição de sucesso envolve algum tipo de sacrifício ou necessita que você abra mão de algo muito importante.

Para algumas pessoas, a definição do sucesso é ser aprovado em um programa de doutorado. No entanto, para que o sucesso se concretize, é preciso se dedicar, estudar, e otimizar o seu tempo.

A maioria dos programas de doutorado existentes no Brasil oferece a possibilidade do aluno fazer metade do curso em outro país. Conhecer uma nova cultura, novas pessoas e novos costumes pode ser uma proposta tentadora, mas por outro lado, é preciso estar disposto à abrir mão do convívio em família e de várias outras coisas ao encarar esse desafio.

O tempo que você gastaria normalmente para passar com quem você gosta ou para assistir uma série de TV deverá ser gasto com a leitura de livros e com a produção da sua tese. Você provavelmente não terá muitos finais de semana livres e terá de passar a maioria das sextas-feiras em casa, estudando, enquanto seus amigos saem para beber e se divertir.

O exemplo do doutorado é clássico e nos ajuda a entender como devemos pagar o preço para o sucesso. Se esse for realmente o seu sonho, e se você continua acreditando que depois de realizá-lo você será uma pessoa melhor e poderá alcançar degraus ainda mais altos na escada do sucesso, não tenha dúvidas, vá em frente.

Não deixe que o medo do que pode dar errado ou do que você está deixando para trás te impeçam de fazer o que você sempre quis.

É importante conhecer o preço que se paga para o sucesso para não corrermos o risco de chegarmos lá na frente e desistir. De perceber que aquilo é muito mais do que imaginávamos e que não seremos capazes de enfrentar.

Não importa qual é a sua definição de sucesso, você precisa estar disposto à pagar o preço que vem com ele. Pense em uma blusa bonita que você vê na vitrine de uma loja. Você passa em frente ao local todos os dias e imagina com ficaria bonita se usasse aquela blusa.

Em um dia, você resolve entrar e perguntar pelo preço. Você constata que é caro,mas que a blusa é ainda mais bonita de perto, e portanto, vai guardar dinheiro até que possa comprá-la.

Quando você finalmente consegue reunir todo o dinheiro para comprar a blusa, você passa a pensar em todas as coisas que poderia fazer com aquele dinheiro se não a comprasse. Você olha para a blusa mais uma vez, e ainda assim, decide ficar com ela.

A comparação da blusa diz exatamente o que devemos fazer com o nosso propósito de sucesso. Se mesmo analisando todos os sacrifícios que você terá de fazer para finalmente alcançar o seu sucesso, você se manter firme em seu propósito, é porque realmente conseguiu encontrar o que queria.

Você foi capaz de definir exatamente qual é o seu propósito de sucesso e agora você está disposto a pagar o preço que for para alcançá-lo. Os sacrifícios e as dificuldades se tornam apenas leves obstáculos, porque no final de tudo, você terá alcançado o que sempre quis.

Pagar o preço pelo sucesso só vale a pena quando você sabe realmente o que quer. Quando se tem plena certeza de suas convicções e de suas ambições na vida.

Pagar o preço pelo sucesso é o mesmo que pagar por um sonho realizado, e um sonho vale muito! Não tenha medo de arriscar, de abandonar uma carreira sólida e começar do zero ou de viajar pelo mundo. O sucesso é o reflexo de todas as suas conquistas e você ainda vai se orgulhar muito dele!

Comentários