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Como (e quando) utilizar o inbound marketing?

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Adriano Luz

O inbound marketing é uma estratégia para seus negócios. Com essa estratégia, você consegue ampliar o horizonte de oportunidades. Conheça a maneira correta de colocar em prática e com isso atrair os clientes certos para que sua marca tenha ainda mais sucesso.

Quando se trata de planejar o inbound marketing, envolve o conhecimento de outras técnicas, como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais que levam o nome da sua marca e conduzem os usuários e visitantes a terem mais chances de adquirir algo da sua empresa.


O que é o inbound marketing?

O inbound marketing tem a ver com criar oportunidades preciosas e encantar as pessoas por meio do seu negócio. Para isso, é preciso de técnicas muito bem estruturadas, como por exemplo, saber usar o SEO de forma correta e eficiente. Além disso, é preciso também criatividade para se destacar e ter um marketing único em meio a tanta concorrência de alto nível.

Quando você cria um site com conteúdo relevante, é preciso interagir com seu possível cliente, pode ser por meio de e-mail ou de modo amigável nas redes sociais, usando-a como um meio de comunicação profissional para se manter mais perto do que seus clientes estão querendo e precisando. Desse modo, você consegue criar um vínculo sentimental com seus clientes e agregar mais valor a ele.

Principais vantagens de usar o Inbound Marketing

Esse planejamento pode trazer vários benefícios para seu negócio. Quando se faz no momento correto e com profissionalismo, pode ter as seguintes vantagens:

Impactar no planejamento das compras;

Aumentar a visibilidade das redes sociais;

Auxilia na otimização do SEO;

Contribui um engajamento maior no seu negócio

Esse tipo de marketing é mais demorado quando se trata de ter o retorno. Quando se escreve um artigo de alta qualidade, pode se ter um retorno de forma rápida e também a longo prazo, caso continue se dedicando a criação de conteúdo ricos em informações.

Conforme você vai gerando conteúdos importantes para seus leitores, isso faz com que o tráfego aumente e amplie quando se planeja usar o SEO de forma eficaz. Para isso, é preciso saber exatamente para qual público alvo está escrevendo, e quais informações vai ajudar a tirar as principais dúvidas.


Como planejar e quando usar o Inbound Marketing?

Quando se fala em inbound marketing, o que é diferente de outbound marketing, se usa quando se faz um negócio e não está conseguindo um alto aproveitamento na retenção dos seus clientes e para isso é preciso estar mais perto deles. É para isso que a estratégia de inbound marketing pode te ajudar.

Para isso, algumas dicas podem lhe ajudar a seguir um caminho de sucesso nesse planejamento, confira quais são:


1. Alinhe bem os objetivos do seu inbound marketing

Isso pode parecer simples, mas é muito importante que você tenha definido quais ganhos você quer ter com esse planejamento. Crie desafios que você possa alcançar como quantidade de visualizações, download de E-books, novos leads que você quer alcançar.


2. Deixe sólida a presença da sua marca

Como sabemos, o inbound marketing tem a missão de aproximar o negócio das pessoas, então, é preciso entender porque as pessoas estão indo até sua marca. São especialistas que precisam de informações detalhadas ou a maioria encontra por acaso?

Por isso é muito importante que a marca seja algo consistente. Que os conteúdos gerados tenham um padrão de qualidade evolutivo. Que ao ver o conteúdo, mesmo sem ler, já sabe que em algo aquele conteúdo vai agregar algo de valor para o leitor.


3. Saiba os detalhes do seu público

Quando você exatamente quando são suas personas, o marketing online tem alto índice de ter sucesso, o que ao contrário, pode fazer criar todo um planejamento para um público que não há nenhum interesse no seu conteúdo. Essas personas são representações mais detalhadas do seu público alvo.

Quanto mais informações você tiver do seu público, mais sua estratégia será efetiva e com maiores chances de ter sucesso. Para conhecer as personas, é preciso conseguir meio de ter os dados de seus clientes, como feedbacks, pesquisas, percepções, informações da vendas e outras formas que você consiga saber o comportamento ou a opinião do seu cliente


4. Atraia a atenção seus clientes

Quando você conhece bem quem são realmente seus clientes e o que eles realmente precisam, é mais fácil de criar conteúdos que sejam importantes e assim, gerando tráfego de qualidade para seu negócio.Você pode fazer isso por meio de mídias sociais, blogs ou site com um bom marketing de conteúdo.


5. Crie técnicas para convertê-los

Esse é um momento muito importante, pois é agora que os visitantes se transformam em leads. Para conseguir isso, é importante que use de forma inteligente as call-to-actions, que são as chamadas para que o visitante tome alguma ação, como comprar ou baixar algo, assim como link para as landing pages.


6. Fechar com chave de ouro

Depois que você conseguiu mostrar a seu público que seu conteúdo, serviço ou produto é de qualidade, agora é a hora de mostrar a solução para continuar nutrindo esse cliente que já fez algum cadastro ou fez o download do E-book. Você pode usar o e-mail marketing para continuar mostrando a solução para o problema e assim finalizar com chave de ouro a finalização do processo.

Algo muito importante para finalizar com chave de ouro, é que sua plataforma online esteja sempre disponível para ver os conteúdos que planeja de forma tão cuidadosa. Para isso, a Hostinger tem um serviço premiado por diversas empresas que reconhecem o serviço de qualidade. Fornece certificados de segurança, além de alta velocidade no carregamento de páginas, o que é algo que impacta diretamente no SEO.

Assim, seu cliente ficará satisfeito com a qualidade que foi criado o conteúdo, feliz com a eficiência do seu serviço e impressionado com a agilidade que sua plataforma online proporciona. Isso com certeza, deixará o relacionamento com seu cliente mais próximo, afetivo e assim, gerando mais vendas e faturamentos.


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