Publicação

As multas e sua influencia no seguro do seu automóvel

foto de
Charles Rocha CONTEÚDO EM DESTAQUE

As multas e sua influencia no seguro do seu automóvel, dúvida muito importante na hora da contratação do seguro do seu carro.

Multas e sua influência no seguro do seu automóvel no Brasil

Introdução

As multas de trânsito são uma realidade enfrentada por muitos motoristas no Brasil. Além das consequências financeiras imediatas, elas também podem afetar o valor do seguro do seu automóvel. Neste artigo, discutiremos a influência das multas no seguro e como você pode evitar problemas futuros.


A relação entre multas e seguro

Quando você contrata um seguro de automóvel, a seguradora avalia diversos fatores para determinar o valor do prêmio, incluindo o perfil do motorista e o histórico de sinistros. As multas de trânsito também são consideradas nessa análise, pois indicam um comportamento de risco por parte do motorista.


Se você acumular muitas multas ao longo do tempo, a seguradora pode interpretar que você é um motorista imprudente e, consequentemente, aumentar o valor do seguro. Isso ocorre porque as multas são um indicativo de que você está mais propenso a se envolver em acidentes de trânsito.

Como as multas afetam o valor do seguro

As multas podem afetar o valor do seguro de diferentes maneiras. Em alguns casos, a seguradora pode aumentar diretamente o valor do prêmio devido ao histórico de multas do motorista. Em outros casos, a seguradora pode recusar a renovação do seguro ou até mesmo cancelar a apólice, caso o motorista acumule um número excessivo de multas.

Além disso, motoristas com histórico de multas também podem ser considerados de alto risco pelas seguradoras. Isso significa que eles podem ter dificuldades em encontrar uma seguradora disposta a fornecer cobertura ou podem ter que pagar prêmios mais altos em comparação com motoristas com histórico limpo.

Como evitar problemas com multas e seguro

Para evitar problemas com multas e seguro, é importante seguir as leis de trânsito e adotar uma condução responsável. Algumas dicas para evitar multas incluem:

  • Respeitar os limites de velocidade;
  • Não utilizar o celular ao volante;
  • Não estacionar em locais proibidos;
  • Não dirigir embriagado;
  • Utilizar o cinto de segurança;
  • Respeitar as sinalizações de trânsito.

Além disso, é importante ficar atento às multas recebidas e pagá-las dentro do prazo estabelecido. Ignorar ou atrasar o pagamento de multas pode resultar em penalidades adicionais e complicações com o seguro.Já se perguntou se veículos com multa podem interferir no seguro? A multa influencia em alguma coisa durante a contratação e a garantia de cobertura do seu seguro de automóveseguro de automóvel?

Essa é uma dúvida muito importante porque muitas pessoas tem multas. Nas verdade, a dúvida seria, quem é que nunca levou uma multa, seja por estacionar em local proibido sem perceber, seja por conta de uma radar, seja por conta de um rodízio, dentre outros. 

Existe essa circunstância chamada multa e é muito importante você saber de impacta ou não no seu seguro. Iremos te explicar e te deixar bem informado a respeito dessa questão.

Iremos separar as análises que iremos trazer aqui, em alguns momentos. Esse serão: o momento da contratação do seguro e o momento da garantia do seguro, ou seja, da ocorrência de um sinistro.

Dentro do sinistro, nós iremos falar do sinistro de perda parcial, de danos a terceiros e de indenização integral como a perda total e o roubo e furto sem recuperação. 

A partir disso, iremos observar como a multa se relaciona com todos esses momentos e interfere na vida do consumidor e segurado.

1. Contratação 

Contratar o seguro de carro é uma das ações mais importante em seu benefio

A contratação é o momento onde você faz a cotação, propostas e emissão da sua apólice. Nessa fase de contratação, você vai poder observar em algumas seguradoras, que as vezes a multa influencia na precificação e na aceitação do seu seguro. 

Isso não acontece em todas as seguradoras, porque cada seguradora vai ter o seu critério de precificação e de aceitação. Existem seguradoras que dão descontos se você tem ou não, pontos na CNH. (cnh digital)

Ou seja, o fato de não ter multa influencia positivamente no preço do seu seguro por dar descontos no momento da contratação, o que não quer dizer que irá gerar agravo no preço, apenas diz se vai ter ou não descontos.

Já algumas outras seguradoras podem gerar agravos, ou seja, aumento no preço, se você tiver muitas multas e ela consulte isso em algum banco de dados que ela possua. 


Então o critério de precificação assim como o critério de aceitação vai variar entre as diversas seguradoras que existem, e ele pode impactar negativamente na precificação ou acontecer uma recusa na sua proposta se você tiver muitas multas. 

No entanto isso vai do critério de cada seguradora, porque pode ser que o fato de você não ter multas possa te ajudar com o preço do seu seguro se a seguradora tiver alguma campanha ou algum diferencial para segurados quem não tenha pontuação na carteira 

Na contratação é bem simples de entender, pois varia de acordo com a seguradora, e não tem uma resposta fixa, porém se ocorrer um agravo, você pode imaginar que se você tem muitos pontos na carteira pode ser em decorrência disso. 

Por conseguinte, falaremos agora sobre a garantia de cobertura desse seguro, no qual se refere a quando acontece um sinistro. Iremos separar por tipos de sinistros, porque os impactos vão ser diferentes conforme isso.

Conclusão

As multas de trânsito podem ter um impacto significativo no valor do seguro do seu automóvel no Brasil. É essencial seguir as leis de trânsito e evitar acumular multas para garantir um histórico limpo e um valor de seguro mais acessível. Além disso, ao adotar uma condução responsável, você também estará contribuindo para a segurança no trânsito e para a redução de acidentes.

Comentários