Publicação

CTR – Dicas para turbinar sua taxa de cliques no adsense

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Vou falar um pouco sobre uma dúvida gigante na maioria dos empreendedores digitais que atuam com adsense. Espero que você gostem desse poste e vejam seus projetos crescerem cada dia mais.

Queremos comentar sobre alguns pontos que poderão aumentar o CTR do seu blog. Continue lendo e aprenda o que você deve fazer.

Dicas para turbinar o seu ctr do adsense


    O que é CTR?

Quando entramos no painel do adsense para analisar o comportamento dos nossos ganhos de dinheiro com o adsene, um dos primeiros parâmetros que analisamos é o CTR. Este índice é muito importante, pois ele mostra como está se comportando os cliques com relação a quantidade de page views.

De forma resumida, CTR é a relação entre a quantidade de cliques pelo número de pages views que seu site possui em um dia.

Imagine que seu site tem 30 clique num universo de 100 visitas num dia, então a taxa de cliques, CTR, será de 30%. Quando maior o seu CTR, maior será seu ganho financeiro na internet.

Muito se comenta sobre os valores que o CTR pode assumir e sinceramente esses valores está relacionado primordialmente com o seu nicho de mercado.

Caso o seu nicho seja específico e promova um excelente tráfego, alguns administradores de sites afirmam que 5% é um excelente CTR, no meu caso, estou com CTR em torno de 3%.

Já tive a oportunidade de ver o painel do adsense cujo CTR tem valores bem satisfatórios:  15%, 20% e até 30%. É sonho de qualquer pessoas que trabalha com adsense ter um CTR elevado, pois sabemos que ele representa de forma fiel o quanto ganharemos de dinheiro com o nosso blog.


    Influência do posicionamento dos anúncios

Muitas pessoas tem CTR baixo e por isso ganham pouco dinheiro na internet, devido ao posicionamento errado dos blocos de anúncios.

Uma dica interessante que você pode usar para poder turbinar seus ganhos financeiros online com seu site é identificar os locais que seu leitor fixa os olhos.

Nós brasileiros lemos conforme a letra F, ou seja, da esquerda para a direita,  de cima para baixo. Sabendo disso, você já sabe aonde posicionar os seus blocos de anúncios do adsense para obter a maior taxa de clique por dia.

Outro ponto importante que você deve atendar para que seus ganhos financeiros com o blog aumentem é que o google coloca os anúncios que pagam mais nos locais mais nobres, ou seja, próximo ao topo.

Geralmente informamos que pelo menos deve ter um bloco de anúncio acima da primeira dobra da página. Chama-se de primeira dobra da página todas a região que você ver ao entrar numa página sem rolar a barra lateral.

Estudos mostram que sites que apresentam blocos de anúncios na primeira dobra tem mais taxa de cliques. Se você deseja que seu CTR seja elevado, então se dedique a colocar os blocos de anúncios nas áreas quentes do seu blog.


    Bloco de anúncios em texto ou imagem?

Outra dica importante para ganhar mais dinheiro na internet é escolher o que seu público tem melhor relacionamento, bloco de anúncio em texto ou em imagem.

Isso depende do nicho, porém não existe uma estatística definida do qual tipo é melhor, por isso você deve testar constantemente para perceber qual tipo de anúncio tem melhor rendimento no seu site.

É interessante comentar que os anúncios em imagem apresenta um valor financeiro maior quando comparado com os de textos, mas não se deixe levar apenas pelo valor do clique, mas pelo que tem maior taxa de cliques.

A cada quinze dias, você deve analisar o comportamento dos blocos de anúncios e assim concluir o que tem melhor ganhos de dinheiro neste período. Outro ponto interessante que você pode testar é usar os dois tipos em seu site. Tive excelente resultados no meu site quando fiz essa escolha.


    Personalização dos anúncios

Estamos falando da escolha das cores dos anúncios. A escolha da cor dos anúncios é crucial para que a taxa de clique seja elevada.

Uma dica que tenho recebido é que os anúncios devem complementar o seu site. Tente deixar os anúncios de uma forma tal que ele faça parte do texto, ou seja, use cores que não o destaque demais.

Estudos mostram que os usuários ao ver um anúncio acreditam que eles fazem parte do conteúdo do artigo e isso é muito importante, então não espante seu cliente, mas ganhe muito dinheiro com ele.

    Influência do conteúdo

O conteúdo pode ser o grande vilão ou o herói do seu sucesso com adsense. A qualidade do conteúdo postado em seu site influência no tipo de anúncio que o google vai exibir. Se seu texto não tem palavras chaves definidas, se você foge do tema central, dentre outros, então não espere um CTR elevado.

Antes de escrever um artigo, análise o tema que você vai tratar, determine as palavras chaves que devem estar presente no texto e que representam seu site. Após essas análises, seja fiel ao tema abordado para que seus anúncios sejam coerentes ao tema dado e assim o seu CTR aumente e como consequência seus ganhos.

O google adsense é uma excelente ferramenta para quem deseja ganhar dinheiro na internet, porém muitas pessoas ganham pouco porque não estão se dedicando a fazer uma auditoria periódica em seu site. 

A cada quinze dia separe um tempo para analisar todas as métricas do seu site e tome as devidas decisões para poder elevar seus ganhos com adsense.


Comentários