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Conheça as 10 tendências digitais para os próximos 5 anos

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ICMP Consultoria em TI CONTEÚDO EM DESTAQUE

Nos próximos cinco anos, os analistas do Gartner alertam que as organizações irão além de noções sobre a adoção de tecnologia e estarão concentradas nas questões que cercam o real significado do ser humano no mundo digital.


“A inovação baseada em tecnologia está chegando mais rápida do que a maioria das organizações consegue acompanhar. Antes de implementar uma inovação, outras duas surgem”. Alvaro Mello, Vice-presidente do Gartner.

As previsões do Gartner dizem que:

- Até 2020, cinco dos sete principais gigantes digitais irão se “autodestruir” intencionalmente para criar suas próximas oportunidades de liderança — Ao fazer coisas novas, os gigantes digitais, como Alibaba, Amazon, Apple, Baidu, Facebook, Google, Microsoft e Tencent, provavelmente irão encontrar situações em que suas influências tenham crescido tanto que é difícil criar novos cenários de valor. Isso, em última análise, leva a uma autodestruição. Em uma estratégia de autointerrupção, a mudança surge como intenção proposital de chegar primeiro, mesmo que seja necessário destruir-se. Embora isso possa ser arriscado, o risco de estagnação pode ser ainda maior.

- Até o final de 2020, o setor bancário obterá US$ 1 bilhão em valor comercial a partir do uso de criptomoeda baseada em Blockchain — O valor combinado atual das criptomoedas em circulação em todo o mundo é de US$ 155 bilhões e essa quantia vem aumentando à medida que os tokens continuam a proliferar e o interesse do mercado cresce. As criptomoedas são mais maduras do que a infraestrutura técnica e comercial que as suporta. Isto é, em parte, devido à falta de credibilidade que os desenvolvimentos em token recebem das empresas líderes de mercado. No entanto, quanto mais os bancos começarem a ver a criptomoeda e ativos digitais no mesmo contexto que os instrumentos financeiros mais tradicionais, mais o valor comercial distribuído começará a aumentar. Isso exige que cada indústria repense os aspectos dos modelos atuais de negócios fiat-based (que não tem valor por si só, mas pela lei), como preços de bens e serviços, métodos contábeis e fiscais, sistemas de pagamento e recursos de gerenciamento de risco para acomodar essas novas formas de valor em suas estratégias de negócios.

- Até 2020, a criação de “realidade falsa”, baseada em Inteligência Artificial (AI), vai superar a capacidade da AI de detectá-la, fomentando a desconfiança digital — A “realidade falsa” é a criação digital de imagens, vídeos, documentos ou sons que são representações convincentemente realistas de coisas que nunca ocorreram ou existiram exatamente como representadas. Nos últimos 30 anos, a capacidade de criar e disseminar conteúdos suavemente ou abertamente alterados aumentou fortemente à medida que um grande número de pessoas obteve acesso à Internet com pouco controle sobre a distribuição de conteúdo. A próxima onda dessa distribuição será o conteúdo gerado por máquina.

- Em 2020, a AI se tornará um motivador positivo, criando 2,3 milhões de empregos e eliminando apenas 1,8 milhão de empregos — A AI eliminará mais empregos do que vai criar até 2019, no entanto, o número de empregos criados devido à AI em 2020 será suficiente para superar esse déficit. A criação ou eliminação de empregos irá variar muito pela indústria. Algumas indústrias sofrerão perda geral de emprego, outras sofrerão perda de emprego por apenas alguns anos e outras, como as de saúde e educação, nunca experimentarão perda de emprego no balanço final. A AI melhorará a produtividade de muitos empregos e, de forma criativa, tem potencial para enriquecer as carreiras das pessoas, remodelar tarefas antigas e criar novas indústrias.

- Até 2020, a tecnologia IoT (Internet das Coisas) estará em 95% dos eletrônicos — A combinação de gerenciamento de smartphones, controle de nuvem e módulos de habilitação baratos oferece monitoramento, gerenciamento e controle sofisticados com um custo adicional mínimo nos dispositivos-chave. Os compradores irão mover-se rapidamente para produtos de Internet de Coisas (IoT), e o interesse e a demanda por produtos habilitados para IoT crescerão rapidamente como bola de neve. Todo fornecedor deve, no mínimo, fazer planos para implementar a tecnologia IoT em seus produtos, tanto para consumidores como para compradores de empresas.

