Publicação

Esporte no verão: benefícios e precauções

foto de
Mídias Sociais

O verão é a melhor época para atividade física. Temos tempo suficiente para continuar os esportes ou exercícios que fazemos ao longo do ano, ou para começar neles se normalmente levarmos uma vida sedentária.

Nossos especialistas dão-lhe uma visão geral dos benefícios para a saúde da atividade física e as precauções que você deve tomar ao fazê-lo no verão.

Realizar qualquer tipo de atividade física é um grande benefício para nossa saúde. Assim, o exercício tem sido demonstrado para diminuir a pressão alta, promover um nível adequado de açúcar no sangue, fortalecer o sistema imunológico e melhorar o humor, diminuindo a chance de depressão.

Em contrapartida, a ausência de atividade física faz com que o corpo enfraqueça e a fadiga mais rápido. Sem atividade física, aumenta nosso corpo devido ao descompasso entre renda e gasto calórico; a circulação torna-se mais lenta, com a consequente sensação de peso e edema e o desenvolvimento de dilatações venosas (varizes); A dor lombar e a tendência a doenças como hipertensão arterial, diabetes ou câncer de cólon aparecem, bem como uma sensação de cansaço ou desânimo frequente.

Tome precauções

No entanto, embora a atividade física seja importante, no verão devemos tomar uma série de precauções para evitar alguns problemas de saúde que geralmente surgem no exercício físico nesta época do ano.

Assim, um dos problemas mais comuns do verão é a chamada insolação. As melhores medidas para evitar isso são evitar as horas centrais do dia em que vamos fazer a atividade física, hidratar continuamente através da bebida de água e sucos naturais, usar roupas largas e claras coloridas, e não usar roupas plásticas não respiráveis.

Outro problema decorrente da atividade física no verão são lesões de vários tipos. Nesse sentido, se a atividade física que realizamos for de pé, podemos encontrar entorses no tornozelo ou joelho, bolhas e contraturas musculares. Esses tipos de lesões aparecem quando não estamos em plena forma, quando corremos excessivamente ou em superfícies duras com calçados inadequados ou de má qualidade.

Para evitar esses problemas, simplesmente:

Realize exercícios de aquecimento anteriores.

Realizar corrida em um terreno plano adequado, sem irregularidades.

Use calçados de qualidade.

Evite quedas.

Use meias limpas, secas e apertadas.

Realize uma preparação física progressiva, muitas empresas que trabalham com criação de aplicativos já desenvolveram soluções que auxiliam nisso.

Se neste verão você começar a praticar corridas, você deve ter em mente que este esporte não é adequado para todos os indivíduos e é desencorajado para pessoas com artrite.

Se a atividade física que praticamos é futebol, os principais problemas que podemos encontrar são entorses no joelho e ruptura ligamentar. Nesse sentido, a melhor prevenção é evitar choques violentos.

No caso do tênis ou pedimento, epicondilite ou cotovelo de tênis é o problema mais comum. Consiste em uma lesão dos músculos e tendões na face externa do cotovelo, devido ao uso excessivo ou esforço repetitivo nesta área.

Os sintomas desse tipo de lesão incluem dor ao segurar ou agarrar objetos, falta de força no antebraço e dor de pressão no cotovelo, nos pontos de inserção dos tendões. Para evitar o cotovelo de tênis, basta executar a unidade (curso básico de tênis) corretamente e, em pessoas propensas a ele, usar órte (fitas especialmente projetadas para evitar essa alteração).

Cuidado com as crianças

Crianças são mais propensas a sofrer traumas no verão. Os mais comuns são: pronação dolorosa (torção súbita do cotovelo que geralmente ocorre quando puxamos a mão da criança para fazê-lo andar ou para evitar que ela caia), trauma cranioencefálico causado pela queda de bicicletas (podendo ser em bicicletas de diversos tamanhos, exemplo: bicicleta aro 29), fraturando cotovelos ou ossos do antebraço.

Para evitar esses problemas, é melhor:

Em crianças entre 3 e 4 anos, evite esticar os braços para cima ao pular.

Faça-os usar capacetes, joelheiras e cotoveleiras toda vez que andam de bicicleta.


Comentários