Publicação

Enem – Dicas, sites e aplicativos para ajudar o aluno a se preparar

foto de
Barbara Beyda


Milhões de brasileiros prestam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) todo ano. Esse exame se tornou o maior vestibular do País e muitas faculdades o adotaram como critério de admissão. O formato do Enem é diferente do da maioria dos exames vestibulares. Apesar de o Enem ter mudado significativamente nos últimos anos, o exame ainda enfatiza certas habilidades, como raciocínio matemático e interpretação de textos. Além disso, testa todas as matérias ensinadas no Ensino Médio, inclusive Sociologia, Filosofia, Artes e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). O Enem também exige que o candidato elabore uma redação. O exame sempre exigiu uma redação dissertativa. É pouco provável que, no futuro, o exame peça outro tipo de redação. Portanto, é necessário que todo candidato saiba o que constitui uma redação dissertativa e consiga elaborar com competência esse tipo de texto.

Anos atrás, a grande maioria da prova do Enem era constituída apenas por questões de Interpretação de Textos, Raciocínio Matemático, Conhecimentos Gerais e Atualidades. Hoje, o Enem testa todas as matérias ensinadas no Ensino Médio. Isso é necessário porque o exame veio a substituir a primeira fase da grande maioria dos vestibulares do Brasil. Contudo, o Enem ainda inclui questões que testam assuntos aleatórios. Isso também vale para o tema de redação exigido pelo Enem. É muito difícil prevê-lo.

O Enem é de extrema importância para milhões de candidatos, mas é uma prova que apresenta diversos desafios. Por exemplo, diferentemente da maioria dos exames vestibulares, o Enem é um exame do tipo “vale tudo”: testa certos assuntos que não constam em nenhum livro didático. O aluno deve consultar o Edital do Enem, responder a questões da prova que caíram em anos passados e se manter a par de eventos da atualidade, tanto no Brasil como no restante do mundo. Não obstante, memorizar apostilas ou livros didáticos não é um meio garantido para que o aluno tenha um excelente desempenho na prova. É necessário também que desenvolva certas habilidades, como interpretar textos, gráficos e mapas e que consiga responder corretamente a questões de matemática que testam raciocínio matemático.

Vale mencionar que o Enem é uma prova longa: são muitas questões e a maioria delas exige que o candidato leia um texto. Assim, muitas pessoas encontram dificuldades em terminar o exame dentro do limite de tempo. Portanto, não basta apenas conseguir responder corretamente às questões da prova. É também necessário conseguir fazê-lo dentro do limite de tempo.

Há sites e aplicativos que visam a ajudar o aluno a se preparar para o Enem. Neste blog, recomendamos 10 sites/aplicativos. É importante ressaltar que há muitos outros.

1. Desafie-me

O Desafie-me, desenvolvido pelo grupo Ser Educacional, é um jogo com mais de mil perguntas, todas de provas passadas do Enem. Esse aplicativo possui testes das seguintes matérias: Biologia, Matemática, Português, História, Geografia, Física, Química e Espanhol.

2. Educabras.com

O Educabras é um site voltado para o Vestibular e o Enem. Para ter acesso ao conteúdo e aos recursos do site, é necessário assiná-lo. O Educabras disponibiliza aulas que abrangem todas as matérias para o Enem. Além disso, os assinantes podem fazer online as provas de Enem aplicadas em anos passados. O Educabras oferece um programa de Estudo Personalizado, que prognostica os assuntos mais exigidos pelo Enem.

3. Me Salva!

O site Me Salva! visa a preparar o aluno para o Vestibular e o Enem. Não é um site gratuito. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário se tornar assinante.

4. ProEnem

O site é mais uma opção para alunos que estão se preparando para o Enem. O site oferece diversos tipos de assinatura. Um dos planos, denominado Turma Semi-Intensiva Plus, é indicado para quem deseja se preparar para o Enem.

5. CDF

O CDF é um jogo de perguntas e respostas. É possível jogar sozinho ou com amigos online. As questões abordam diversas áreas: Tecnologia, Atualidades, Cultura e Meio Ambiente. O aplicativo é gratuito.

6. Descomplica

O Descomplica é um site que visa a preparar alunos para o Enem. O Descomplica oferece uma série de recursos, como vídeo-aulas, monitorias ao vivo e testes. O site oferece diversos planos de assinatura. O Descomplica também disponibiliza um aplicativo que funciona nos sistemas Android e iOS.

7. EDU.app

Esse aplicativo possui mais de dois mil vídeo-aulas produzidas pela Fundação Lemann em parceria com o Youtube Edu. Há conteúdo voltado para o Enem, com dicas para o exame.

8. Stoodi

O Stoodi é um site voltado para o Enem que oferece diversos planos de assinatura.

O Stoodi disponibiliza mais de 3800 vídeo-aulas e mais de 10.000 exercícios. Oferece também centenas de resumos, além de simulados no formato Enem.

9. Kuadro

O site Kuadro ajuda a preparar o aluno para o Enem. Vale ressaltar que praticamente todo curso ou aplicativo oferece algum diferencial. O Kuadro afirma que seu diferencial é a orientação pedagógica que oferece aos assinantes do site. O Orientador Pedagógico ajuda o aluno a organizar os estudos e o acompanha pessoalmente por meio do desempenho em simulados e provas.

10. Biologia Total

Como indicado pelo próprio nome, o site Biologia Total é voltado para alunos focados na disciplina de Biologia. O site pode ser muito útil para quem almeja uma vaga em um curso de Medicina. Além de vídeo-aulas, o Biologia Total oferece recursos como simulados mensais.


Comentários