Publicação

7 Dicas infalíveis para vencer a concorrência em seu nicho de mercado

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Se você quer começar um negócio online, e não sabe como encarar a concorrência, esse artigo é para você!

Todos os dias pessoas buscam formas de ganhar dinheiro na Internet.Muitas acabam ingressando no nicho “ganhar dinheiro na Internet” acreditando que é a única opção de negócio lucrativo.

A primeira dúvida que surge é: Será que consigo ter sucesso em um nicho de mercado tão concorrido?

Acredito que esse assunto, incomoda muita gente.

Será que a concorrência atrapalha ou ajuda em nossa carreira profissional?Vamos aos fatos.Se pararmos para observar, no mundo existe sete bilhões de pessoas. Todos nós lutamos para nossa sobrevivência na terra.

Com tanta gente assim é impossível não ter concorrência. Agora imagina a situação: Você mora em um local onde mercado, padaria, farmácia fica próximo de sua residência.

Suponhamos, que você precisasse fazer uma viagem ao interior, e durante a viagem precisasse comprar alguns alimentos.

Já imaginou se o único mercado da cidade ficasse há 300 km de distância?

Não tem jeito. Concorrência é algo que sempre existiu e sempre existirá. Ter mais opções de produtos e serviços ajudam os empreendedores. Você não pode fazer disso uma barreira para o seu desenvolvimento profissional.

O que faz você ter destaque em sua área profissional é você ser diferente, ter criatividade e fazer algo novo. Você não precisa puxar o tapete do vizinho para ter sucesso no Internet marketing. Todos os dias novas empresas são abertas em diversos segmentos.

No mundo existem milhares de supermercados, shoppings, padarias, farmácias, lojas de calçados e loja de roupas.Tenho certeza que existe espaço para todos.Não moramos sozinhos na terra.

E se não houvesse concorrência, como poderíamos melhorar nosso trabalho, nosso produtos e serviços?

Eu vejo tudo isso como um desafio para melhorar e aperfeiçoar minha carreira profissional, agregar mais valor ao mercado. Trabalhe com dignidade e faça o seu melhor todos os dias. Eu conheço um lugar que você pode ganhar dinheiro sem concorrência, mas ele fica muito longe daqui.

Conhece a ilha Tristão da Cunha? A ilha Tristão da Cunha é a ilha mais longínqua do mundo. Para você ter uma ideia, uma correspondência demora um ano para ser entregue. Acredito que existe espaço para todos se desenvolverem e ganhar dinheiro.

Veja 7 dicas que utilizo diariamente para me destacar da multidão.

Se você quer ganhar dinheiro na Internet e ter resultados satisfatórios:

1 - Escolha um nicho de mercado com pouca concorrência, pois é mais fácil conquistar espaço em um mercado pouco competitivo.

Não existe só o nicho ganhar dinheiro na Internet. Dentro do nicho Ganhar dinheiro, existem sub-nichos que você pode explorar!

Existem muitos nichos que ainda não foram explorados. Se escolher um nicho concorrido, faça sua parte (adquira conhecimento em seu nicho de mercado, faça planejamentos, seja objetivo, trabalhe arduamente e nunca deixe de investir em conhecimento).

2 - Não tente prejudicar seu concorrente. É antiético e antiprofissional. Não desmereça o trabalho de seus concorrentes.Você não precisa falar mal de seus concorrentes para que as pessoas possam notar seu trabalho. Você não precisa desse tipo de atenção, pois se você faz um bom trabalho, logo colherá os frutos do sucesso.

3 – Não tente ser o que não é para impressionar. Você pode até ter mini sites que vendem como loucos e bonito, copiar artigos ou plagiar ideias de outros profissionais apenas para impressionar, mas não vai convencer por muito tempo. Os clientes não são bobos e logo irão perceber.

4 - Coloque a cachola pra funcionar, seja diferente. Você pode ter milhões de concorrentes em seu nicho de mercado, mas para ter sucesso é preciso sair da multidão e destacar-se.  Seja diferente, crie algo novo, inove!Sempre há algo novo a ser feito para obter sucesso em seu nicho de mercado.

5 - Foque-se apenas em seu trabalho. Esqueça o que a concorrência faz. Acredite, você verá ainda muita coisa.6 – Seja sempre o melhor em tudo que você fizer. Infelizmente muitas pessoas que trabalham no mesmo nicho, enxergam os colegas de profissão como inimigos.

Na realidade ninguém precisa desmerecer o trabalho de outros profissionais para ganhar espaço no Internet marketing. Você pode fazer parcerias lucrativas na Internet, divulgando produtos de outros profissionais, criando produtos em parceria com outros profissionais e etc.

Nos EUA essa prática é bastante comum. Sempre encontro excelentes produtos criados em parceria com grandes profissionais do Internet marketing. Nos EUA a prática criar produtos em parceria é chamada de Joint Ventures.

Foque-se somente em fazer o seu melhor. Muita gente deixa de fazer seu trabalho para olhar o trabalho dos outros. Foque-se nos seus resultados e seja objetivo.

Procure melhorar a cada dia, seja único, coloque amor no que você faz e seja um verdadeiro fã do seu trabalho. Eu sei que muitos torcem o nariz para o que eu digo, mas é a mais pura realidade.

Eu tenho alguns anos nessa profissão, sei que é pouco comparado a outras pessoas, mas já vi muita coisa desagradável nesse nicho. Nunca quis e nunca vou prejudicar ninguém para engrandecer meu trabalho, até porque nunca precisei diminuir ninguém para me sentir melhor.

7 - Acredite em você mesmo. Quando acreditamos em nosso potencial, somos pessoas motivadas e entusiasmadas. Conheço muita gente nesse nicho de mercado que não acredita em si mesmo.

Quando não valorizamos nosso trabalho, nos sentimos pequenos e ficamos até com raiva do sucesso alheio. Você não precisa ter inveja de ninguém, porque isso não resolverá seu problema.

Eu acredito que todos nós temos capacidade para atingirmos nossos objetivos. E o mais importante. Uma coisa que seu concorrente nunca poderá imitá-lo: Seu relacionamento pessoal com seu cliente!

Nunca se esqueça do bem mais precioso de seus negócios.

O CLIENTE.

Trate bem seus clientes, faça tudo que puder para ajudá-los. Crie conteúdo de qualidade em seu blog. Seja amigo de seus clientes.

Tem muita gente no Internet marketing que peca gravemente nesse quesito. Tem muita gente que trata seus clientes como caixa registradora, só quer vender, vender e vender! Crie um laço de amizade com seus clientes, com seus leitores.

Seu cliente é a sua mina de ouro, seu bem mais precioso!

Cliente é o pilar do seu negócio. Sem cliente você não é nada, não ganha dinheiro, não tem sucesso e não é reconhecido como especialista.

Cuide bem de seus clientes, seja atencioso e a recompensa virá em dobro. Eu pratico esse mandamentos desde que iniciei.

Simples ideias que fazem a diferença!

Sucesso!

Comentários