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Tendências do Chatbots em 2020

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Felipe Giannini CONTEÚDO EM DESTAQUE

O mercado chatbot deve crescer de US$ 703,3 milhões em 2016 para US$ 3.172,0 milhões em 2021, de acordo com pesquisa da MarketsandMarkets. Os chatbots inteligentes estão sendo amplamente adotados em todos os tipos de empresas - desde as 500 da Fortune até as próximas start-ups, para ganhar ritmo e eficiência.

Os chatbots cantarão ajudará o negócio a economizar mais de US$ 8 bilhões por ano até 2022. Com um potencial de inovação significativo, aqui está um rápido resumo das tendências da indústria chatbot que podemos testemunhar em 2020.

1.Os Chatbots farão pagamentos

Os Chatbots vão além da experiência de atendimento ao cliente e vão impactar sua receita diretamente ao incorporar opções de pagamento. Poderia ser tão simples quanto um usuário digitar "pagar conta de teleofone", e o chatbot levaria a conversa até o pagamento final. Quando um usuário inicia uma solicitação, o bot envia uma solicitação de API e retorna o link de pagamento para prosseguir.

A conexão com a infra-estrutura de pagamento dá ao chatbot dados suficientes, o que permite que você promova o "upselling" de conversas aos seus usuários. O mesmo pode ser usado para fornecer atualizações sobre os dados da transação de um usuário, confirmação de pagamento, registros de despesas, etc., o que leva à alta confiança e retenção do usuário.

2. Bots de Voz

A voz é a próxima grande coisa!

Um artigo da Forbes diz que mais de 50% de todas as buscas até 2020 serão feitas por voz. Pesquisas da Accenture afirmam que os consumidores digitais preferem plataformas de mensagens que tenham interfaces baseadas em voz e texto. Os usuários já estão acostumados a começar seus dias com "Ok Google, o que está no meu calendário hoje?". É tudo para facilitar aos seus usuários uma experiência perfeita com o seu negócio, e você pode conseguir isso através de chatbots com voz.

Os bots conversacionais utilizam inteligência artificial e são capazes de auxiliar tanto em texto quanto em voz. A tendência de automatizar o engajamento dos clientes continuará a crescer em 2020, o que será de grande ajuda em setores como seguros, viagens e educação. A capacidade desses bots só vai aumentar, com o aumento da dependência humana em relação a eles.

3. Chatbots com Toque Humano

Os Chatbots estão melhorando a um ritmo sem precedentes, e a participação de mercado não está nem perto da saturação. Hoje, os chatbots podem realizar múltiplas tarefas, tais como sugerir-lhe opções junto com a resposta às suas perguntas. Em resumo, você pode esperar que os chatbots sejam mais humanos, porque um chatbot mais humano o manterá engajado, conduzindo a conversa para frente, ao invés de quebrá-la.

Os chatbots de Inteligência Artificial (IA) irão imitar a conversa humana e identificar a intenção por trás do texto que os clientes digitam. Os Chatbots então entregarão uma resposta que corresponde exatamente à consulta de um ser humano.

Este ano, com AI-integrado com chatbots, os chatbots irão preparar agentes de atendimento ao cliente para conversas de alto impacto. Os Chatbots alimentados por IA irão captar padrões no comportamento do cliente, aprendendo com suas interações.

4. Chatbots com Inteligência Emocional

A inteligência emocional de uma forma ampla é a compreensão das emoções humanas a partir de uma conversa e a resposta a elas em conformidade. Um exemplo de tecnologia que está abrindo novos caminhos em termos de EQ é quando a IA usa técnicas de detecção de características faciais para detectar como uma pessoa está se sentindo.

Quando um chatbot detecta o que você digitou, ele automaticamente extrai informações e tenta entender seu humor para saber se você está com raiva, triste ou feliz. Chatbots também estarão examinando a pontuação e a capitalização para prever suas emoções.

Em 2020, os chatbots baseados em inteligência emocional desempenharão um papel vital na indústria de tecnologia AI que transformará muitos setores. De acordo com as previsões, as empresas construirão bots com inteligência emocional para trazer soft skills aos negócios que criarão um impacto profundo na forma como os consumidores alcançam e interagem com as empresas.

5. Chatbots baseados em Processamento de Linguagem Natural

Os chatbots integrados de Processamento de Linguagem Natural (PNL) serão extremamente úteis para organizações que têm mais cenários de atendimento ao cliente. A PNL avalia a intenção da contribuição do usuário e gera respostas.


A PNL tem o poder de aprender com conversas passadas e melhorar a capacidade de fornecer respostas. Relatórios mostram que o Royal Bank of Scotland (RBS) já está usando o PNL em seus chatbots para melhorar a experiência do cliente através da análise de texto.

Em 2020, você verá mais desenvolvedores trabalhando nos métodos para treinar seus bots em múltiplas interações e conversas pelas quais um bot pode passar. Para saber mais detalhes, confira nosso treinamento de chatbot no Facebook, chamado de Robô Milionário.

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