Publicação

Precisa de um advogado? Veja dicas para contratar o profissional certo para você!

foto de
Adriano Luz

Certamente não é uma tarefa fácil escolher um bom advogado. Muitos fatores devem ser analisados para que você saiba como escolher o melhor advogado para atender a sua necessidade, mas o principal ponto que deve ser levado em consideração é o seu objetivo.

Passada esta etapa, a outra dúvida que surge é: Como contratar o advogado certo para mim?

Neste artigo, você encontrará dicas que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão na hora de contratar um advogado.

Aproveite e boa leitura!

Verifique que tipo de advogado você precisa

A dúvida de muitos é: preciso de um advogado especialista?

O direito é um ramo muito amplo e, por isso, o ideal é contratar um profissional que domine com excelência uma determinada área.

Nesse sentido, quando maior for a especialização do profissional na área, mais capacitado ele estará para lhe ajudar com o seu problema específico. Desse modo, as chances de se obter sucesso na sua causa serão muito maiores.

Valorize o bom atendimento

Além de contratar o profissional com as qualificações para resolver o seu caso, é importante também que ele permita-lhe sentir-se confortável com ele.

E lá vai a dica para saber qual é esse tipo de profissional: aquele que responde as suas perguntas sem hesitar, e que evita usar termos muito jurídicos que não lhe permitem entender o que ele está falando.

Se o advogado deixar você confortável para falar sobre o seu problema, você com certeza encontrou o profissional certo você, pois o comportamento diz muito sobre a capacidade de um profissional. O bom advogado é aquele que tem uma postura dinâmica e proativa.

Assim, saber escolher um bom advogado nesse sentido, aumenta as suas chances de obter sucesso no seu caso.

Saiba quanto custa para contratar o advogado e suas condições de pagamento

Sabemos que isso dependerá muito do processo, do tempo que ele levará e o tipo de causa.

Mas é importante contratar o advogado que possui as condições de pagamento que melhor se encaixe na sua realidade, pois ainda que o preço base entre os profissionais sejam semelhantes, os custos irão variar de acordo com a complexidade do processo, sendo necessário um planejamento financeiro da sua parte.

Avalie as opções de advogado Online

O advogado online é uma ótima opção para quem procura praticidade e flexibilidade, ajudando a facilitar a vida das pessoas, apresentando soluções a problemas relacionados a distância, a saúde e diversos outros.

Além disso, sabemos que várias cidades do Brasil não oferecem uma ampla diversidade de serviços na área da advocacia, o que torna o advogado online uma solução para essas pessoas encontrarem os especialistas para seus problemas.

Assim, é possível encontrar ajuda necessária com apenas alguns cliques, acessando sites especializados como o advoga.

Procure saber como o advogado cobra seus honorários

Os advogados cobram pelos serviços por meio de uma taxa de contingência, taxa fixa ou um valor por hora. Logo, preste bem atenção na hora de contratar um advogado, pois a forma escolhida de cobrar os honorários devem estar claros no contrato e precisam ser informadas pelo profissional. Além disso, converse com ele sobre como poderá pagar pelos serviços.

E fique atento antes de assinar o contrato, pois eles devem conter informações como:

- Serviços que serão prestados;

- O que constitui a remuneração;

- Quais as condições que devem ser realizadas;

- O responsável pelo pagamento das despesas processuais.

Confira o registro profissional

O advogado só pode atuar caso tenha o devido registro profissional válido na OAB. Portanto, é significativo fazer uma busca com o número da OAB do advogado no Cadastro Nacional dos Advogados, sendo possível também realizar a busca através do nome do profissional, escrito de forma correta.

Com essas dicas, você será capaz de encontrar o advogado certo para você!

Agora, diante de tudo o que vimos na leitura desse artigo, será muito mais fácil escolher o profissional que melhor se encaixa na sua situação não é mesmo? Esperamos ter contribuído de forma positiva na sua busca.

Está esperando o que? Coloque-as em prática hoje mesmo e encontre logo o profissional que resolverá os seus problemas!


Comentários