Publicação

Fórmulas de Física para o Vestibular e o Enem

foto de
Barbara Beyda

Muitos alunos que prestam o Vestibular e o Enem encontram dificuldades com a matéria de Física. Para muitos vestibulandos, é a matéria mais difícil, especialmente para os que preferem estudar as Humanas. Contudo, se o aluno estudar com afinco e paciência, conseguirá se preparar para a prova de Física do Enem e do Vestibular.


Vale ressaltar que a Internet é uma ótima fonte de conhecimento e de estudo. Para o vestibulando que estiver procurando tudo sobre Física, recomendamos o portal Educabras, que contém dezenas de aulas dessa matéria, além de milhares de questões.


É importante que o vestibulando saiba que quase todos os exames vestibulares obrigam os candidatos a responder a questões de Física. Mesmo o Enem passou a testar essa matéria.


Como deve o aluno se preparar para as provas de Física? Não basta estudar apenas aulas e conceitos. É também necessário responder a questões. Muitos alunos que estudam tópicos das Ciências Exatas assimilam os conceitos, mas não conseguem responder às questões corretamente. A única forma de o aluno realmente testar se compreendeu o que estudou é praticar questões. Portanto, é imprescindível que o aluno responda a exercícios de Física de vestibulares de anos anteriores. Na realidade, essa sugestão vale para todas as matérias, mas especialmente para as Exatas. A prova de Física do Enem e do Vestibular exige que o aluno seja capaz de resolver problemas: não basta memorizar conceitos.


Para responder a questões de Física corretamente, é necessário conhecer as fórmulas e saber aplicá-las. Há exames vestibulares que fornecem ao candidato uma lista das fórmulas de Física que são necessárias para responder às questões da prova. Contudo, muitos exames vestibulares exigem que o aluno as memorize. Se ele se esquecer delas durante a prova, será praticamente impossível responder corretamente às questões dessa matéria.


Neste blog, encontra-se uma lista de 10 fórmulas de Física que são importantes para o Vestibular e o Enem. Recomendamos que todos os vestibulandos as decorem.


1. Pressão: para o cálculo de pressão de líquidos e gases, utiliza-se a seguinte fórmula:

P . v = n.R.t


P: pressão

v: volume

n: número de mols

R: constante dos gases perfeitos

T: temperatura


2. Segunda Lei de Newton: esta fórmula calcula a força resultante:

Fr = m . a


Fr: força resultante

m: massa

a: aceleração


3. Calorimetria: calcula a quantidade de calor de um corpo:

Q = m.c.T


Q: quantidade de calor

m: massa

c: calor específico

T: variação de temperatura


4. Velocidade média: a fórmula mais conhecida e que aparece frequentemente nas provas é a seguinte:  

Vm = s/t


Vm = velocidade média

s: variação do espaço

t: variação do tempo


5. Empuxo:

E= d.V.g


E: empuxo

d: densidade

V: volume deslocado

g: aceleração da gravidade


6. Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): para calcular o espaço, o tempo ou a velocidade no MRU, utiliza-se a seguinte fórmula:

S= So + V.t


S: espaço final

So: espaço inicial

V: velocidade

T: tempo


7. Velocidade de ondas: esta fórmula é utilizada para calcular a frequência das ondas:

V = λ . f


V = velocidade da onda

λ = comprimento da onda

f: frequência da onda


8. Eletricidade: esta fórmula possibilita medir a tensão e a resistência de um sistema elétrico

V = R . i


V: diferença de potencial elétrico

R: resistência elétrica

I: intensidade da corrente elétrica


9. Distância

d = v . t


d: distância

v: velocidade

t: tempo


10. Equação de Torricelli: com esta fórmula, é possível calcular a velocidade final de um corpo que se encontra em um movimento retilíneo uniformemente variado sem o conhecimento do intervalo de tempo.

vf = v0 + 2 . a . s


vf: velocidade final

v0: velocidade inicial

a: aceleração

s: variação do espaço

Comentários