Publicação

Tendências para 2018 no maravilhoso mundo da web

foto de
Andre R CONTEÚDO EM DESTAQUE

 

(Imagem retirada do site https://gaunte.com/)

  Como já sabemos todo ano temos novidades nas tendências ou talvez nem tão novas assim. Muitas delas são para melhorar a passagem de informação para o usuário e outras apenas pra fins “decorativos”, mas que te certa forma fazem com que nossos projetos não sejam sem vida. Bom sem mais delongas vamos ver agora algumas dessas tecnologias.

Reconhecimento de voz

“2018 está configurado para ser o ano reconhecimento de voz”

  A frase acima foi retirada de um artigo sobre tendências UX de 2018, até então sem sombras de dúvidas que o reconhecimento de voz será umas das coisas das mais faladas esse ano. Você que é novato com dispositivos de interface de voz deve está se perguntando “o que isso fará de bom?”, bom isso irá permitir que você possa fazer pesquisas de maneira rápida e ter uma melhor navegação nas páginas! Mas devo lembrar que essa tecnologia não é muito nova no mercado, alguns buscadores como Google, PalcoMP3 já usam esse tipo tecnologia.

GridLayout

 Uma das maravilhas que devem ser citadas e que veio para melhorar a forma de desenvolver layouts é o CSS GRID Layout. Essa maravilha irá permitir criar grids bidimensionais para layouts CSS, mas lembre-se que nem todos os seus usuários terão um navegador atualizado. Então faça uma breve pesquisa para que você possa desenvolver um site que possa ser visualizado por todos mesmo aqueles usuários que insistem em não atualizar seu navegador. Caso se interessar eu escrevi um artigo bem legal sobre isso confira aqui.

Chatbots

  Estamos presenciando um tempo onde os bots (robôs) estão melhorando cada vez mais nossas aplicações web! Os bots ou robôs já eram muito conhecidos por ajudarem a indexarem páginas avaliando seu conteúdo e a forma com que elas eram projetadas. Mas hoje eles estão também nos ajudando na questão do atendimento de clientes, os chamados chatbots vem sido usados para atender uma grande demanda de pessoas em sites do tipo e-commerce e até mesmo nas páginas sociais.

Efeito Duotone ou efeito Spotify

 Também conhecido como efeito do Spotify ele vem virando moda nos layouts de sites principalmente onepage. Para criar tal efeito você pode usar CSS puro ou PhotoShop, mas deve ser lembrado que todo efeito exagerado pode poluir a interface do site e o que muitas vezes era para ser bonito acaba se tornando feio.

Cinemagraphs

 Que tal dar mais vida aos seus projetos? Sim você pode! A partir de gifs seus usuários irão poder interagir ainda mais com sites que você desenvolveu, também é importante destacar que esse efeito tem que ser usado com cuidado para que o usuário não perca foco no restante do conteúdo do site.

Criatividade na Tipografia

Muitos designers estão apostando nesse estilo para impressionar os usuários, que, quando é bem planejado gera resultados interessantes nos layouts. Outras tendências que ganharão espaço serão os títulos grandes e imagens cobrindo parte da tipografia.

Elementos 3D

Elementos 3D também não são de agora que já está ganhando espaço na decoração de layouts, mas que de certa causam impressionam a todos. Outra coisa que também irá acompanhar essa moda será fundos da mesmas cores dos objetos 3D.

Conclusão

 É muita coisa boa que está por vir e que já existem que podemos usar em nossos projetos! Mas lembre-se não exagere demais, trabalhe bem sua criatividade que seus projetos sempre serão destaques. Espero que tenha gostado desse post, um forte abraço e até o próximo  .


Comentários