Publicação

Você tem um Planejamento Pessoal Estratégico? Será que ele Funciona?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

E quem não tem planos? Objetivos, metas e desejos? Todas as pessoas do mundo tem dentro de si algum anseio.

    Alguns desejam fazer uma bela viagem a passeio.
    Alguns desejam trabalhar por conta própria.
    Há pessoas que sonham em ser ricas.
    Outros ambicionam comprar um carro novo ou quitar a
    casa que foi financiada.
    Ainda existe outra parcela que tem interesse em melhorar a aparência, talvez com uma plástica ou com a perda de peso.

Veja que existem inúmeras listas de metas a serem alcançadas. É até natural que você sinta essa atração por aquilo que vê como necessidade.

Sabe o mais engraçado? Na entrada do ano novo se costuma fazer pedidos e até listas de desejos a serem realizados à medida do novo ciclo, no entanto, com o tempo percebe-se que pouco ou nada daquilo foi conquistado e como diz a história… “E de quem é a culpa”?

Eu vou dizer-lhe agora de quem é a culpa. É sua! Sim, sua mesmo. Estou aqui justamente para abrir sua visão quanto ao planejamento pessoal, porque é a partir dele que o mundo ao seu redor se abrirá e novas oportunidades surgirão, com ofertas generosas e brilhantes.

Vamos comigo aprender o passo a passo fundamental para um estratégico planejamento pessoal eficiente.
Planejamento Estratégico Pessoal

    É Hora De Traçar Os Objetivos

Em primeiríssimo lugar você precisa saber o que deseja. Ok, já tem seu “objeto” como meta? Então responda e defina algumas questões:

    Por que você precisa disso?
    Quais as vantagens que essa realização trará para sua
    vida?
    Em quanto tempo você imagina que terá essa conquista?
    O que será preciso fazer para realizar essa ação?

Respondida e definidas essas questões, passe para o passo seguinte.

    Organização É Fundamental?

Claro! Imagine chegar em sua casa e ver tudo revirado, cozinha bagunçada, banheiros sujos e montes de roupas por todos os locais do quarto, tudo em desordem, como você se sentiria ao avistar essa cena?

– Desconfortável no mínimo, correto?

A desorganização atrapalha todo o processo de evolução e conquista, por esse motivo é fundamental que exista um método equilibrado para gerenciar cada tarefa e isso inclui organização.

Para quem deseja crescer e desenvolver-se, esse tipo de ação com base no planejamento estratégico pessoal faz com que naturalmente os resultados fluam de modo mais satisfatório e proveitoso. Para isso é preciso utilizar-se de algumas ferramentas, como:

    Mapas Mentais (Free mind)
    Agenda
    Documentos
    Listas
    Prazos
    Aplicativos (Evernote)

Outras questões quanto à organização, também devem ser ponderadas:

    Como organizar melhor seu horário?
    O que deve ser levado como prioridade?
    O que precisa ser feito de modo repetitivo e diário que deve ser levado em consideração e o que pode ser descartado?

Um dos grandes problemas chega quando o indivíduo passa a querer fazer tudo de uma só vez, de repente quando se vê – há pilhas de tarefas por serem realizadas e inevitavelmente será impossível resolver todas as pendências em um tempo hábil, já que você acumulou muitos afazeres e excedeu os próprios limites de tempo disponível.

De nada adiantará querer ser o super-homem ou a super-mulher quando na verdade você simplesmente não consegue, ou seja, você tem duas pernas e dois braços, no entanto, nenhuma capa.

Compreendeu?

Não dá para abraçar o mundo com os braços, ainda que você deseje resolver muitas coisas, ser prestativo, crescer e expandir; é preciso ser maduro e sábio, compreendendo que não adianta querer entrar de cabeça em uma atividade, se não tem certeza de que de fato consegue realizá-la como é exigido.

Por esse motivo é imprescindível que você mantenha as metas que verdadeiramente estejam dentro de suas condições de resolução.
3 Dê Prioridade Significativa

Tenha em mente que apesar de desejar milhões de coisas, você precisa estabelecer prioridade para cada área.

Exemplo:

Você tem sentido a necessidade de melhorar seu relacionamento – busque resgatar vivências que outrora foram o “gás” daquele romance.

Você precisa melhora a produtividade no trabalho – passe a rever aquilo que mais lhe motiva na rotina profissional. A ajuda de um curso pode fazê-lo despertar para outras atuações no mercado, possibilitando-lhe maior conhecimento e motivação.

Depois de dar um destino para essas necessidades, veja o que é mais importante e menos importante. Não adianta você listar 10 coisas em um dia, quando na verdade no fundo no fundo você sabe que só consegue resolver 4 ou 5, nesse caso, escreva numa planilha de forma ordenada o que é prioritário – do um ao dez, depois elimine 7 e circule 3 apenas, esses três devem ser realizados ou finalizados naquele período, ao concluir cada um dê um ok e siga adiante.

O planejamento pessoal se baseia em uma conduta assertiva diante àquilo que você precisa realizar. São ações utilizadas no dia a dia que promovem:

    Maior pontualidade.
    Alcance de objetivos feito em etapas.
    Autorrealização.
    Maior rendimento, gerenciamento e produtividade.

5.Qual a Melhor Maneira de Alcançar os Objetivos?

Você precisa pensar calculadamente sobre sua rotina. O que você tem feito diariamente?Pense nas atitudes que te limitam e impedem o seu desenvolvimento. Veja onde estão às barreiras, isso funciona como uma bússola quebrada, onde você não consegue a direção exata porque simplesmente encontra-se perdido.

    Pergunte-se: “Caso você mude o percurso, o trajeto ou a forma de chegar até aquele ponto, será que os resultados também não mudarão”?

    Pense nas muitas formas existentes de beneficiar-se com táticas e estratégias diferentes. Estimule-se a pensar não apenas em voos rasos, mas também em voos mais desafiantes. Não tenha medo, aposte naquilo que acredita, pois as realizações precisam ser acreditadas para que floresçam com raízes sólidas.Você tem as respostas dentro de si, só precisa mudar a forma como enxerga as coisas! Qual a melhor maneira de alcançar os seus objetivos?

    Responda a si mesmo:
        É preciso economizar?
        É preciso mais tempo?
        É preciso motivação para tal?
        É preciso um empréstimo? Quais os riscos envolvidos e como você conseguirá saldar a dívida?
        É preciso mais energia?
        É preciso ter uma alimentação saudável?
        É preciso dormir bem?

    A partir dessas informações você terá maior direcionamento e compreensão do que precisa, do quanto precisa, do tempo que precisa e de quais ferramentas necessita.

    Comumente somos movidos a ceder, a caminhar e assim somos empurrados por pessoas, sejam familiares, amigos e até os chefes de trabalho, mas em que momento você está sendo verdadeiramente o protagonista de sua própria história? O planejamento pessoal depende também das providências que você toma, são essas rédeas invisíveis que você coloca nas mãos e determina o que fazer, como fazer e quando fazer.

    É também a decisão do agora, de fazer acontecer e não deixar para amanhã. Planejar sua vida pessoal na verdade é o ato de estabelecer soluções para sua vida, de modo que você aprenda a ser:
    6. Seja O Protagonista De Sua Vida
    Otimista
    Realista
    Inovador
    Invencível
    Entusiasmado
    Criativo

Seu planejamento pessoal precisa de direção, um norte ao qual dará a você condições de chegar a um ponto de resultados vantajosos.

Comentários