Publicação

5 dicas para comprar online com segurança

foto de
Denilson Marcos CONTEÚDO EM DESTAQUE

Você está navegando pela internet quando encontra um anúncio do produto dos seus sonhos e, o melhor: por um preço incrível! Antes de correr para encher o seu carrinho, você tem certeza de que está em um e-commerce confiável? Algumas dicas para comprar online com segurança são capazes de determinar se você está fazendo uma boa escolha!

A verdade é que, à medida que a modalidade de comércio online cresce, os crimes virtuais também aumentaram. Como estamos cada vez mais adaptados aos e-commerces, podemos acabar por deixar passar detalhes importantes, que nos colocam em fraudes e golpes.

Assim, para evitar complicações e ter somente ótimas experiências nos seus pedidos, não deixe de checar as 5 dicas para comprar online com segurança. Certamente, há alguma orientação nesta lista que você ainda não está seguindo e pode ser útil para suas próximas compras.

Confira os indícios de confiabilidade de um e-commerce

Para diferenciar uma loja online confiável de uma que não oferece segurança para os consumidores foram desenvolvidos critérios específicos. Esses são considerados indícios de confiabilidade, que costumam estar presentes somente em sites que prezam pela transparência.

Assim, sempre que você acessar uma loja virtual, busque por três indícios de confiabilidade principais, que são: selo HTTPS, dados jurídicos e canais de atendimento. Quer um exemplo prático? A loja KaBuM!, especializada em tecnologia, é um modelo que conta com todos esses aspectos e cada um deles tem uma função importante.

O selo HTTPS é representado pelo cadeado no início do link do site, quando digitado no navegador. Ele é importante porque garante que, ao navegar pelas páginas, o usuário não estará exposto a riscos.

Os dados jurídicos podem ser encontrados no rodapé do site ou na página Sobre Nós. Se uma loja online não apresenta esses dados, desconfie! Afinal, lojas transparentes não têm motivos para esconder sua identidade jurídica.

Por fim, a presença de canais de atendimento mostra que a marca tem interesse em atender seus clientes. Ou seja, quem quer comprar em loja confiável, como o KaBuM!, precisa checar se o e-commerce preenche estes indícios principais de segurança.

Não clique em links suspeitos

Quem nunca recebeu uma promoção incrível em um link do WhatsApp? Porém, o que nem todo mundo sabe é que muitas dessas “ofertas” são golpes para roubar os seus dados – o famoso phishing. Mas como identificar um link suspeito?

Primeiro é preciso observar atentamente o link que aparece na mensagem. Por vezes, eles contam com pequenos erros no nome da marca ou mesmo erros de gramática. Basta pensar que nenhuma loja séria faria uma promoção com erros no próprio nome para entender o quanto a leitura do link é importante.

Vale também pesquisar na internet se determinada loja está fazendo promoções. Quando ofertas enganosas surgem no mercado, especialmente aquelas que usam nomes de grandes empresas, a marca vem a público para alertar sobre uma fraude.

Reputação do site

Outro item fundamental para checar antes de qualquer compra é a reputação do site. Plataformas como Reclame Aqui e eBit são bastante populares entre os consumidores, mas você também pode se valer das redes sociais para obter mais informações.

Na hora de fazer uma compra, confira as redes sociais da loja online para descobrir o que os consumidores estão reportando para a plataforma. Em muitos casos, é possível encontrar relatos diversos, que poderão ser úteis para definir se um e-commerce é confiável.

Se a loja em questão não tiver nenhuma rede social, também é motivo para ficar alerta. Afinal, o marketing tem sido cada vez mais focado nesse tipo de rede e estar de fora delas pode ter um significado nada positivo quando falamos de lojas online.

Desconfie de pedidos de informação fora do comum

Quando você realiza uma compra online, geralmente precisa preencher um formulário que inclui dados pessoais e endereço. Além disso, para métodos de pagamento como o cartão de crédito, é preciso informar o número do cartão, o nome e a chave de segurança – mas nunca a senha.

Por isso, se qualquer e-commerce solicitar a inserção da senha do seu cartão, feche a janela! Nenhuma compra online com segurança exige esse tipo de informação, fazendo com que a empresa que faz esse tipo de solicitação esteja cometendo uma grave fraude.

Não salve suas informações bancárias

A praticidade de salvar senhas e dados bancários em uma loja de sua confiança pode ser irresistível, mas evite esse tipo de atitude. O problema, neste caso, não está tanto no e-commerce, mas nos cybercrimes que podem acontecer.

Casos de vazamentos de informações não são raros no Brasil e no mundo, sendo que os criminosos virtuais buscam, justamente, quebrar o banco de dados de sites que costumam salvar informações dos clientes para utilizar em compras.

Assim, para aumentar sua segurança na hora de comprar online, opte por não salvar seus dados bancários no processo de compra.

Suas compras online com mais segurança

Garantir a sua segurança nas compras online não é nada complexo. De fato, com apenas 5 dicas básicas o consumidor consegue identificar uma loja confiável em meio a milhares de opções que estão presentes na internet.

Como recursos extras de segurança, é possível utilizar um bom antivírus, além de estar sempre atualizado nas notícias que mostram quais são os golpes recentes. Dessa forma, ao fazer compras pela internet, sua única preocupação vai ser com a espera pela entrega do produto comprado, e não com a sua segurança.

Espero que essas dicas tenham sido úteis, principalmente agora que estamos vendo diariamente o aumento de golpes na internet. Saiba que comprar em uma loja confiável só depende de você. Analise antes de comprar seguindo essas orientações, e tenha a certeza de fazer um bom negócio online.


Comentários