Publicação

As multas e sua influencia no seguro do seu automóvel

foto de
Charles Rocha CONTEÚDO EM DESTAQUE

As multas e sua influencia no seguro do seu automóvel, dúvida muito importante na hora da contratação do seguro do seu carro.

Já se perguntou se veículos com multa podem interferir no seguro? A multa influencia em alguma coisa durante a contratação e a garantia de cobertura do seu seguro de automóvel?

Essa é uma dúvida muito importante porque muitas pessoas tem multas. Nas verdade, a dúvida seria, quem é que nunca levou uma multa, seja por estacionar em local proibido sem perceber, seja por conta de uma radar, seja por conta de um rodízio, dentre outros. 

Existe essa circunstância chamada multa e é muito importante você saber de impacta ou não no seu seguro. Iremos te explicar e te deixar bem informado a respeito dessa questão.

Iremos separar as análises que iremos trazer aqui, em alguns momentos. Esse serão: o momento da contratação do seguro e o momento da garantia do seguro, ou seja, da ocorrência de um sinistro.

Dentro do sinistro, nós iremos falar do sinistro de perda parcial, de danos a terceiros e de indenização integral como a perda total e o roubo e furto sem recuperação. 

A partir disso, iremos observar como a multa se relaciona com todos esses momentos e interfere na vida do consumidor e segurado.

1. Contratação 

Contratar o seguro de carro é uma das ações mais importante em seu benefio

A contratação é o momento onde você faz a cotação, propostas e emissão da sua apólice. Nessa fase de contratação, você vai poder observar em algumas seguradoras, que as vezes a multa influencia na precificação e na aceitação do seu seguro. 

Isso não acontece em todas as seguradoras, porque cada seguradora vai ter o seu critério de precificação e de aceitação. Existem seguradoras que dão descontos se você tem ou não, pontos na CNH. (cnh digital)

Ou seja, o fato de não ter multa influencia positivamente no preço do seu seguro por dar descontos no momento da contratação, o que não quer dizer que irá gerar agravo no preço, apenas diz se vai ter ou não descontos.

Já algumas outras seguradoras podem gerar agravos, ou seja, aumento no preço, se você tiver muitas multas e ela consulte isso em algum banco de dados que ela possua. 


Então o critério de precificação assim como o critério de aceitação vai variar entre as diversas seguradoras que existem, e ele pode impactar negativamente na precificação ou acontecer uma recusa na sua proposta se você tiver muitas multas. 

No entanto isso vai do critério de cada seguradora, porque pode ser que o fato de você não ter multas possa te ajudar com o preço do seu seguro se a seguradora tiver alguma campanha ou algum diferencial para segurados quem não tenha pontuação na carteira 

Na contratação é bem simples de entender, pois varia de acordo com a seguradora, e não tem uma resposta fixa, porém se ocorrer um agravo, você pode imaginar que se você tem muitos pontos na carteira pode ser em decorrência disso. 

Por conseguinte, falaremos agora sobre a garantia de cobertura desse seguro, no qual se refere a quando acontece um sinistro. Iremos separar por tipos de sinistros, porque os impactos vão ser diferentes conforme isso.

Comentários