Publicação

A NR-12 e os softwares de gestão: Como essa ferramenta pode auxiliar a sua empresa

foto de
Adriano Luz

Há diversos softwares que poderão te ajudar com a gestão e com a NR-12, logo, como eles funcionam e atuam na rotina varia bastante, mas sempre possuem similaridades entre um e outro.

Entender como esse tipo de programa pode te ajudar é uma ideia interessante, já que acaba sendo uma forma de cumprir aquilo que é definido por lei.

Consequentemente, você acaba diminuindo a possibilidade de sofrer com os prejuízos que a falta da NR-12 causa.

Entenda como um software nr 12 funciona. Continue lendo o artigo para mais informações sobre esse assunto.

Boa leitura!


Softwares de gestão: Conheça melhor o seu funcionamento!

Primeiramente, devemos entender como se da o funcionamento de um software para depois conhecermos os benefícios que sua aplicação podem trazer em relação às exigências e obrigatoriedades da norma regulamentadora 12.

Basicamente, um bom software de gestão pode ter seu funcionamento a partir de servidores web, tecnologia de computação em nuvem, criptografia SSL, backup diário em sua estrutura e por meio de leitores de QR Code instalados em celulares que permitem o acesso de maneira ágil e segura para o usuário do aparelho.

O software de gestão será responsável por armazenar e fornecer diversas informações relevantes para o usuário, que poderá acessar a qualquer momento os normativos e recomendações relativos a segurança e os dados sobre as máquinas e equipamentos da empresa.


Benefícios da utilização de um software de gestão para a aplicação da NR12 na sua empresa!

Confira abaixo a lista com algumas das vantagens que a utilização de um software de gestão pode trazer para a sua empresa!

1 – Softwares conseguem reunir diversos tipos de informações

Um bom software de gestão que ajuda com a NR-12 é capaz de reunir as funções cadastrais dos equipamentos e da máquina, tornando muito mais prático o processo de atualização do inventário.

Como a norma define a necessidade da realização de inventário, quem conta com a ajuda de uma ferramenta de gerenciamento, acaba conseguindo essa grande facilidade.

Alguns softwares conseguem disponibilizar funções avançadas como os filtros de pesquisas, geradores de indicadores e gráficos que ajudam diretamente com a gestão da NR-12 ou qualquer outra norma regulamentadora.

2 – Registros fotográficos

O software de gestão pode ajudar com a NR-12, pois permite realizar registros com imagens e armazenar várias fotos possibilitando visualizar qualquer sistema de proteção que existe nos equipamentos e nas máquinas.

Desta forma, também é possível entender o que está fora das conformidades e qualquer possível desvio encontrado em inspeção.

Logo, é uma excelente forma de conseguir estar sempre de acordo com aquilo que é estabelecido pela NR-12 e nunca sofrer penalizações que a falta do cumprimento da norma pode causar.

3 – Cálculo de nível de risco

Outro benefício de quem usa software de gestão para ter ajuda com a NR-12 é que é comum que esse tipo de ferramenta seja capaz de realizar análises e classificações por meio da Hazard Rating Number (HRN).

Essa metodologia é um tipo de sistema que realiza cálculos para entender qual é o nível de risco que algumas máquinas e equipamentos podem causar.

Ou seja, o software acaba permitindo entender a definição de prioridades para conseguir adequação levando em consideração cada equipamento ou máquina.

Desta maneira, é seguida a NR-12 proporcionando segurança para os trabalhadores, consequentemente aumentando a produtividade no trabalho.

4 – Cadastro de Máquinas

O bom software de gestão permite realizar cadastros de máquinas para estipular prazos, colaboradores responsáveis e delegação de tarefas dentro do ambiente de trabalho.

Acaba envolvendo todos que estarão responsáveis pelas etapas de implantação da Norma Regularizadora Número 12.

Ademais, também é uma forma de permitir lançar qualquer estimativa de custos relativos as fases da implantação.

5 – Anexo de informações e arquivos

Alguns softwares de gestão que ajudam com a NR-12 disponibilizam painel de controle que permite colocar em anexo algumas informações e arquivos importantes.

Portanto, se você possui algum arquivo referente a segurança de uma máquina ou de equipamento, você pode anexar no software para facilitar o cumprimento da NR-12

Os seguintes anexos podem ser interessantes:

• Manuais;

• Apreciação de riscos;

• Procedimentos;

• ART;

• Diagramas.

Conseguir acessar esse tipo de informação é bastante benéfico.

Gostou do artigo? Então ta esperando o que para testar o Software NR12?!


Comentários