Publicação

Como o uso de drones pode revolucionar o setor imobiliário

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Mercado imobiliário e drones

A utilização de drones para divulgar casas, terrenos e apartamento à venda no Cabral é mais comum do que parece. A maioria dos drones no mercado imobiliário atualmente prezam por câmeras de boa qualidade, o que resulta em fotos e vídeos atrativos. Ao utilizar drones, é possível capturar fotos de fachada de grandes prédios, observar toda a área de um condomínio e até mesmo procurar um terreno do seu interesse, por exemplo. Dessa maneira, é possível visitar imóveis sem precisar sair de casa. Algumas imobiliárias usam dos mapas de drones como um recurso a mais na hora de negociar com um comprador. Obtendo todo o mapeamento da região, é possível que o cliente visualize a vizinha e os imóveis disponíveis para compra e aluguel.


Visualização do imóvel em 3D

Com o auxílio de uma plataforma de processamento de fotos, é possível gerar as imagens do drone e a partir disso produzir um mapa de visualização em modo 3D. A utilização da realidade virtual vem trazendo resultados positivos para o mercado imobiliário, sendo um aspecto mais realista de demonstrar ao cliente o que ele encontrará em sua futura residência.


Localização

As imagens capturadas por drones, sejam em fotos ou por meio de mapa gerado a partir dessas fotos, permite que você visualize a localidade de maneira geral, facilitando aos corretores e imobiliárias explicarem ao interessado no imóvel as facilidades na proximidade, como mercados, farmácias, paradas de ônibus, escolas, faculdade, entre outros comércios em geral. Afinal, as imagens feitas por meio de satélite podem ser encontradas em algumas plataformas digitais porém possuem baixa qualidade, além de, muitas vezes, estarem desatualizadas.


Economize seu tempo com visitas

O uso bem elaborado das fotos e vídeos feitas pelos drones irá poupar você e o tempo de realizar as visitas presenciais no imóvel à venda. Feito o mapeamento do imóvel e dos seus arredores, a partir de fotos e vídeos de qualidade, aumenta a confiança do interessado pelo corretor ou com a imobiliária envolvida na venda, aumentando ainda a sua intenção dentro durante essa negociação. Afinal, não é são todas as empresas desse ramo que dispõe deste tipo de serviço, certo? Apesar de ser um método novo e poucos saberem sobre, o feedback dado por quem já utilizou é positivo e recomendável.


Georreferenciamento de lotes

Para quem trabalha com a venda de apartamentos, casas em condomínio e lotes como é o caso de muitas construtoras ou instituições financeiras, ou com imóveis em meios rurais, o uso dos drones facilitam no momento em que for georreferenciar esses lotes. O mapeamento feito com drone, gera um mapa criado a partir de várias dessas imagens aéreas, complemente georreferenciado. Mas como gerar este mapa? Contratando uma imobiliária ou profissional que utilizam uma plataforma específica e autorizada, a qual permite que qualquer profissional, dessa área de atuação, possa gerar esse mapa a partir de fotos captadas pelo drone, pois seu processamento de fotos é feito automaticamente e de forma online. Ou seja, você terá todas as coordenadas acessíveis para que possa acessar a região que deseja morar de maneira rápida, utilizando qualquer tipo de GPS.


Medições de lotes e terrenos

Ainda utilizando do mapeamento adquirido por meio do drone, é possível medir lotes e terrenos de acordo com o seu interesse, desenhando-os no mapa gerado através do drone utilizado. Isso tudo é disponibilizado com apenas alguns cliques podendo ser solicitado à imobiliária ou profissional envolvido na negociação. Assim, você consegue filtrar as áreas que estão de acordo não só com a sua necessidade, mas com o seu orçamento.


Acompanhe as obras

Os profissionais o setor imobiliário podem fazer o acompanhamento de obras e construções, fazendo uma comparação entre os ortomosaicos e as fotos e vídeos captados pelo drone. Isso auxilia a manter o cronograma da empresa responsável pela venda deste loteamento ou imóveis, e o interessado também pode ficar por dentro do andamento da obra e se tudo irá se finaliza dentro do previsto.


O drone é um investimento

Muitas empresas além do mercado imobiliário investem no uso de drones devido a sua alta qualidade e ao gasto conveniente com profissionais envolvidos neste tipo de tecnologia. Ao adquirir o serviço de um drone, saiba que você estará fazendo um investimento e cortando alguns gastos frequentes. Pode parecer inacessível, mas quem contrata este serviço garante que facilita tanto no vender como ao comprar casa em Santa Felicidade, como a qualidade do serviço é inovadora e traz resultados maiores do que o esperado.


Posso pilotar o drone ou terei que contratar um piloto?

Pilotar drones é mais simples do que se imagina, mas caso você seja o proprietário de um desses, têm de saber que precisa de uma autorização para pilotá-lo em determinadas áreas. Por mais que, os voos de mapeamento sejam completamente automatizado, é necessário apenas que um indivíduo crie um plano de voo sólido e seguro para o drone. Caso você possa, contrate um profissional, pois ele terá a licença necessária para realizar este tipo de serviço e te livrará de uma ação burocrática que envolve o uso dessa tecnologia.

Por fim, a utilização dos drones vieram para facilitar em todas as áreas e o seu uso para serviços profissionais vem crescendo cada vez mais. Esse uso da tecnologia no mercado imobiliário chegou para acrescentar e facilitar ambos os envolvidos. Caso possua interesse em usar dessa para vender ou comprar um imóvel ou terreno, procure por imobiliárias que prestam este serviço e faça um orçamento que esteja dentro da sua situação financeira.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como o uso de drones têm revolucionado o mercado imobiliário.


Comentários