Publicação

Entenda a importância da auditoria contábil para sua empresa

foto de
Diego Andrade Bini

Qual foi a última vez que a sua empresa fez uma auditoria contábil? Se a resposta for “nunca”, então temos uma má notícia para você.

No Brasil, cerca de 50% dos negócios fecham as portas com menos de 4 anos de operação. Uma das principais razões disso é o fato de que há pouco conhecimento ou controle da parte contábil do negócio.

Portanto, uma auditoria contábil é essencial para garantir que o seu negócio tenha as contas em dia e não corra o risco de falir. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura!

O que é a auditoria contábil?

Auditoria contábil é um processo de análise da situação financeira e da contabilidade da empresa, incluindo os seus aspectos tributários, de modo a aferir se os dados existentes estão de acordo com a real situação do negócio.

O objetivo da auditoria é comprovar de maneira científica se realmente os dados contábeis de um negócio são aqueles que os relatórios mostram ou se há algum tipo de desvio, falha ou problema nas contas da empresa.

Uma auditoria de contabilidade é realizada em seis passos. Antes disso, no entanto, o empresário deve contratar um escritório de contabilidade terceirizado que possa assumir essa função.

Em seguida, os passos deverão começar. São eles:

Passo 1

O primeiro passo de uma auditoria é a Pesquisa Ambiental. Na prática, trata-se de uma pesquisa em que o auditor passa a conhecer a natureza do negócio, seus segmentos e entenda todo o cenário em questão, incluindo manuais de regras da indústria ou de associações comerciais daquele segmento.

Passo 2

O segundo passo é o Planejamento de Auditoria. Nele, o objetivo do auditor é estabelecer um plano que deverá ser seguido durante o processo. A intenção é planejar as ações que permitirão estabelecer a verdade dos fatos.

Passo 3

O terceiro passo é o de documentação de todos os controles internos que já existem na empresa. Afinal, é necessário saber qual a confiabilidade da estrutura antes de verificar os dados.

Passo 4

O passo seguinte é o teste de controle, onde o auditor avaliará se os sistemas de controle interno estão trabalhando com segurança.

Passo 5

O penúltimo passo da auditoria é o teste substantivo, no qual o auditor irá executar todos os procedimentos contábeis para assegurar a exatidão dos valores contábeis da empresa.

Passo 6

A última etapa da autoria contábil é o relatório do auditor, que será elaborado segundo as Normas Brasileiras de Auditoria e trará os resultados do processo.

Quais são as vantagens de uma auditoria?

Agora que já entendemos bem o processo de auditoria contábil, é hora de estabelecer quais são os benefícios em realizá-lo na sua empresa. Confira a seguir alguns deles.

Fiscalizar a eficiência dos controles internos

Imagine que você precisa tomar uma decisão e tem dois conselheiros. Um deles só falou a verdade a sua vida inteira e o outro só mentiu o tempo todo. O conselho de quem você segue? O que sempre fala a verdade, certo?

Isso acontece porque a confiabilidade de uma informação é um dos aspectos mais importantes do processo de tomada de decisões. Sem confiar nos dados, não tem como tomar uma boa decisão.

O que a auditoria faz é colocar os seus sistemas de controles internos à prova para garantir um alto índice de confiabilidade nos seus relatórios.

Dificulta os desvios de bens e valores

Um grande medo dos empresários é que os seus contadores ou equipe financeira possam desviar bens patrimoniais ou valores da conta da empresa. A auditoria contábil é uma ferramenta muito poderosa que identifica e impede esse tipo de situação, inclusive produzindo provas para um possível processo judicial.

Resolve disputas entre sócios

Uma sociedade empresarial deve estar sempre pautada na confiança entre as pessoas. No entanto, isso não significa que não existam conflitos de vez em quando.

A auditoria contábil feita por um escritório de contabilidade terceirizado é um elemento que ajuda a resolver disputas e melhora a relação entre os sócios.

Prepara a empresa para receber investimentos

Para crescer, uma empresa precisa de investimentos. Eles podem ser internos (o negócio junta dinheiro para investir em si mesmo) ou externos, oriundos de pessoas que acreditam naquele modelo de negócio.

No entanto, por mais que as pessoas acreditam em um modelo de negócio, elas precisam garantir que não sairão no prejuízo e que as informações são fidedignas.

Por isso, uma auditoria contábil ajuda a preparar a empresa para ser analisada por possíveis investidores e possa receber aplicações de terceiros.

Quando fazer uma auditoria contábil?

Como as auditorias contábeis não são obrigatórias, muitas empresas simplesmente não as realizam. No entanto, é importante fazer o procedimento com certa regularidade.

O ideal é estabelecer um cronograma de auditorias. Pode ser a cada 2 anos, 5 anos ou até mesmo anual, dependendo do tamanho do negócio.

Além disso, a auditoria deve ser feita sempre que algum evento importante for ocorrer, como a fusão com outra empresa, por exemplo.

E aí, aprendeu mais sobre a auditoria contábil? Não se esqueça de que esse procedimento é importante para todos os tipos de empresas, das menores até as maiores.

Aproveite que está por aqui e comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!


Comentários