Publicação

Princípios do design gráfico e a sua importância


Primeiro o que é design gráfico?

Simplesmente design gráfico significa comunicar as pessoas por meio da arte visual.

O design gráfico é o processo de criação de conteúdo visual e textual para comunicar mensagens a um grupo-alvo. Envolve a aplicação de tipografia, fotografia e ilustração, em combinação com hierarquia visual e técnicas de layout de página. O design gráfico do século XXI vai além da mídia impressa tradicional e inclui web design, embalagem, localização e também design de exposições.


Tipos de designs gráficos:

O design está em toda parte. Vemos isso em outdoors enquanto dirigimos pela rua. Quando vamos a um restaurante e olhamos os menus, vemos isso. Quando nos sentamos no sofá e assistimos à televisão, isso é visível nos comerciais, propagandas e até mesmo nos filmes e programas de TV.


Design persuasivo : este tipo de design é orientado para a publicidade. Consiste em influenciar o comportamento do sujeito ao observar o referido desenho; sendo usado com frequência por empresas comerciais para atrair o público.

Design para a administração: este tipo de design é utilizado para a criação de formulários, tickets, notas fiscais, etc.

Design para informação: dedica-se ao fabrico de revistas , jornais, livros, etc. da mesma forma que é utilizado para o criação de sinais de trânsito.

Design educacional: este estilo de design é aplicado no campo da educação, devendo ser elaborados todos os tipos de livros escolares, cartões didáticos, etc.

Design de instrumentos: é utilizado na fabricação de todos os tipos de controles existentes como câmeras, relógios, computadores, celulares, etc.

Podemos dizer que o Design está ao nosso redor e estimula e motiva muitas de nossas decisões subconscientemente todos os dias.

Um ambiente onde o design gráfico tem um peso enorme está na criação de Jornais, revistas, flyers, websites; já que se pretende gerar algum tipo de fidelização do público, todos os elementos visuais devem ser concebidos de forma estética.


Qual a importância do Design Gráfico?

O design gráfico assume um trabalho significativo e trata-se de uma peça indispensável em qualquer negócio ou evento.

O design é uma parte importante da vida diária de TODOS no mundo. As pessoas podem não notar, mas se você não prestar atenção, não significa que não esteja ali. Pacotes, garrafas, banners, outdoors, logotipos, notas, pôsteres, capas de álbuns de música e muitas outras coisas não podem permanecer as mesmas o tempo todo. Eles têm que evoluir, eles têm que mudar e prosperar.

  • Através do design gráfico é possível inspirar o público, informá-lo ou chamar a sua atenção, para que haja uma relação estreita desta disciplina com a publicidade, o marketing, a animação, a fotografia e outras artes visuais.


Reconhecimento de marca. Por exemplo, um bom design de logotipo faz com que sua marca seja facilmente reconhecida, exceto por escrever um texto. O mesmo se aplica ao uso de cores.

Bons Designs, ajuda suas campanhas de marketing a obterem mais resultados. Não importa o dinheiro gasto em ADS, projetos ruins levam ao desperdício de dinheiro na maioria das vezes.

Um bom Design Gráfico atrai mais clientes para um negócio, criando um conceito que visa um público específico.

A verdade é que o design gráfico sempre foi importante  e sempre será uma profissão qualificada ao lado da arquitetura e do design de interiores.



Os princípios mais essenciais do design gráfico

Quais são os princípios básicos de gráficos e design?

Os elementos, ou princípios, do design visual / gráfico incluem :

  • Contraste, Equilíbrio, Ênfase, Movimento, Linhas, Espaço em Branco, Proporção, Hierarquia, Repetição, Ritmo, Padrão, Unidade e Variedade.


O design gráfico pode usar designs baseados em imagens envolvendo fotos, ilustrações, logotipos e símbolos, designs baseados em tipos ou uma combinação de ambas as técnicas.

  • Linhas: retas, curvas, onduladas, grossas, finas - quando se trata de linhas, as possibilidades são ilimitadas. As linhas permitem que os designers dividam um espaço ou separem o conteúdo em um layout.
  • Formas: as formas oferecem uma variedade de maneiras de preencher espaços de forma criativa, para apoiar texto e outras formas de conteúdo e para equilibrar um design. As formas podem ser criadas do nada, usando espaços em branco para dar uma estrutura de design e clareza.

  • Cores: a cor, ou a ausência de cor, é um elemento importante de qualquer design. Com um conhecimento sólido da teoria da cor, os designers podem influenciar de forma surpreendente um design e uma marca, integrando cores de forma ousada ou com sutileza brilhante.
  • Tipo: o tipo pode transformar uma mensagem de mero texto em uma obra de arte. Fontes diferentes, combinadas com alinhamentos, espaçamento, tamanho e cor personalizados, podem adicionar força ao ponto em que você está se comunicando com o mundo.
  • Textura: A textura dá a sensação de uma superfície tátil por meio de sua aparência visual e adiciona uma sensação de profundidade, aprimorada pela seleção de papel e material apropriados.

Esses princípios de design trabalham juntos para criar algo que é esteticamente agradável e otimiza a experiência do usuário.


As principais ferramentas de Design Gráfico ( Sofwares gráficos)

Existe uma série de softwares de design que os designers gráficos devem usar, porém  os básicos são Photoshop, Illustrator, InDesign.


O Photoshop permite que você manipule pixels. As imagens compostas por pixels são chamadas de imagens raster. Serve para criar elementos rasterizados (baseados em pixels) e editar fotos. Como os sites ainda são em sua maioria rasterizados, ele é usado em Web Design

O Illustrator permite que você manipule formas que não são compostas de pixels. Isso é chamado de imagem vetorial. Serve para projetar elementos vetoriais (logotipos, arte plana, desenhos de linha). Você pode criar páginas nele, criar elementos a serem incorporados nas páginas. Projetos de design menores, como cartões de visita, parecem adequados para criar no Illustrator, essa é uma ótima ferramenta.

O InDesign destina-se ao layout de documentos de várias páginas (como livros e PDFs de várias páginas) - você faz o layout da página geral e incorpora os elementos vetoriais e rasterizados criados noIllustrator e Photoshop. O InDesign oferece melhor controle do fluxo de texto, formatação e espaçamento de elementos individuais - é como o Microsoft Word, mas com melhor precisão.


Os designers profissionais possuem uma mente criativa com inclinação artística e muito mais. Habilidades de observação afiada e pensamento analítico são ferramentas essenciais para o design gráfico

Decida qual setor específico você deseja aprender sobre design gráfico. Há muitos setores no design como: manipulação de fotos, design de embalagens, removedor de fundo ou criador de banner de pôster. (É necessário conhecimento de Photoshop para esta habilidade)

Se você deseja se tornar Designer gráfico profissional - sugerimos que conheça o Treinamento Completo DG Essential - Aprenda conceitos de PURO Design e técnicas, e domine as 2 ferramentas da Adobe: Illustrator e Photoshop


Para mais dicas e conteúdos sobre design, inspiração, tendências, novidades você pode encontrar navegando pelas categorias do nosso site. MD Marketing Design


Comentários