Publicação

Software RH e departamento pessoal gratuitos ou pagos

foto de
Ricardo Junior

O que é um software RH?

Trata-se de um programa (ou sistema), desenvolvido para efetuar a gestão dos processos do departamento pessoal ou da área de recursos humanos.

Esses programas procuram atender duas grandes necessidades:

Operação: folha de pagamento, salários, holerites, cadastro de pessoal e outros controles operacionais ligados às pessoas;

Gestão: recrutamento e seleção, mapa das competências, metas e objetivos pessoas e outras atividades mais relacionadas à gestão estratégica da área.

Qual a função do software de RH?

Esses sistemas buscam, de uma forma geral, organizar processos, atividades e tarefas, bem como suprir informações e análises importantes para acompanhamento e tomada de decisões.

Dentre as várias funções dessas ferramentas, podemos citar:

Gestão da folha de pagamento;

Recrutamento e seleção;

Gestão de treinamentos e formações;

Controle de presença e horas;

Gestão de pessoas: competências, cargos, descrições de cargos, funções etc.;

Softwares RH gratuitos ou pagos?

Atualmente existem sistemas de departamento pessoal grátis e pagos. O mais importante, antes de optar por uma versão gratuita ou paga, é mapear as necessidades. Qual seria o uso? Quais processos a empresa precisa cobrir com o software?

Verifique se há a possibilidade de migrar para uma versão paga, quando necessário, ou mesmo transferir os dados de um software para outro, mesmo que através de uma simples exportação (arquivos CSV, por exemplo).

Alguns softwares de recursos humanos grátis

Atente para que a grande maioria dos softwares de rh online (SaaS), possuem versões gratuitas (limitadas), ou com um período de teste grátis. Softwares de recursos humanos completamente grátis, normalmente, são versões instaladas localmente e open source (servidores ou no próprio computador do usuário).

Bitrix24 (versão gratuita limitada);

Convenia (grátis para testar);

SoftwareRH (grátis para testar);

RH Gestor (requer instalação e grátis para testar).

Softwares para o departamento pessoal não requerem um valor de investimento alto. Na modalidade SaaS, onde cobra-se por planos, que variam conforme a necessidade de cada negócio.

Softwares de recursos humanos online

Esses são os softwares na modalidade SaaS, ou seja, em nuvem. A grande vantagem é que são programas normalmente disponíveis para todos dispositivos e podem ser acessados de qualquer lugar. Possibilitando um departamento de recursos humanos mais flexível e presente.

A seguir iremos falar um pouco dos principais softwares online que podem turbinar o seu RH, facilitar controles e melhorar a eficiência da sua gestão de pessoas.

 leia mais > https://www.appvizer.com.br/rh  


Comentários