Publicação

O que é SMTP: entenda como funciona

foto de
Diego Andrade Bini CONTEÚDO EM DESTAQUE


Se a sua empresa precisa montar uma estratégia completa de comunicação e presença digital, deve aprender o que é SMTP. Afinal, esse tipo de servidor é essencial pro seu negócio.

Um SMTP é um servidor essencial destinado a trabalhar com e-mails. Por isso, empresas que fazem e-mail marketing ou precisam enviar e receber muitas mensagens devem ter um exclusivo para isso.

Quer saber mais sobre o assunto e como escolher um bom SMTP? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é SMTP?

Você sabe como funciona a Internet? Para saber o que é SMTP, precisa entender como ela funciona.

Basicamente, a Internet é uma conexão entre vários computadores. Por exemplo, você está lendo isso agora em um dispositivo que é um computador, seja um notebook, seja um smartphone.

No entanto, este artigo está hospedado em outro computador, que é um servidor.

Quando você quis acessá-lo, o seu computador enviou uma mensagem para o nosso computador e solicitou a página com o arquivo. Então, ele recebeu a página e abriu no seu dispositivo. Essa comunicação durou pouquíssimos segundos, provavelmente menos de 2 segundos completos.

Portanto, sempre que queremos ter uma presença online, precisamos de um servidor. Eles podem ser únicos para nós, compartilhados ou termos uma conta em uma plataforma que se hospeda em um servidor próprio, como uma rede social.

No entanto, há um tipo especial de servidor, que é o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Esse servidor é uma espécie de "agência dos Correios" da Internet. É para ele que você entrega um e-mail para que ele envie ao destinatário.

A característica principal desse tipo de servidor é que ele usa o protocolo de transferência de e-mail simples para entregar e receber todas as mensagens do usuário de maneira segura e sigilosa.

Por que você precisa de um SMTP?

Agora que você já sabe o que é SMTP, deve estar se perguntando por que você precisa de um. Afinal, você tem uma conta no Gmail, recebe e envia mensagens sem pagar nada e sem ter um desses servidores.

De fato, o Gmail e outros provedores de e-mail (como o Outlook ou o Live) oferecem endereços de e-mail de qualidade, gratuitos e sem que o cliente precise contratar um SMTP pois eles já têm um desses próprios.

No entanto, a sua empresa não pode usar vários serviços de e-mail com um Gmail. Por exemplo, você não consegue enviar e-mail marketing para milhares de pessoas por um contato desses.

Para poder usar a força das newsletters e outras ferramentas de comunicação via e-mail, como a automação da sua estratégia de e-mail marketing, você precisará de um servidor SMTP de qualidade a sua disposição.

Como escolher um SMTP para sua empresa?

Saber o que é SMTP é só a primeira parte da tarefa de montar a estrutura necessária para uma boa estratégia de e-mail marketing. No entanto, existe uma outra parte nesse trabalho: saber como escolher um bom servidor para o seu negócio.

Isso porque existem SMTPs gratuitos e pagos. Para muita gente, é fato que os servidores gratuitos oferecem boa qualidade de serviço.

No entanto, também é fato que muitos servidores gratuitos estão na blacklist de SPAM por serem usados para más práticas de e-mail marketing.

Servidores que estão na blacklist são mais facilmente bloqueados e marcados como SPAM pelos gerenciadores de emails profissionais, como o Gmail.

Por isso, é importante saber como escolher um bom servidor SMTP para que suas mensagens cheguem ao seu público.

Veja como fazer essa escolha abaixo!

Confira a capacidade de envio do servidor

Um dos problemas dos servidores SMTP gratuitos é que eles têm uma baixa capacidade de envio diário de e-mails. Por exemplo, o Gmail, o Yahoo e o Outlook costumam limitar em 100 e-mails diários.

Para uma pessoa "comum", 100 e-mails por dia é mais do que o suficiente. Aliás, é bem mais do que o suficiente e, portanto, não há porque pensar muito sobre isso.

No entanto, para quem faz e-mail marketing, 100 e-mails por dia não é "nada". É insuficiente, já que as principais listas têm milhares de contatos.

Veja qual a qualidade do envio

Como já mencionamos, alguns servidores entram em uma "lista do mal" por fazerem SPAM. Por isso, os servidores pagos utilizam procedimentos que são mais confiáveis e que são aprovados pelos gerenciadores, como o Gmail e o Yahoo.

Uma das melhores formas de garantir que o seu e-mail marketing não será bloqueado e marcado como SPAM é contratar um pacote de IP dedicado, de modo que as mensagens sejam entregues com mais confiança.

Outra maneira de fazer isso é com assinaturas criptografadas SPF e DKIM, que ajudam a informar ao servidor de quem vai receber a mensagem qual é a sua origem.

Analise outras funcionalidades do servidor

Atualmente, muitos servidores SMTP são montados de modo a servir as empresas que precisam enviar e-mails marketing. Por isso, eles já contam com várias funcionalidades úteis para esse serviço, como relatórios de envio, estatísticas, funções para cancelar inscrição na lista e muito mais!

Ufa, quanta coisa vimos hoje! Agora você já sabe o que é SMTP, para quê serve e como escolher o melhor para o seu negócio.

Antes de sair por aí fazendo e-mail marketing, no entanto, não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!


Comentários