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Vantagens em documentar serviços e processos da TIC

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janes martins CONTEÚDO EM DESTAQUE

    Há alguns anos as TICs vem evoluindo e se tornando cada vez mais alinhadas com as estratégias das empresas, essa evolução se percebe na utilização dos vários sistemas, equipamentos e tecnologias que ajudam as organizações a gerirem o negócio, tornando-as mais produtivas, melhorando o atendimento aos clientes e a produtividade dos colaboradores, gerando vários benefícios para a empresa como um todo. 

    Com tudo, para que as TICs se tornem autossuficientes, melhorem seus processos e a qualidade dos serviços, é necessária a separação dos papéis da TIC de outras funções ou departamentos da empresa, por exemplo, é interessante que a TI tenha poder de decisão nas escolhas das aquisições de equipamentos ou serviços e sistemas que serão implantados para que as outras áreas cuidem do negócio.


    Com o poder de decisão nas mãos da TIC e à alta complexidade da área, que pode englobar computadores, softwares, dispositivos de rede e comunicação e vários outros serviços, a gerencia disso tudo se torna importante e um método de organização se faz necessário, é aí que entra a documentação dos processos da TIC, entende-se que todos os serviços disponibilizados e procedimentos utilizados para entrega desses serviços sejam documentados de forma digital e fácil para análise.

    A documentação dos serviços da TIC é imprescindível pois é a fonte para a disseminação do conhecimento das atividades e serviços, estas informações precisam ser disponibilizadas, pois os detalhes e ou partes relevantes serão desconhecidas ou perdidas se não forem documentadas, dificultando melhorias, auditorias ou revisões dos serviços, ajustes e configurações serão esquecidos, prejudicando a qualidade dos sistemas e equipamentos em caso de falhas ou problemas que ocorram. O objetivo da documentação da TIC é gerar conhecimento para a organização com foco na melhoria continua dos serviços entregues pela área, os processos poderão ter uma visão mais abrangente com esse procedimento, assim sendo, poderão ser identificados gargalos ou falhas que impedem um desempenho mais ágil na entrega dos serviços e na produtividade dos funcionários. Para alcançar esses objetivos são necessários seguir alguns preceitos básicos de boas práticas que regem a TIC como: ferramentas digitais de organização de informações, podemos mencionar editores de texto, planilhas e enciclopédias online como as wikis, entre outras, também tem que haver clareza e concisão nas informações geradas, segurança na disponibilização nos casos em que o documento seja confidencial, salvaguarda dos arquivos, com backups planejados e controle de versões de um mesmo documento também são importantes, outras práticas podem ser necessárias, dependendo do grau de complexidade que se deseja.

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