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10 dicas para sua estratégia de marketing digital

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Stefani Rejane CONTEÚDO EM DESTAQUE

O marketing digital passou a receber muita atenção nos últimos anos, com a explosão da internet e especialmente com a popularização de smartphones que permitem acessar a rede de qualquer lugar.

Ter uma presença online não é mais um diferencial e sim algo indispensável para negócios que desejam alcançar todo seu potencial. Aliás, após a pandemia, essa área recebeu ainda mais atenção.

Em busca de tapar o buraco causado pela quarentena, muitos empreendedores buscaram na internet uma forma de manter seu negócio funcionando e minimizar os prejuízos.

Utilizando estas 10 dicas de marketing digital, sua empresa vai conseguir criar uma presença na internet e atingir um público muito maior! Então, não deixe de ler até o fim e comece hoje mesmo a montar sua estratégia de marketing digital!


Definindo público alvo e objetivos

Antes de qualquer coisa, é preciso ter bem claro em mente estes dois pontos: seu objetivo e seu público alvo.

O objetivo pode ser claramente vender mais. Mas por que não ser mais específico? Por exemplo, aumentar o faturamento em determinada porcentagem ou aumentar as vendas de um produto ou serviço com boa margem de lucro cuja saída tem sido baixa.

Além do objetivo, você precisa conhecer seu público alvo. Pense nas seguintes características que compõem seu público:

  • Gênero
  • Orientação sexual
  • Idade
  • Renda média
  • Interesses
  • Necessidades, além daquelas que seus produtos e serviços já suprem

Conhecer bem seu público alvo vai te dar uma visão clara de como conseguir atingi-los e criar uma relação de confiança. Além disso, permite expandir seu negócio para fora da sua zona de conforto, seja ela sua cidade, estado ou até mesmo sua loja virtual.


Conheça sua clientela

Ótimo, você já conhece seu público alvo. Agora é hora de conhecer sua clientela. E qual a diferença? Bem, seu público alvo é uma definição genérica de quem normalmente se interessa pelos seus produtos e serviços.

Já a sua clientela é quem de fato já se tornou seu cliente. Conhecer a sua clientela de perto vai permitir gerar o que chamamos de persona.

A persona é um cliente fictício que representa seu cliente ideal e deve ser criada com detalhes como uma pessoa real. Com sua persona bem definida, você pode começar a dar os passos em direção ao planejamento da sua estratégia de marketing digital.

Veja este exemplo de persona, de um cliente ideal do mercado de hospedagem de sites:

“Jairo: Tem 35 anos, trabalha em casa como programador e com revenda de hospedagem, é casado e possui dois filhos. Em geral adquire servidores dedicados, revenda de hospedagem e hospedagem de sites. Hoje ele gostaria de ter mais tempo livre para aproveitar com sua família. Como podemos ajudá-lo? Com suporte ágil e posts ensinando técnicas de produtividade, gerenciamento de tempo e automatização.”


Faça um planejamento


A esta altura você já definiu sua persona, seu público alvo e seus objetivos. Agora, planeje-se. Faça um passo a passo do que precisa ser feito para atingir sua persona no meio do seu público alvo a partir da internet.

Pode parecer confuso agora, mas ao fim do texto você terá uma visão esboçada desse planejamento. Então continue lendo até o fim.


Utilize ferramentas adequadas


Uma dica importante para seu planejamento e também para estudar a concorrência: invista em ferramentas adequadas. Assim como um pintor precisa de pincéis, um empreendedor precisa de ferramentas.

Quais ferramentas são essas? Você pode utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner e Ubersuggest para buscar palavras chaves gratuitamente, ver quais são mais buscadas, o custo para anunciar com estas palavras, etc.

Outras ferramentas como o Semrush ainda permitem visualizar quais palavras seus concorrentes têm utilizado para se posicionar.

Existem ainda ferramentas para anunciar na internet como o Google Ads e Facebook Ads. Busque aprender sobre todas elas e se especializar nas que mais utiliza.


Crie um site com blog


Dica óbvia: se você deseja ter presença online precisa de um site e de um blog. O site obviamente será para divulgar seus serviços. E o blog? Com o blog você pode investir no marketing de conteúdo e criar textos, vídeos e podcasts que tirem as dúvidas dos seus clientes.

Isso irá fortalecer a sua relação de confiança com a clientela.

E não se preocupe, criar um site e blog pode ser muito simples. Basta uma hospedagem de sites e registrar um domínio. Para criar o layout, você pode utilizar o WordPress ou investir em uma hospedagem com WordPress já instalado.


Acompanhe a concorrência


Você tem concorrentes, isso é inevitável. Então, por que não se aproveitar disso? Antes mesmo de começar o planejamento, estude os sites, e-commerces e redes sociais que atuam no mesmo nicho que você.

Note os que estão se saindo bem e procure entender o que eles estão fazendo para isso para que você possa replicar.

E claro, note os que estão indo mal para aprender com os erros deles antes de cometê-los. Lembre-se: um idiota repete o seu erro, o inteligente aprende com ele e o sábio aprende com o erro dos outros. Procure então, tomar decisões sábias!


Utilize as redes sociais


Todo mundo está nas redes sociais, seus clientes e seus concorrentes. Essas redes permitem um contato mais informal que permite entender melhor as necessidades do cliente, agilizar o atendimento aos leads e ainda divulgar seu site e blog.


Visualize as etapas da estratégia


Sua estratégia está criada? Então coloque tudo no papel. Utilize o método que preferir: listas, passo a passo, fluxograma. O importante é que você consiga uma forma de visualizar as etapas da estratégia no mundo físico, fora da sua mente.

Isso dará mais clareza ao realizar cada ação.


Mas não fique preso ao planejamento


E por mais que pareça contraditório, não se prenda demais ao planejamento. Se você planejou determinadas ações, mas o fluxo não está indo bem, mude o rumo.


Acompanhe e faça testes


Por fim, enquanto a estratégia estiver em andamento, faça testes. Busque criar conteúdos variados para o blog para verificar quais geram mais cliques, quais geram mais inscrições e entender isso de forma clara.

Assim você saberá quando e onde mudar na sua estratégia!








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