Publicação

A diferença de devs na Web

foto de
Andre R


(Imagem retirada do Google)

A cada dia o mundo web vem se expandindo mais! Muita coisa vem aparecendo nesse mundo desde ferramentas que facilitam o desenvolvimento e até mesmo vários tipos de desenvolvedores, hoje irei falar de alguns desses tipos de devs que apareceram recentemente e que já estão presentes no fantástico mundo da web.


 Vamos começar por uma lista de nomes que muitos já conhecem e que de certa forma já estão mais familiarizados.

Web Designer

  Começamos com esse velho conhecido da web responsável por desenvolver layouts, sistemas e melhorar scripts. Este desenvolvedor atualmente recebeu um outro nome chamado de Full Stack devido a trabalhar com diversas ferramentas sendo na parte visualmente e até mesmo na parte de servidores (Back-end). Os editores mais usados por esse dev são os pacotes da Adobe que possuí programas para edição de imagens, vídeos e Código.

Web Master 

 Esse tipo de desenvolvedor também não é novo no mercado! Ele é reponsável por monitorar aplicações web, no em tanto ele não é responsável pela parte operacional da interface ou funcionalidades back-end. Este cargo é o que une o nosso amigo Web Designer com o desenvolvedor web que iremos falar agora sobre ele.

Desenvolvedor Web

 Responsável por desenvolver sistemas web, APIs e códigos para interface. Esse desenvolvedor assim como Web Designer pode usar Pacotes da Adobe, ele não precisa dominar o uso de editores de imagens! A sua parte focada é apenas em código, e quando trabalha com editores de imagens é porque surgiu um imprevisto e Designer ou Web Designer está ocupado demais para editar a imagem ou então quando a equipe quer entregar rápido um projeto e ele acaba fazendo algumas tarefinhas com editor de imagem, mas poucas coisas de forma não atrapalhar a produtividade com os códigos. 


 Já falamos dos nomes das antigas, agora vamos aos mais recentes que surgiram no mundo da web.

Desenvolvedor Front-end

 Muita gente chega confundir esse desenvolvedor com Web Designer devido seu trabalho com interface, mas na verdade o desenvolvedor Front-end é responsável por somente otimizar e construir interfaces utilizando (códigos). Claro que saber um pouco de editor de imagens como Gimp, Corel Draw, PhotoShop e Illustrator faz um diferencial, só que não é necessŕio ser um super designer apenas saber coisas simples como recortar imagens. Uma das coisas que esse desenvolvedor tem que saber e que são as mais cobradas por grandes agências é dominar Responsividade, Usabilidade, a família web (HTML, CSS e JavaScript) e técnicas para SEO. Na evolução desse desenvolvedor temos o chamado Engenheiro Front-end que já domina desde o básico até mesmo ferramentas como Gulp, Grunt, libs, Pré-processadores e Frameworks que ajudam ainda mais a melhorar a interface.

Desenvolvedor Back-End

 Este desenvolvedor é responsável pela parte de código que roda nos servidores ou seja linguagens como Java, PHP, Ruby, Node-JS, Python e Banco de Dados. Um detalhe que merece ser destacado é que hoje Engenheiros Fronts também trabalham com Node-JS! Voltando ao nosso amigo Back-end, muitas pessoas também chegam a confundir sua função na web com Web Designer e que ao contrário do Web Designer, ele foca apenas em códigos back-end e não precisando dominar nada de editores de imagens. Claro que pode fazer uma diferença em seu curriculum, mas o que é realmente necessário é apenas o básico do Front-end CSS, HTML, JavaScript e indo um pouco além dominar alguns frameworks Front-end que o mercado sempre cobra fora isso só mesmo linguagens e outras ferramentas usadas na sua área. 


 Ok falamos do Front-end e Back-end, mas agora vamos também falar de uma turma que vem chegando aí no mundo web que por incrível que pareça está ganhando mercado srsr.

Desenvolvedor Wix

 Esse desenvolvedor não fez nenhum curso para desenvolver sites e nem procura aprender como as tags funcionam, ele apenas faz um site básico clicando, arrastando e escrevendo os textos no site. Depois de tudo pronto ele entrega ao seu cliente. 

Desenvolvedor Youtube 

 Desenvolvedor que aprende algumas coisas no YouTube e desenvolve aplicações web com esse conhecimento aprendido. Geralmente esse tipo de desenvolvedor necessita sempre do YouTube para ajudar a desenvolver projetos e não consegue trabalhar. 

Desenvolvedor Marketeiro

 Esse desenvolvedor tem como vantagem a facilidade em vendas, mas também ele em questão de desenvolvedor é uma mistura entre Dev YouTube e Wix, pois, geralmente gostam de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de sites e quando tem alguma dúvida vão direto o YouTube. Fora isso não buscam se aprofundar em linguagens. 


 Bom cluindo esse post posso dizer que a web a cada dia vem nos surpreendendo! E vai continuar nos trazendo grandes surpresas. E sobre os útimos desenvolvedores leve a brincadeira, afinal todos nós programamos todos os dias e um bom programador é aquele que resolve um problema de forma criativa mesmo não sabendo lidar com linguagens de programação :) . Espero que tenha gostado desse post e até próximo.      

Comentários