Publicação

Arte vetorial

foto de
MD Marketing Design


Qual é a diferença entre arte vetorial e raster (bitmap)?

A arte vetorial é criada usando um software de design gráfico, como o CorelDRAW , e é diferente da arte-final gerada por computador padrão. Ele tem a capacidade de remodelar e conectar pontos de controle, ou nós, que permitem aos usuários criar obras de arte. Além disso, como a ilustração vetorial não é baseada em pixels, é fácil aumentar e diminuir o zoom em uma imagem sem problemas de resolução. É melhor usado para formas e cores simples, como design de logotipo.

Por outro lado, a arte raster ou bitmap é criada com pixels individuais que podem ser facilmente vistos quando uma imagem é ampliada. No entanto, uma vez ampliada, a arte rasterizada assume uma aparência distorcida ou embaçada. Confira imagem abaixo:





O que é raster?

São camadas compostas por pixels individuais que podem ser vistos como quadrados coloridos quando ampliados, além de camadas raster que permitem exibir mudanças sutis em tons e cores.


O que é vetor?

Objetos vetoriais, como linhas e formas, texto vetorial ou grupos de vetores, são compostos por características geométricas e podem ser facilmente editados.

Como reconhecer um formato de arquivo vetorial

Além da aparência visual de uma imagem, você também pode diferenciar entre gráficos vetoriais e rasterizados com base nas convenções de nomenclatura de arquivo. Por exemplo, um arquivo vetorial provavelmente usará um destes formatos de arquivo populares.

.ai (Adobe Illustrator)

.cdr (CorelDRAW)

.eps (formato PostScript encapsulado)

.pdf (formato de documento portátil)

.svg (gráficos vetoriais escaláveis)


Os benefícios da ilustração, arte vetorial

Os gráficos vetoriais são criados por meio de equações matemáticas compostas de pontos ou nós individuais conectados por linhas e usados ​​diariamente pelos designers. Então, qual é o apelo instantâneo dos gráficos vetoriais? Dê uma olhada em alguns dos principais motivos que tornam a ilustração vetorial tão popular:

Escalável instantaneamente

Arte criada por: Jim Walton, EUA

Alterar o tamanho de qualquer imagem vetorial é um estalo porque a resolução é independente, então conforme você aumenta ou diminui o tamanho da imagem, a qualidade permanecerá intacta.


Resolução original sem distorção


Sem as restrições de limitações de pixel, uma imagem vetorial terá resolução cristalina, independentemente do tamanho, e não produzirá resultados distorcidos ou borrados. Pode ser, editadas, coloridas e manipuladas de várias maneiras, mas ainda assim mantêm uma qualidade cristalina.


Explore as muitas maneiras de trabalhar com arte vetorial

Com a flexibilidade e versatilidade de usar arte vetorial em uma variedade de tipos de projetos, ela não pode ser usada apenas em seu formato atual, mas também pode ser editada, manipulada e convertida para usos adicionais.

O poder inspirador de usar ilustração vetorial no Corel DRAW obtêm resultados de tirar o fôlego.


Converter arquivos em arte vetorial

Frequentemente, no design gráfico, os arquivos são criados, salvos e compartilhados em uma variedade de formatos de arquivo diferentes, o que pode ser confuso na hora de entregar os arquivos finais ou materiais impressos. Graças ao CorelDRAW e a outros programas de software baseados em vetores, qualquer pessoa pode converter de forma fácil e rápida uma imagem em um arquivo vetorial sem o demorado processo de conversão manual.

Digamos que alguém lhe entregue um logotipo impresso, mas o que você realmente precisa é de um arquivo vetorial digital - de preferência no formato CorelDRAW (CDR). Se você já se deparou com esse cenário antes, talvez já saiba como o processo de vetorização manual pode ser demorado . A adaptação de imagens do mundo físico ao reino vetorial digital geralmente requer horas de trabalho e o domínio das ferramentas de desenho. Se você possui o CorelDRAW Graphics Suite, tem uma ferramenta poderosa para ajudá-lo com o trabalho pesado!

Vetorização: converta bitmaps em vetor usando o recurso PowerTrace no CorelDRAW. 

Converta imagens bitmap como JPG, PNG, BMP e GIF automaticamente para imagens vetorizadas com:  https://pt.vectormagic.com/


Repositório CorelDRAW

Com este conjunto abrangente, você pode projetar gráficos e layouts, editar fotos e criar sites. Aproveite os 10.000 clipart e imagens digitais incluídos no produto para concluir e entregar qualquer projeto profissional.


Artes vetoriais de alta qualidade inspiradoras:

Agora que você teve uma visão geral da arte vetorial e de seus muitos benefícios, veja alguns exemplos incríveis de ilustração vetorial que foram criadas com as ferramentas do CorelDRAW :



Arte criada por: Alexei Oglushe



Arte criada por: Tomasz Mrozinkski


Banco de imagens vetoriais

Com tantas maneiras de criar, editar e compartilhar imagens vetoriais, há mais uma opção: imagens armazenadas. Se você não tem tempo ou talento para criar a imagem vetorial específica que procura, pode sempre localizar uma imagem de estoque online - gratuitamente ou paga. Veja algumas opções para encontrar a imagem vetorial certa para o seu projeto: 

→ Lista de Sites para baixar Vetores Gratuitos





Comentários