Publicação

Dicas para elaborar um plano de Social Media Optimization

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

Quando decidimos colocar nossa empresa nas mídias sociais, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é: “Bombar o Twitter”. E quem trabalha nessa área sabe que não é bem assim que funciona…

Entrar nas Mídias Sociais e criar campanhas de marketing em mídias sociais é muito mais que bombar o Twitter ou qualquer outra rede e muitos pensam em ações e estratégias específicas, ou tão vagas que eles realmente não têm qualquer norma que facilite a criação de planos estratégicos em mídias sociais. Como fazer um plano de comunicação para as mídias sociais, um Plano de Mídia Social?
O que é otimização de mídia social – SMO?

Social Media Optimization é a atividade que uma empresa desenvolve em seu próprio nome nas mídias sociais para melhorar a sua imagem, criar novos canais de comunicação com seus prospects, clientes prospects, atrair visitantes ao site/blog e posicionar perfis sociais em mecanismos de busca.
1. Ouça quem já está falando sobre você:

O ponto de partida para qualquer ação de relações públicas em mídias sociais é tomar o pulso da conversação que já está acontecendo em torno de sua marca ou produto. É importante saber o que está sendo dito para tomar decisões baseadas no plano estratégico da empresa.
2. O Plano de Mídia Social:

Depois de analisar toda a informação anterior que foi gerada em torno da sua empresa, você deve elaborar a Estratégia de Marketing Social. Poderíamos dividir este trabalho em três tarefas principais:

Encontrar as pessoas certas. Novamente, busque as pessoas que representam a sua empresa em redes sociais, manter o dialogo one-to-one com as pessoas relevantes no marketing viral.

Criar as regras do jogo. Nós precisamos estabelecer um quadro de comportamento, um ato de comunicação pessoal, tais como as orientações que o Marketing Social exige.  Algumas empresas já têm. Dois exemplos: IBM e Microsoft.

Definição da estratégia. Com todas as informações que reunimos até agora, podemos traçar uma estratégia geral com base em critérios objetivos e públicos.
3. Início: Otimização das Mídias Sociais:

Como um primeiro passo do marketing em mídias sociais recomenda-se participar ativamente dos objetivos propostos no plano, permitindo alcançar o esperado em um curto período de tempo a conversar com os usuários. Outro passo importante é a criação de mini comunidades segmentadas por empresas, pessoas, produtos ou serviços no YouTube, Twitter, Facebook, Tuenti… Em suma, é hora de agir.
4. Medindo o Sucesso:

Talvez o mais complicado. O sucesso é medido por metas quantitativas ou qualitativas propostas. Um dos problemas que ultimamente têm vindo à tona no marketing em mídias sociais é o pouco que aprendemos até agora.

Em qualquer caso, há muitas variáveis mensuráveis:

    Views em Vídeos
    Links de entrada e saída
    Trafego ao site/blog
    Friends / followers / participantes / comentários / participação
    Etc.

Ok, mas o Marketing em Mídias Sociais nos permite aprender muitas coisas, assim como um número. Temos de responder às seguintes perguntas:

    O que você aprendeu de novo?
    O que aprendemos com eles?
    Somo capazes de continuar a conversa?

Comentários