Publicação

Como funcionam os códigos QR?

foto de
Jeferson Carlos

Os padrões dentro dos códigos QR representam códigos binários que podem ser interpretados para revelar os dados do código.

Um leitor de código QR pode identificar um código QR padrão com base nos três grandes quadrados fora do código QR. Depois de identificar essas três formas, ele sabe que tudo o que está contido dentro do quadrado é um código QR.

O leitor de código QR analisa o código QR quebrando tudo em uma grade. Ele olha para os quadrados individuais da grade e atribui a cada um deles um valor com base no fato de ser preto ou branco. Em seguida, agrupa quadrados de grade para criar padrões maiores.

Quais são as partes de um código QR?

Um código QR padrão é identificável com base em seis componentes:

1. Zona silenciosa - esta é a borda branca vazia ao redor do exterior de um código QR. Sem essa borda, um leitor de QR não será capaz de determinar o que está e o que não está contido no código QR (devido à interferência de elementos externos).

2. Padrão do localizador - os códigos QR geralmente contêm três quadrados pretos nos cantos inferior esquerdo, superior esquerdo e superior direito.Esses quadrados informam a um leitor de QR que ele está olhando para um código QR e onde estão os limites externos do código.

3. Padrão de alinhamento - Este é outro quadrado menor contido em algum lugar próximo ao canto inferior direito. Ele garante que o código QR possa ser lido, mesmo se estiver inclinado ou inclinado.

4. Padrão de tempo - Esta é uma linha em forma de L que corre entre os três quadrados no padrão de localização. O padrão de tempo ajuda o leitor a identificar quadrados individuais em todo o código e possibilita a leitura de um código QR danificado.

5. Versão informação - Este é um pequeno campo de informações contido perto da célula do padrão localizador superior direito. Isso identifica qual versão do código QR está sendo lida (consulte “Tipos de código QR” abaixo).

6. Células de dados - O resto do código QR comunica as informações reais, ou seja, o URL, número de telefone ou mensagem que ele contém.

Os códigos QR coletam minhas informações e dados pessoais?

O software de geração de código QR não coleta informações de identificação pessoal.

Os dados que ele coleta - e que são visíveis para os criadores do código - incluem a localização, o número de vezes que o código foi lido e em que horas, além do sistema operacional do dispositivo que leu o código (ou seja, iPhone ou Android) .

Tipos de código QR

Os códigos QR podem ser usados para vários fins, mas existem quatro versões amplamente aceitas de códigos QR. A versão usada determina como os dados podem ser armazenados e é chamada de "modo de entrada". Pode ser numérico, alfanumérico, binário ou kanji. O tipo de modo é comunicado por meio do campo de informações da versão no código QR.

1. Modo numérico - Isso é para dígitos decimais de 0 a 9. O modo numérico é o modo de armazenamento mais eficaz, com até 7.089 caracteres disponíveis.

2. Modo alfanumérico - Isso é para números digitais decimais de 0 a 9, mais letras maiúsculas de A a Z e símbolos $,%, *, +, -,., / E: bem como um espaço. Ele permite que até 4.296 caracteres sejam armazenados.

3. Modo byte- Isso é para caracteres do conjunto de caracteres ISO – 8859–1. Ele permite que 2.953 caracteres sejam armazenados.

4. Modo Kanji - Isso é para caracteres de byte duplo do conjunto de caracteres Shift JIS e usado para codificar caracteres em japonês. Este é o modo original, desenvolvido pela Denso Wave. No entanto, desde então, ele se tornou o menos eficaz, com apenas 1.817 caracteres disponíveis para armazenamento. Um segundo modo kanji chamado Modo de interpretação de canal estendido (ECI) pode especificar o conjunto de caracteres kanji UTF – 8. No entanto, alguns leitores de código QR mais recentes não conseguirão ler este conjunto de caracteres.

