Publicação

Como trabalhar em casa durante a pandemia?

foto de
Denilson Marcos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Com a situação imposta pelo coronavírus, quem trabalha com serviços que exigem a presença se viu impedido de fazer seu trabalho. As constantes falhas no sistema de auxílio emergencial também deixou pessoas desassistidas e até mesmo em necessidade.

Independente de qual seja a sua situação, existem algumas alternativas para trabalhar em casa durante a pandemia. Não faltam oportunidades para ganhar dinheiro online e nosso objetivo é te ajudar a melhorar sua renda ou reduzir o impacto causado pela quarentena.

Nos próximos parágrafos, vamos te mostrar como se organizar para trabalhar em casa e algumas alternativas para fazer renda extra na internet.

Confira abaixo!

Como se organizar para trabalhar em casa?

A primeira coisa que deve fazer na organização do seu home office é designar um espaço específico da casa destinado ao trabalho. Se tiver um cômodo à disposição, utilize-o e prepare-o para ser o seu escritório ou ateliê.

Se essa não for uma possibilidade, reserve um espaço em um dos cômodos. Idealmente, ele deve ser o espaço mais isolado da casa. Evite também colocar seu espaço de trabalho próximo à cama ou um sofá.

Em seguida, começa a preparação desse espaço. Como ele deve ser exclusivo para o trabalho, se assegure de que os únicos objetos nele sejam úteis para o que for fazer. No máximo alguns itens de decoração.

Vale lembrar que, quanto mais coisas tiver ao seu redor, mais fácil sua concentração será quebrada. O minimalismo é um grande aliado aqui.

Com todo o espaço físico pronto, chegou a hora de arrumar o seu espaço digital. Quais programas e aplicativos serão necessários no seu dia a dia?

Se nunca trabalhou em casa e não tem noção de quais aplicativos são boas opções para melhorar sua produtividade, confira algumas sugestões abaixo.

Melhores aplicativos para trabalhar em casa durante a pandemia?

Trello: permite organizar sua rotina e tarefas por um sistema de cartões digitais. Nele, você pode colocar informações, anexar arquivos e organizá-lo por cores.

MindMeister: ideal para quem trabalha com projetos grandes. O MindMeister permite planejar objetivos e metas a alcançar.

Evernote: o aplicativo de notas definitivo. Você pode colocar anotações, arquivos, imagens e até mesmo fazer notas de voz. Uma ótima opção para anotar ideias e resgatá-las depois para botar em prática.

Existem diversos aplicativos que podem melhorar sua produtividade e gerenciar seu trabalho em casa. Por ora, recomendamos que comece apenas com esses três.

Baixar aplicativos demais acabará causando o efeito contrário ao objetivo: perderá mais tempo usando cada aplicativo do que produzindo.

A última parte da organização do seu trabalho em casa poderá ser um pesadelo para quem não gosta de seguir rotina: defina seus horários para trabalhar.

Talvez você esteja querendo uma experiência diferente de um trabalho convencional, que já está acostumado. Você ainda terá isso. Afinal de contas, trabalhando em casa você terá a liberdade de escolher seu horário de trabalho, ao invés da sua empresa selecionar por você.

Por outro lado, quando se trabalha em casa, é comum misturar tarefas e horários de lazer com os de trabalho. Porém, isso é prejudicial não apenas para a sua produtividade, mas para a sua saúde.

Quando você define seu horário para começar e terminar a trabalhar em casa, te facilita estabelecer uma rotina, manter o foco e reduzir o stress.

Agora, a parte que mais interessa: como ganhar dinheiro na internet!

Como ganhar dinheiro na internet?

Conseguiu organizar seu espaço para trabalhar em casa durante a pandemia? Então é hora de saber como você pode faturar renda extra!

Venda de produtos

Sabia que não é difícil criar uma loja virtual na internet? Se já estava acostumado a criar e vender seus produtos localmente, você pode migrar seu comércio pela internet!

Existem diversas plataformas que facilitam a criação de um ecommerce, ideal para quem não tem experiência em criar sites.

Além disso, você também pode vender pelas redes sociais como Facebook, Pinterest e Instagram.

Prestação de serviços online

Existem diversas carreiras que pode seguir no ambiente digital. O melhor de tudo é que isso não é mais reservado para “gênios do computador”. Assistentes virtuais, escritores e até vendedores podem agir exclusivamente pela internet.

Para aprender qualquer uma dessas carreiras, o investimento inicial é zero! Não faltam cursos gratuitos que te ensinarão os primeiros passos para começar e o que aprender para desenvolver suas habilidades.

As plataformas de trabalho online também não costumam cobrar taxas de seus usuários que estão procurando serviços. Além disso, você também pode criar um site ou usar suas mídias sociais para divulgação.

Produção de conteúdo

Você já deve ter familiaridade com o universo dos influenciadores digitais. Que tal se tornar um? É perfeitamente possível ganhar dinheiro criando conteúdo e falando sobre o que gosta na internet.

O melhor de tudo é que não faltam plataformas para você fazer isso. Para quem tem mais afinidade com a escrita, por exemplo, os blogs e as listas de email ainda são muito relevantes, permitindo que crie conteúdo, venda posts patrocinados ou até mesmo recomendando produtos e ganhando uma porcentagem a cada venda.

Se era fã dos programas de rádio e ser um radialista já passou por sua cabeça, você pode começar seu próprio podcast. 

Claro que também não poderiam faltar os vídeos. Ganhar seguidores no Instagram ou em outras mídias sociais populares como o TikTok pode render dinheiro em um futuro próximo. 

Porém, esse também é um revés desse modelo. Como o ganho não é imediato, terá de ficar um bom tempo trabalhando consistentemente em seu conteúdo para atrair seguidores e começar a gerar renda extra a partir dos seus posts.

Se tiver urgência em complementar sua renda, recomendamos começar pelos modelos acima, mas nada te impede de também trabalhar com produção de conteúdo próprio.

Pense em cada um como se fossem projetos de curto e longo prazo!

Todos esses métodos vão te permitir trabalhar em casa durante a pandemia. Em todos eles, é necessário montar seu espaço de trabalho e se organizar para maximizar sua produtividade.

Quais dessas maneiras de ganhar dinheiro na internet pareceu o melhor para você? Comente conosco!


Comentários