- Em 2021, as marcas pioneiras que redesenharem seus sites para suportar pesquisas visuais e de voz aumentarão as receitas de comércio digital em 30% — As consultas baseadas em pesquisa de voz e visual melhoram a compreensão dos interesses e intenções dos consumidores pelos comerciantes. Juntamente com os índices contextuais adicionais disponíveis nos smartphones, as marcas de adoção pioneira de tecnologias e os e-commerces vão aproveitar a mudança de consumidores para essas modalidades de pesquisa. Eles ganharão vantagem competitiva medida em taxas de conversão, crescimento de receita, aquisição de novos clientes, participação de mercado e satisfação do cliente. A demanda dos consumidores de dispositivos de voz — incorporada por produtos como Amazon Echo e Google Home — deverá gerar US$ 3,5 bilhões até 2021. As marcas que são capazes de desenvolver maneiras de implementar sistemas para devolução a partir de dispositivos verão o rápido crescimento nas receitas do comércio digital.

- Em 2021, mais de metade das organizações gastará mais por ano em criações de Bots e Chatbots do que com o desenvolvimento de aplicativos tradicionais para dispositivos móveis — A atenção do usuário está se afastando de aplicativos individuais em dispositivos móveis e aparecendo em tecnologias pós aplicativo (post-app) emergentes, como Bots e Chatbots. Hoje, os Chatbots são o rosto da AI e afetarão todas as áreas nas quais há comunicação entre humanos. Os Bots têm a capacidade de transformar a forma como os próprios aplicativos são criados e o potencial de mudar a maneira como os usuários interagem com a tecnologia. O uso adequado de Bots também é suscetível a aumentar o engajamento do colaborador ou do cliente, pois eles podem automatizar rapidamente as tarefas para liberar profissionais para trabalhos não padronizados, incluindo interações de perguntas e respostas, quando implantados como Chatbots ou assistentes virtuais.

- Em 2021, 40% da equipe de TI serão versáteis, ocupando vários papéis, a maioria dos quais mais próxima das áreas de negócios e não de tecnologia — Os especialistas de TI representam cerca de 42% de toda a força de trabalho de TI em 2017, mas, até 2019, o Gartner prevê que as contratações de especialistas em tecnologia de TI cairão em mais de 5%, já que as iniciativas de negócios digitais exigem um número crescente de profissionais versáteis de TI.

Esta mudança começará em infraestrutura e operações, pois a necessidade de I&O que pode suportar a infraestrutura sob demanda surgirá. Com uma base sólida de I&O no local, um aumento nos gerentes de TI não técnicos e líderes com o perfil versátil seguirá. Após a onda de liderança, os esforços de negócios digitais orientados para o marketing, como a inteligência de negócios, serão seguidos pelo desenvolvimento de software, gerenciamento de produtos digitais, gerenciamento de projetos/programas/portfólio e gerenciamento e arquitetura de experiência do cliente.

- Até 2022, a metade de todos os investimentos de segurança para a IoT irá para remediação de falhas e recuperação de desastres, em vez de proteção — Os riscos relacionados à introdução do IoT como parte de projetos ou iniciativas são substancialmente impactados pelas consequências não intencionais geradas quando a forte presença digital é introduzida em todas as indústrias e setores de mercado com o crescimento da IoT. O requisito de atualizar dispositivos periodicamente, como é feito com telefones celulares e outros sistemas remotos, é multiplicado por vários fatores e a incapacidade de executar essas atualizações pode resultar em grandes recalls de produtos. Para os ambientes industriais, a escala e a diversidade podem não ser tão significativas, mas a necessidade de preservar a segurança para os indivíduos, o ambiente e o complexo regime regulatório que controla os sistemas de segurança irá assegurar que a rápida expansão do uso da IoT nesses sistemas resultará em impactos de regulação.

Fontes: Blog - ICMP Consultoria em TI & Gartner.

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