Publicação

Trocar seguidores: Porque isso não é legal?

O famoso "segue, sigo de volta" parece ganhar força todos os dias, mas como blogueira me sinto no dever de alertar os malefícios desse ato na vida de um blog. Para uma pessoa se tornar um leitor fiel, ele precisa gostar do design do seu blog e do conteúdo, somente depois ele vai decidir se te segue ou não. E quando ele se torna um seguidor isso demonstra que o leitor deseja acompanhar seu próximos conteúdos e nunca perder uma atualização sua. 

Mas e aquela pessoa que me seguiu só porque eu o segui de volta? Sinto lhe dizer, mas isso é como dar um tiro no pé. Esse método pode ser comparado com a famosa frase: "Jeitinho brasileiro" para conseguir algo sem esforço. Nada acontece de um dia por outro, os números de seguidores devem acompanhar os números de visualizações e engajamento do blog, para que o crescimento tenha um mesmo nível.

Uma vez entrei nessa onda para divulgar uma campanha do site afiliados g2a e foi uma grande perda de tempo, pois aquele público não tinha interesse no que estava sendo publicado.

O objetivo desse post não é apontar dedo em ninguém, até porque estamos nesse mundo para aprender, e é errando que se aprende, mas persistir no erro é burrice. Vejo muitas blogueiras reclamarem do fato de muitas não cumprirem com o combinado, e não as seguem de volta, ou no mesmo dia, dão unfollow. O fato é que esse método não funciona porque: O combustível de um blog é a visualização. Você precisa conquistar seu leitor, usar técnicas para prender sua atenção e fazer com quê ele queira te seguir e consequentemente voltar mais vezes.

Aquela pessoa que você trocou follows pode até gostar do seu conteúdo, mas isso é muito raro, a maioria vai seguir por OBRIGAÇÃO e não vai voltar, porque seu conteúdo não o interessa, ou simplesmente porque está na correria do "segue, sigo de volta" e precisa retribuir outros blogs.

Você acha que vale a pena ter 5 mil seguidores, e nenhum conhecer você e o seu blog? É como blogar para fantasmas, porque seus posts não terão engajamento e nenhum like. O fato de ter muitos seguidores não te faz popular ou famosinho, pois qualquer um pode conseguir números, é só sair pedindo.

Esse post serve de alerta não somente pra quem segue de volta, mas também pra quem usa de artimanhas para conseguir seguidores com sites e apps de troca de likes e follows, pra quem compra, pra quem vende, enfim. Meu alerta é pra você que quer viver de blog, que sonha em ser uma profissional.

A quantidade de seguidores não pode ser seu objetivo e sim uma consequência do seu trabalho. A galera que tem milhares de seguidores conquistaram isso com tempo, não foi da noite pro dia, e porque elas produzem um conteúdo que gera interesse nas pessoas.


Blogar exige muito amor e paciência. Não queira meter os pés pelas mãos. Não foque nas grandes blogueiras, não queria ser como elas, foque em você! Contente-se com o que você tem hoje. Construa metas e vá em busca delas. Trabalhe muito! Divulgue de forma honesta. Não queira números, queira seguidores!

Peço desculpa pelo longo texto, mas espero de coração que entenda que a troca de seguidores não traz benefícios para o seu blog. Se deseja se tornar profissional e ganhar dinheiro com ele, vai ter que mudar os planos, e focar em organização e planejamento. Pode até demorar, mas te garanto que seu blog vai durar muito tempo.

E você, aprova esse método para conseguir seguidores? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários!

Comentários