Publicação

4 passos para uma marca virar influenciadora na internet

foto de
Portal GSTI CONTEÚDO EM DESTAQUE

por Kim Archetti *

Saber como chamar a atenção do seu público-alvo online é fundamental para uma marca ganhar visibilidade e ser considerada uma influenciadora. Ao produzir e compartilhar conteúdo relevante para os públicos certos, aumenta-se significativamente o envolvimento do internauta.


De acordo com um relatório da HubSpot Research, 54% dos consumidores preferem ver vídeos das marcas que eles seguem do que receber newsletter via e-mail (46%) ou ler conteúdo baseado em imagem social (41%).O conteúdo de vídeo é mais memorável (43%) em comparação com o texto (18%) e imagens (36%).

Para Kim Archetti, especialista em comunicação, redes sociais e viralização de vídeos, é preciso seguir 4 passos para se conectar com o público: informar, ensinar, entreter e motivar. "Se a intenção é produzir um vídeo ou conteúdo que ninguém vai esquecer, é preciso entreter e motivar o internauta, enquanto informa e ensina. Para isso, o conteúdo deve ser inserido, por exemplo, em uma história, uma piada ou até mesmo em uma paródia musical", explica Archetti.

"Fazendo um paralelo, é a mesma estratégia daquele professor de física ou química que ensina musiquinhas para que os alunos decorem as fórmulas. Esse tipo de professor marca a vida dos alunos, eles nunca se esquecem dele, porque o que foi ensinado era relevante - os alunos precisavam aprender- e, ao mesmo tempo, também era divertido. Ou sejam esse professor segue os 4 pilares da comunicação, pois informa e ensina enquanto entretém e motiva", diz.

Crie conteúdo de valor que traga entretenimento

Segmentar seu público-alvo por função, setor e tamanho da empresa ajudará você a entender que tipo de informação é mais útil para eles. "Uma vez identificado o público e o que ele quer saber, criar conteúdo de entretenimento, e não apenas informativo, irá captar a atenção da maioria que acessar aquelas informações, e o resultado será um engajamento infinitamente maior e um "boom" de audiência" da marca nas redes sociais", explica o especialista.

Use e abuse do multimídia

Estudos recentes apontam que os usuários retêm informações 65% melhores quando o texto é acompanhado por conteúdo visual e de áudio. "Compartilhe informações impactantes e de alta qualidade em seus vídeos, e reforce por que as informações que você compartilha são relevantes para seu público, e como isso irá ajudar cada pessoa impactada a melhorar seus negócios. A marca pode se conectar ainda mais com seu público na internet compartilhando vídeos diretamente em postagens de blogs e redes sociais", ensina Archetti.

Encontre o equilíbrio entre informação técnica x motivação

Muitas marcas tentam mesclar os temas mais técnicos com conteúdo de entretenimento e motivacional, mas nem sempre é fácil encontrar um meio termo. "Poucas marcas dominam e lançam mão de uma comunicação realmente eficiente, que é a humortivacional - ou seja, a que mistura informações técnicas e mensagens motivacionais. Isso só se torna possível seguindo os 4 pilares (informar, ensinar, entreter e motivar)", comenta o especialista.

Seja consistente

Todas as comunicações e recursos de marketing utilizados devem contar a história da marca. "Construa uma narrativa consistente em todos os canais na internet, para manter os consumidores conscientes da trajetória da empresa e da sua mensagem. A consistência em diferentes meios ajuda a criar uma marca com a qual leads e clientes podem contar, aumentando a lealdade".


* Especialista em redes sociais e viralização de vídeos, é CEO & Founder do Awakim Academy - startup de educação com foco em comunicação e protagonismo. Tornou-se popular por seus shows como comediante de Stand-Up e Mestre de Cerimônias, e criou o método de palestras humortivacionais, com mais de 300 palestras feitas para empresas do Brasil. Em 2017, foi consagrado pelo público e prefeito de São Paulo, João Dória Jr. pela veiculação do vídeo "Recado ao Prefeito de São Paulo", que em poucos dias teve mais de 4,2 milhões de visualizações e 100 mil compartilhamento orgânicos.


Comentários