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Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing

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Carlos Iglesias CONTEÚDO EM DESTAQUE

marketing de conteúdo é considerado por mais de 40% dos profissionais de marketing como a estratégia de venda mais efetiva.

E não é para menos. Custa até 60% menos do que outras estratégias de marketing tradicional e gera até 3x mais resultados.

O motivo é simples. Entre outros benefícios, o marketing de conteúdo atrai pessoas que estão interessadas ou pré-dispostas a comprar seus produtos ou serviços. O marketing de conteúdo atrai pessoas que “precisam” da informação e iniciam um processo de relacionamento com a marca.

Por isso, Marketing de Conteúdo é uma dos principais pilares do Inbound Marketing, conhecido também como Marketing de Permissão.

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção de materiais informativos úteis e ricos para atrair potenciais clientes.

O objetivo é conseguir visitantes, construir a autoridade da marca, gerar leads, criar engajamento e iniciar um processo de funil de vendas e relacionamento.

Dentre os tipos de conteúdo mais utilizados estão as postagens em texto, vídeos, infográficos, ebooks e podcast.

Inbound Marketing e conteúdos indicados para cada fase da Jornada de Compra

O marketing de conteúdo é baseado em uma jornada da compra em forma de “funil”. Inicia com a atração do potencial cliente e o primeiro contato com a marca.

Confira cada etapa:


Atrair

Nesta fase o objetivo é atrair o máximo de visitantes qualificados (que possam ser compradores).

Nessa etapa, o objetivo do marketing de conteúdo é gerar:

  • Contato inicial com a marca;
  • Início de um relacionamento;
  • Retorno de visitantes;
  • Branding.

Nessa fase utiliza-se blog posts, técnicas de SEO para melhorar o posicionamento dos conteúdos, publicações nas redes sociais e vídeos no Youtube com temas mais ‘abrangentes’.

Converter

Converter é uma etapa entre o topo e o meio do funil. Aqui o objetivo é tornar o visitante (desconhecido) em lead com a captação das principais informações para contato. Por exemplo: nome, telefone e e-mail.

O objetivo é ter um relacionamento com os visitantes e iniciar o engajamento. Vale lembrar, raramente uma pessoa compra no primeiro contato com a empresa, normalmente são mais de 3 interações.

Para converter o visitante em lead e captar as informações costuma-se oferecer uma recompensa através de landing pages e call to actions. Por exemplo: para baixar uma planilha, curso em vídeo ou ebook é necessário preencher um formulário.

Após conquistado o lead,  utiliza-se um processo de automação que envolve enviar mensagens para o potencial cliente por e-mail marketing, mensagens em redes sociais e eventos online pelo YouTube.

O lead passa a ser mais envolvido pela marca, que trabalha conteúdos relevantes para ele. O marketing de conteúdo serve para fazer o lead entender melhor os seus problemas, reconhecer as vantagens que ele pode obter ao resolver suas necessidades e apresentar possíveis soluções.

Vender

Transformar leads em compradores é um processo contínuo e que está relacionado diretamente com o engajamento e relacionamento conquistado. Quanto maior for o envolvimento do lead, menor será a sua  objeção em comprar da sua marca.

O que esperar ao aplicar o marketing de conteúdo na sua estratégia de Inbound Marketing

Ao aplicar corretamente o marketing você pode esperar resultados como:

Visibilidade da marca - Branding

Com o grande volume de visitas (topo de funil) a marca terá visibilidade. E melhor, com um conteúdo útil e de qualidade a empresa não será apenas “vista”, mas sim lembrada como autoridade no assunto.

Base de leads compradora

A lista de leads aumentará gradativamente e proporcionará a oportunidade de cada vez fechar novas vendas com o passar do tempo e trabalho continuo

Crescimento do volume de vendas

As estratégias de automação envolvendo o marketing de conteúdo são altamente efetivas e isso permite aumentar as vendas.

Diminuição do tempo de ciclo de vendas

Devido a automação e engajamento realizado na jornada da compra o tempo do ciclo desde a chegada do visitante até o momento da conversão é menor.

Vendas constantes

Um funil de inbound marketing trabalha de forma constante e quase automaticamente, cada vez empurrando os visitantes mais para o fundo até a conversão.

