Publicação

Facebook passará a cobrar para o usuário ler notícias

foto de
Marta Carvalho CONTEÚDO EM DESTAQUE
Produzir notícias e reportagens custa caro aos jornalistas e às empresas de comunicação. Devido aos avanços da tecnologia, os conteúdos produzidos são disponibilizados gratuitamente na internet e circulam nas redes sociais. Por isso, muitos veículos têm adotado o paywall, assim, estimulam uma quantidade de notícias que você pode ler gratuitamente e quando essa cota se encerra o usuário precisa pagar por uma assinatura.
De acordo com o The Street, em uma conferência foi confirmado por Campbell Brown, chefe de serviços de notícias no Facebook, que a rede social vai cobrar para o usuário ler notícias. "Uma das coisas que ouvimos (…) de muitos jornais e publicações digitais é: 'Queremos um produto por assinatura — queremos poder ver um paywall no Facebook. E isso é algo que estamos fazendo agora", relatou a diretora do Facebook. A partir de outubro a rede social vai começar a testar a opção paywall.

Segundo o Tecnoblog, o sistema de assinatura funcionará bloqueando os leitores após 10 artigos lidos em um mês, e direcioná-los para adquirir uma assinatura digital, ou para fazer login caso já seja assinante.
Algumas pesquisas revelaram um aumento em clientes digitais depois que começaram a cobrar por notícias: A Folha de S.Paulo registrou aumento de 24%; O Globo, 25%; o Estadão, 17%; e a revista Veja, aproximadamente 44%. Será que essa ideia vai funcionar ou isso só vai servir para desestimular a leitura de notícias na íntegra?

Comentários