Publicação

Teletrabalho será o futuro do mercado de trabalho?

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Com as novas exigências do mercado de trabalho, mas também de todos os desafios que esse último ano nos trouxe, todo o conceito de trabalhar a partir de casa, comumente referenciado como “teletrabalho”, poderá até fazer parte do futuro. Porém, será que a sociedade está preparada para misturarmos trabalho com vida familiar, em um ambiente que devia ser de harmonia e descanso?


Com certeza que o impacto que o teletrabalho poderá ter em nossa vida profissional, mas também social, está sendo largamente discutido. Muito semelhante à revolução dos jogos mobile, que se tem verificado, também cada vez mais trabalhadores estão realizando suas tarefas em salas ou até mesmo seus quartos, se tornando cada vez mais complicado ser possível distinguir o que é lazer e obrigações profissionais.

Após várias décadas em que o trabalho de escritório era o padrão, como todo o mercado de trabalho se irá adaptar a uma nova realidade cada vez mais presente. Será esse o novo normal? Como Sindicatos e empresários irão também se adaptar a esses novos desafios?

Tecnologia veio contribuir para essa evolução no trabalho?

Claramente que, se a tendência estava sendo um maior recurso às novas tecnologias, todo esse conceito de pandemia acabou acelerando significativamente tal mudança de hábitos. Existindo cada vez mais programas e softwares que facilitam nossa comunicação, organização e entrega de trabalhos (quem não se recorda do sucesso do Zoom?), também as próprias empresas estão percebendo que o aluguel de grandes espaços de trabalho poderá fazer parte do passado.

Através dessa nova tecnologia, agora já não é necessário ter que reunir sempre que se toma decisões ou se distribui tarefas. Na verdade, com um desses programas, em poucos minutos se pode estar fazendo uma “call” com dezenas ou mesmo centenas de membros de uma empresa. Ou seja, toda a logística e aproveitamento de tempo não poderia ser maior.

Como acréscimo à poupança significativa de aluguel, as empresas também estão acabando por conseguir poupar dinheiro em refeições e transportes de seus trabalhadores. Como consequência direta, os mesmos trabalhadores podem estar poupando largos minutos ou até mesmo horas de seu dia em deslocações trabalho-casa e casa-trabalho. Com certeza que esse ponto também acabará satisfazendo muitos profissionais.

Existem consequência sociais nessa mudança?

Apesar de ser um conceito ainda bastante recente, pelo menos para a larga fatia da população brasileira, a verdade é que muitas discussões estão sendo levantadas acerca das consequências que a ausência de relações de trabalho poderá ter para todos os profissionais. Será mesmo necessário existir uma ligação presencial para que os trabalhadores possam trabalhar no máximo de suas capacidades?

Por outro lado, que tipo de consequência o próprio trabalhador terá se, para além de não estar em contato com seus colegas de equipe ou empresa, também não está conseguindo fazer uma boa gestão de sua vida pessoal e profissional. Com que facilidade, pelo fato de você estar trabalhando a partir de sua casa, não acontece você acabar misturando problemas profissionais com assuntos familiares.

Claramente que o debate para proteção e luta pelos direitos de todos os trabalhadores em regime de teletrabalho deverá acontecer em futuro próximo. Além disso, será muito mais preciso a informação de como muitos trabalhadores estão sabendo viver com esse novo conceito de trabalhar em suas casas.


Comentários