Assim, ao manter o foco na atração de visitantes qualificados e com o uso da automação é possível fazer as vendas periodicamente.

Redução de custos com marketing

Reduzir custos sem perder qualidade é um dos objetivos principais de todo o negócio. O marketing de conteúdo pode fazer isso por você.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de baixo custo para colocar em ação, elevado alcance, excelente ROI (Retorno sobre Investimento) e necessita de poucos funcionários.

A estrutura é enxuta e boa parte do trabalho pode automatizado.

Aumento do ticket médio

Construir uma base de leads qualificados, tanto potenciais clientes quanto compradores, traz a possibilidade de se relacionar e oferecer novos produtos.

É diferente de uma loja que o cliente entra, compra, vai embora e talvez nunca mais volte.

Com a base de leads você pode enviar produtos relacionados, instigar a compra, avisar das promoções e manter o consumidor sempre engajado e interessado pela empresa.

Redução do custo de aquisição de novos clientes

Vender para quem tem dúvidas ou não está realmente interessado demanda mais tempo da equipe e representa mais custo.

Educar o público e fornecer guias com conteúdos completos diminui as dúvidas e objeções na hora do fechamento das vendas, além de reduzir problemas no pós-venda e suporte.

Métricas em tempo real

A obtenção de dados específicos e bem organizados são um dos pontos fortes das campanhas de marketing digital.

Ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo terá em tempo real dados como:

  • Visitantes no site;
  • Percentual de visitantes x leads. Quantos entraram na sua base?
  • E-mails marketing enviados, taxa de abertura, leitura, quantidade de visitas na página de vendas, quantos compraram e quantos desistiram na hora de fazer o pagamento;
  • ROI sobre a campanha;
  • Ticket médio dos compradores;
  • Horários com melhor receptividade;
  • Resultados de vendas e faturamento;
  • E muito mais.

Com base nas métricas obtidas é possível personalizar uma campanha de marketing de conteúdo com ainda mais efetividade e conversão.

E talvez o mais importante, descobrir se está ou não valendo a pena investir na estratégia. Afinal, se não estiver trazendo lucro, suspenda.

Desvantagens do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Embora a estratégia de marketing de conteúdo tenha excelentes benefícios, ainda assim é possível observar algumas desvantagens:

Resultados não são imediatos

Para que a automação funcione e comece a gerar vendas regularmente e dentro do esperado é preciso uma quantidade mínima de leads. Normalmente os resultados são vistos com 6 a 12 meses de trabalho.

Planejamento Complexo

É necessário um planejamento profissional e bem estruturado abrangendo o estudo de palavras chaves, etapas do funil, materiais a serem desenvolvidos e toda a automação de marketing com os respectivos disparos de e-mails e configurações de ferramentas utilizadas.

Equipe especializada

Profissionais qualificados em marketing digital e inbound marketing são obrigatórios para o sucesso da estratégia.

São muitas fases para organizar estruturar, bem como alterações nas estratégias após colher as métricas das ações executadas.

Vale lembrar que no inbound marketing utilizam-se ferramentas específicas como: criadores de páginas de captura (landing pages), ferramentas de e-mail marketing e automação, chat bots, entre outras.

Isso sem falar em toda a estrutura de planejamento, isca digital, oferta e funil.

Por isso esqueça o “faça você mesmo”.

Converse com um consultor especializado.

Marketing de conteúdo é indicado para o seu negócio?

Não há restrições para quem pode utilizar a estratégia em um negócio, mas o ideal é estar disposto a trabalhar com marketing digital.

Empresas engessadas e muito tradicionais que não apostam nos meios digitais dificilmente conseguirão utilizar o marketing de conteúdo com eficiência.

O marketing de conteúdo é indicado para negócios que se amoldam em um destes três modelos:

  • Dispostos a lançar a sua empresa nos meios digitais e começar a captação de clientes usando a internet;
  • Já usam marketing digital e desejam aprimorar ou implementar o marketing de conteúdo na estratégia;
  • Possuem um site simples e desconhecem a estratégia, mas estão dispostos a utilizá-la para conquistar novos clientes.

Gostou do assunto?

Quer descobrir se a sua empresa tem boas chances de sucesso com a implementação do marketing de conteúdo? Entre em contato com a gente.

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