Publicação

O que são Backlinks

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Indo diretamente ao assunto - Os back links ou links de entrada, são links presentes em outros sites, criados naturalmente, que de alguma forma direcionam os visitantes para o seu site.

Por que os backlinks são importantes?
Além de aumentar as visitas, para o Google e outros grandes buscadores, um backlink é como um voto de credibilidade, em que o site que aponta o link acredita que o conteúdo do site que recebe é de qualidade e vale a pena ser linkado.

Os backlinks são utilizados pelos grandes buscadores como um critério que os ajudam a determinar as palavras-chave e o posicionamento que os sites devem aparecer nos resultados das buscas.

Sabendo disso podemos entender que quanto mais backlinks seu site tiver, maiores são as chances dele aparecer em melhores posições nos resultados das buscas do google.

Tipos de backlinks
Existem dois tipos de backlinks que devem ser levados em conta quando pensamos no posicionamento nos buscadores, links com o atributo “dofollow” e “nofollow“.

Dofollow – A presença ou mesmo a ausência do atributo dofollow e também do nofollow na estrutura dos links, indicam aos indexadores dos buscadores, que o link deve ser seguido e que o site que recebe deve ganhar mais um voto de credibilidade.

Nofollow – A presença do atributo nofollow na estrutura dos links, indica aos indexadores dos buscadores que o link é apenas um link e não deve receber um voto de credibilidade. Exemplos disso são os blogs criados com o WordPress e também o serviço oferecido pelo Yahoo Respostas, que adicionam o atributo nofollow automaticamente aos links deixados nos comentários.

Com isso podemos entender que se pretendemos ganhar mais espaço nos buscadores, temos que correr atrás de links que realmente passem credibilidade aos nossos sites.

Palavras-chave nos backlinks
As palavras-chave em que os links são criados também são importantes, já que eles ajudam os buscadores a identificar quais são as palavras-chave que identificam o conteúdo que o site que recebe o link contém.

Isso nos leva a entender que o domínio que escolhemos para nossos sites tem um grande peso a longo prazo, já que muitas pessoas ao criarem os backlinks utilizam as palavras presentes nele.

Qualidade dos backlinks
Também devemos levar em consideração a importância do site que cria o backlink. Quanto mais importante para os buscadores ele for, mais credibilidade é passada ao site que recebe o link. Essa importância se ganha com o tempo, conforme é publicado conteúdo de qualidade e o site ganha backlinks.

Um exemplo: quero criar um link para uma palavra chave Como Polir Mármore eu vou procurar algumas formas de achar locais de autoridade e de qualidade para criar esse elo com o local que eu desejo que seja enviado o link passando autoridade. Você pode criar esse link usando um banner, um artigo ou conforme for melhor para os dois lados.

Com isso podemos entender que um site ou blog recém criado, não passa a mesma credibilidade que um site que já possui um grande período de tempo na internet.

Comentários