Publicação

O Que É SEO (Search Engine Optimization)?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

SEO significa “Search Engine Optimization“. É o processo de tráfego do “livre”, “orgânico”, “editorial” ou “naturais” nos motores de busca. Todos os principais motores de busca como o Google, Yahoo e Bing têm tais resultados, onde as páginas web e outros conteúdos como vídeos ou listas locais são apresentados e classificados com base no que o motor de busca considera mais relevantes para os usuários, ou seja que apresente maior qualidade de informação.

1. Como Funcionam  O SEO E Os Motores De Busca

A primeira verdade básica que você precisa saber para aprender SEO, é que os motores de busca não são seres humanos. Ao contrário dos humanos, os motores de busca são robôs de texto. Embora a tecnologia avança rapidamente, os motores de busca estão longe de criaturas inteligentes que podem sentir a beleza de um design legal ou apreciar os sons e movimentos no cinema. Em vez disso, os motores de busca indexam a Web, olhando para determinados itens do site ( principalmente Artigos de Muita Qualidade) para ter uma ideia do que é e sobre o que se refere o site.

Primeiro, motores de busca indexam a web para ver o que está lá. Esta tarefa é realizada por um componente de software chamado rastreador ou uma aranha ( ou Googlebot , como é o caso com o Google ). O Spiders segui os links de uma página para outra e índice de tudo o que encontram em seu caminho. Tendo em conta o número de páginas na Web (mais de 20 bilhões de dólares), é impossível para uma aranha visitar um site diariamente só para ver se uma nova página já apareceu ou se uma página já existente foi modificada.

O que você pode fazer é verificar o que um rastreador vê de seu site. Como já mencionado, crawlers não são seres humanos e eles não vêem imagens, filmes em Flash, JavaScript, frames, páginas e diretórios protegidos por senha.

Por isso, se você tem toneladas destas coisas em seu site, é melhor executar o Aranha Simulator abaixo para ver se essas guloseimas são visíveis para ela. Se eles não são visíveis, não vão ser indexados e processados. Em outras palavras, será inexistente para os motores de busca.

Às vezes, eles podem não entender o significado de um direito da página, mas se você ajudá-los, otimizar seu site, artigos, posts e etc…. será mais fácil para o robô classificar suas páginas corretamente e para você  obter classificações mais elevadas. O motor de busca calcula a relevância de cada uma das páginas em seu índice com a sequência de pesquisa, por isso a qualidade do conteúdo do site é primordial.

O que é um fato, que todos os principais motores de busca, como Yahoo!, Google, Bing, etc alteram periodicamente os seus algoritmos e se você quer manter-se no topo, precisa adaptar suas páginas para as últimas alterações. Esta é uma razão para a dedicação e esforços permanentes para as táticas de Search Engine Optimization (SEO).


2. Diferenças Entre Os Principais Motores De Busca SEO

Embora o princípio básico de funcionamento de todos os motores de busca é o mesmo, as pequenas diferenças entre eles levam a grandes alterações nos resultados de relevância. Para diferentes motores de busca, diferentes fatores são importantes. Houve momentos, quando especialistas em SEO diziam que os algoritmos do Bing eram feitos intencionalmente e exatamente o oposto dos do Google.

Embora isso possa ter um pouco de verdade, é um fato que os motores de busca são diferentes, e se você pretende conquistar mais do que um deles, precisará otimizar cuidadosamente.

Há muitos exemplos das diferenças entre os motores de busca. Por exemplo, para o Yahoo! e Bing, na página, a palavra-chave são de primordial importância, enquanto que para as ligações do Google são muito, muito mais importante. Além disso, para sites do Google são como o vinho , ou seja quanto mais velho, melhor, enquanto o Yahoo! geralmente não tem preferência expressa no sentido de sites e domínios com tradição (ou seja, os mais velhos ).

Assim, você pode precisar de mais tempo até que seu site receba amadurecimento para ser admitido ao topo no Google, que no Yahoo!. Assim para agilizar o processo as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) muito importantes.
 
Conclusão

Para um site estar nas primeiras posições no Google, precisa-se empregar regas de SEO pois é primordial. Espero ter ajudado com essas dicas, e se foi relevante para você, deixe seu comentário na área de discução. Até mais!

Comentários