Publicação

10 usos do Twitter para os Jornalistas

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

Nos últimos dias, um colega meu que estuda jornalismo veio me perguntar “o que é esse Twitter?” Percebo que é difícil explicar algo tão simples.  Mas foi uma questão interessante porque, em uma tentativa de transmitir a essência da rede social, eu pude refletir sobre a sua utilidade para os jornalistas. Hoje, a utilização, por parte das empresas jornalísticas, do Twitter, é apenas o de canal para reforço institucional.

Grande parte dos perfis de jornais impressos e redes de televisão na ferramenta alimentam suas páginas com as manchetes das versões impressas e televisivas, muitas vezes sem qualquer edição, extrapolando o limite de 140 caracteres. Trabalhar de maneira completa com a ferramenta, aproveitando-se das suas principais características, pode significar uma maior taxa de interatividade, no sentido de o usuário encontrar o que busca.

Partilho com vocês 10 usos do Twitter para os jornalistas:

1. Fonte de Informação: Twitter pode ser comparado a uma leitura de mídia digital em que o conteúdo foi selecionado por editores a quem se segue e respeita. Os links são twittados, retwittados até ter vamos dizer assim um selo de garantia, uma fonte segura.

2. Inspiração para reportagens: O que está sendo discutido no Twitter? Quais são os temas “tendências” do momento? Natwittosfera você pode ficar por dentro das ultimas tendências que podem ser aprofundadas e investigadas.

3. Twittervistas: Twitter permite entrevistas de uma forma não invasiva. Uma pessoa é entrevistada quase sem se dar conta.As vantagens são: perguntas e respostas curtas, acessibilidade e assíncrona (uma entrevista pode durar várias horas sem interromper as atividades do entrevistado).

4. Verificação das informações: Através do Twitter você pode pedir que seus entrevistados a exatidão da informação ou contrastar informação. A twittosfera é uma massa de conhecimento agregado.

5. Notícias Urgente (breaking news): A rapidez do Twitter faz um dos melhores meios de alerta de notícias que estão acontecendo no momento, em que a fonte original muitas vezes não é uma mídia, mas um local banal.

6. Fontes Rapidas: Você também pode recorrer ao  Twitter para reunir informações que talvez se você fosse procurar levaria muito tempo. Por exemplo, você pode pedir a seus seguidores o que eles pensam sobre alguma medida do governo, e usar estas reações para escrever um relatório sobre o que as pessoas pensam sobre as ações. Twitter é a coisa mais próxima de fazer jornalismo na rua, sem sair.

7. Medir o interesse de um assunto: Se você pretende escrever sobre um assunto e você não tem certeza se vai interessar as pessoas, twitte  e observe a reação.

8. Promoção: Twitter é uma grande ferramenta para promover o seu trabalho jornalístico, através da publicação de links para seu trabalho. Se você tiver sorte, através retweets pode ser alcançado em uma disseminação viral. Aproveitando o tópico promoção, participe e concorra a Um livro de Marketing Digital.

9. Nos Bastidores: Através do Twitter você pode manter os outros membros informados sobre como desenvolver o seu trabalho jornalístico, desde que você conceba uma idéia, a pesquisa, entrevistas … O trabalho sujo no final sempre fica em segundo plano, mas é fundamental para o bom jornalismo.

Isto é o fazer do jornalismo. Enquanto essa transparência pode mostrar surpresas negativas, como alguém te plagiar, na maioria dos casos será benéfico porque vai proporcionar os comentários das pessoas na rua, ou mesmo o surgimento de novas fontes que talvez outra forma nunca teria uma discussão em tão pouco tempo.

10. Humor gráfico: Comentários lacônico, sarcástico, irônico, cínico das pessoas nos tópicos no Twitter é uma valiosa fonte de inspiração para aqueles que fazem humor. Eu gostei deste exemplo. A notícia da descoberta de água na Lua pela NASA, um tweeter venezuelano respondeu: “Essa foi a parte mais fácil, o difícil é encontrar em Caracas. NASA siga adiante ainda há muito a ser feito. “

Comentários