Publicação

Terminal Linux

foto de
Bruno Pereira CONTEÚDO EM DESTAQUE

Olá! Essa é a minha primeira Postagem no portal GSTI. Me inscrevi nessa rede de compartilhamento de conhecimento. Bom Deixa eu me apresentar. Me chamo Bruno Pereira como, vcs estão vendo na foto sou cadeirante com muito orgulho, faço curso de Web-Designer e Designer-Gráfico pela Escola profissionalizante S.O.S Educação e Tecnologia. Sou mineiro, sou de Minas Gerais, tenho 33 anos e digito e programo com uma mão só, por causa da minha deficiência. Bom o objetivo não é falar de mim mas sim de uma coisa que muitas gentes tem aversão do linux porque muita gente tem medo do modo de texto ou famigerado terminal linux ou Bash.

Sou suspeito em dizer mas sou apaixonado pelas distros linux, principalmente, Debian, Ubuntu, Duzeru Arch Linux e o EndlessOS. e gosto do modo gráfico e modo texto. Alguns de vcs vão perguntar mas porque?

eu respondo Simplesmente porque adoro aprender coisas novas e também o Linux é mais fácil e empolgante. de querer desvendar esse novo sistema em si. Logicamente devemos tomar muito cuidado com o Bash para não desestabilizar o sistema, mas não se preocupe pois o linux é muito mais seguro do que o Windows pois o linux, em camadas de segurança e é bem mais organizado do que o Windows, para vocês terem ideia um usuário comum não conseguem instalar um programa, pois para instalar um programa precisa-se ter permissões de super-usuário. Atenção repito muito cuido em usar o terminal com a permissão de super-users pois pois qualquer scripts sem procedência confiável pode comprometer o seu sistema e a segurança dele.  O terminal é mais poderoso do que o CMD do Windows, pois no linux podemos ver a localização atual com um comando com três letras "PWD" ou Se vc estiver em um servidor linux em modo texto tem como ver a data atual, novamente com comando de três dígitos "cal" também as horas com o comando "time". tem uma gama de infinidades de comandos e o mas bacana do terminal linux é que vc pode chamar dois comandos, exemplo help |less"help pipe less"! Para que serve o help "|"pipe less? O help é a ajuda do linux, o comando a barrinha em pé chamado de pipe "|" serve para unir dois comandos em uma chamada só e o less serve para paginar o help, pois se digitarmos help somente sem chamar o pipe e less não veremos o começo do conteúdo help. caso vcs curtirem esse artigos posso trazer um vídeo de um canal do YouTube. Bom e é isso pessoal espero que vcs gostem desse artigo, pois esse texto é da minha experiência pessoal com o linux e o seu terminal. 

Comentários