Existem dois modos adicionais que são modificações dos outros tipos:

• Modo de anexo estruturado - Codifica dados em vários códigos QR, permitindo que até 16 códigos QR sejam lidos simultaneamente.

• Modo FNC1 - Isso permite que um código QR funcione como um código de barras GS1.

NOTA: Um código QR pode usar vários modos, desde que cada código QR contenha o campo de informações de versão correto.

Quais são os diferentes estilos de código QR?

É possível criar códigos QR em muitas formas e estilos diferentes, mas cinco tipos são mais comumente encontrados. Todos eles fazem o mesmo trabalho - apenas parecem um pouco diferentes.

1. Código QR - Esta é a versão original do código QR criado pela Denso Wave na década de 1990. É fácil de identificar por seus três padrões de localização nos cantos inferior esquerdo, superior esquerdo e superior direito.

2. Código asteca - Embora seja semelhante a um código QR, o código asteca, desenvolvido por Welch Allyn, contém apenas um padrão de localização, bem no meio.

3. Código Maxi - Este tipo de código QR é usado pelo serviço postal dos Estados Unidos. É semelhante ao código asteca no sentido de que coloca o padrão de localização no meio, mas usa um padrão de favo de mel em vez de quadrados.

4. PDF417 - Inventado em 1991 por Ynjiun Wang da Symbol Technologies, o estranhamente chamado PDF417 antecede o código QR em três anos. Parece uma mistura entre um código QR e um código de barras e é facilmente reconhecível por sua forma retangular.

5. Semacode - Desenvolvido por uma empresa de software com o mesmo nome, o Semacode é uma matriz de dados que se parece muito com um código QR comum, mas não tem padrões de localizador reconhecíveis.

Exemplos de uso de código QR

Os códigos QR são usados em vários contextos - por exemplo:

Códigos QR em vendas e marketing

Muitos anunciantes usam códigos QR em suas campanhas porque eles fornecem uma maneira mais rápida e intuitiva de direcionar as pessoas para sites do que inserir URLs manualmente.

Eles também podem ser usados para vincular diretamente a páginas de produtos online. Por exemplo, se você estiver procurando o vestido exato que uma modelo está usando em um pôster, um código QR pode levá-lo diretamente para a página da web onde você pode comprá-lo.

Códigos QR para rastreamento de coronavírus

A pandemia de coronavírus sobrecarregou o uso de códigos QR. Por exemplo, no Reino Unido, os visitantes de locais de hospedagem, como bares e restaurantes, são convidados a escanear um código QR na chegada, usando o aplicativo de rastreamento NHS Covid-19. Isso ajuda a rastrear e impedir a propagação do vírus. Se alguém der positivo para Covid-19 naquele local, outros visitantes do local serão alertados por um aplicativo, graças aos dados acumulados de varreduras de código QR.

Códigos QR na embalagem do produto

Você também pode encontrar códigos QR na embalagem de alguns de seus produtos favoritos. Esses códigos QR podem revelar informações sobre o produto, como informações nutricionais ou ofertas especiais que você pode usar na próxima vez que fizer uma compra.

Códigos QR na indústria

Os códigos QR foram inicialmente inventados para ajudar a rastrear peças na fabricação de veículos e ainda são usados em toda a indústria de manufatura. Você também encontrará códigos QR usados por outras empresas que precisam ficar de olho em produtos e suprimentos, como construção, engenharia e varejo.

Códigos QR em serviços postais

Os serviços postais de todo o mundo também os utilizam. Como podem conter uma grande quantidade de informações, geralmente são usados para rastrear pacotes. Por exemplo, a marca de moda global ASOS mudou totalmente para Códigos QR para rastreamento de reembolsos.

Códigos QR na educação

Os códigos QR também são usados em escolas e faculdades para ajudar a interagir com os alunos. Eles apareceram em todos os lugares, da sala de aula à biblioteca, para tarefas como ajudar os alunos a encontrar os livros que procuram.


Comentários