Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Planeje bem antes de criar seu blog

Hoje em dia milhares de blog são criados todos os dias, mas também milhares são abandonados por seus donos. Algumas vezes faltou paciência para esperar os resultados, como já disse em post anteriores, um blog demora cerca de oito meses á um ano para começa a dar um retorno satisfatório.

Nem sempre o motivo real do abandono está relacionado á falta de paciência em esperar e sim em falta de planejamento, planejamento esse que deveria ser realizado antes mesmo de seu criação.

Antes de criar um blog, é importante que você pare e pense no que deseja. Reflita nas seguintes questões:

1. O que você pretende com seu blog?
2. Quem é seu público alvo?
3. Qual será o assunto principal do seu blog (tema)?

Em outras palavras, que tipo de pessoas você quer atrair para o seu blog? Determinar isso é FUNDAMENTAL para você criar um blog focado no seu público-alvo.

Por exemplo, digamos que você tem uma loja virtual de produtos para animais de estimação onde você vende rações, coleiras, casinhas de cachorro, etc. Então suas respostas ás perguntas acima seriam:

1. “Promover os produtos da minha loja para animais de estimação.”
2. “Pessoas que possuem um ou mais animais de estimação.”
3. “Animais de estimação.”

Muito bem! Agora você já tem uma boa ideia do tipo de conteúdo que o seu blog deverá ter.

Leve em Conta as Técnicas de SEO ao Criar o seu Blog.
Outra coisa importante que você deve considerar ao planejar o seu blog são as técnicas de SEO (Search Engine Optmization, ou Otimização de Sites para os Mecanismos de Busca).

Escolha Um Domínio Apropriado
As informações que você obteve planejando seu blog, conforme explicado no tópico anterior, serão muito importantes para você escolher um domínio (URL, ou endereço na Internet) apropriado para o seu blog. É muito importante que o endereço de seu blog contenha as palavras-chave do assunto principal do seu blog, pois isso vai ajudá-lo a ser melhor posicionado nas buscas relacionadas com o tema de seu blog. No caso de um blog voltado para o tema “animais de estimação” ou de "polimento de mármores", o domínio do seu blog poderia ser algo como:

caesegatos.com
animaisdeestimacao.com.br

Se você já tem um site com um domínio apropriado para o assunto do mesmo, poderá colocar o seu blog em um subdomínio dentro do mesmo endereço do seu site.

Por exemplo, supondo que você já tenha uma loja de produtos para animais de estimação com o domínio caesegatos.com.

Neste caso, você poderia criar o seu blog em um subdomínio tal como um destes:

Blog.caesegatos.com
caesegatos.com/blog

polimentodemarmores.com - polimentodemarmores.com/blog

Desse modo você economiza um domínio e talvez até um plano de hospedagem de site, pois tanto o blog como seu site principal ficarão hospedados no mesmo domínio e na mesma conta de hospedagem de sites.

Crie Seu Blog
Depois de planejar cuidadosamente o objetivo de seu blog e público-alvo que você deseja atingir, está na hora de criar o seu blog. Ele vai ser a sua “base de operações” na internet, o seu ponto de partida, o lugar onde as pessoas poderão te encontrar, te conhecer, falar com você e, é claro, conhecer seus negócios na internet.

Ficou evidente para mim que um blog é uma ferramenta de marketing extremamente importante e poderosa, praticamente indispensável hoje em dia.

Mesmo que você já tenha um site, recomendo fortemente que crie também um blog. E se você ainda não tem um site na internet, então a maneira mais fácil de ter o seu primeiro site é criando um blog. Você não precisa ter qualquer conhecimento técnico especial para criar o seu blog com as ferramentas atualmente disponíveis na Internet. Na verdade, você pode criar um blog de modo muito fácil, rápido e gratuito.

Comentários