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Estratégias de Marketing para Microempreendedores

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Adriano Luz

Os microempreendedores já são maioria no nosso país. Cada vez mais, as pessoas estão se dedicando a um negócio próprio, mesmo que pequeno, a tendência é se dedicar a essa experiência que cresce cada dia mais.

Porém, independente do ramo, o microempreendedor individual deve ficar atento e acompanhar o mercado. Há algumas estratégias de marketing que quem é MEI – Microempreendedor Individual pode e deve fazer para prosperar.


5 dicas de marketing para quem é MEI
1 – Invista num Site

O site nada mais é do que sua empresa estampada no mundo virtual. A princípio, dependendo do ramo ou setor da sua empresa, um site é sinônimo de confiança redobrada para o seu público alvo. É no site que irá conter todas as informações de sua empresa, produtos e como comprar.

Porém, não se desespere com preços exorbitantes. Hoje em dia há páginas web que são oferecidas gratuitamente.


2 – Cartão de visitas

Sabemos que o mundo é virtual, porém, todo microempreendedor deve ter um cartão de visitas na mão. Isso porque nem todo mundo acessa a internet e aquele ditado, quem não é visto, não é lembrado faz jus numa hora dessas.

O cartão de visitas é uma forma a mais de identificar o que você faz. Ele pode te ajudar a firmar relacionamentos e atrair parcerias para seu negócio. Além do que, ele é um convite ao público a te procurar. Priorize no cartão, detalhar especificamente as redes sociais, endereço e telefone/WhatsApp do seu empreendimento.


3 - Tenhas perfis nas redes sociais

Uma estratégia de marketing muito utilizada por microempreendedores está na utilização das redes sociais. Mais de 60% dos brasileiros têm uma rede social ativa. O Facebook, por exemplo, é o chamariz da internet no Brasil com registros de mais de 110 milhões de visitações ao dia.

Ter uma página ativa no Facebook é uma grande vantagem (gratuita) a quem tem um negócio. Além dele, há o Instagram, Twitter e LinkedIn. Todas essas redes sociais estão disponíveis para divulgação.

Das vantagens que as redes sociais trazem à pequenos negócios podemos citar:

 - Comunicação direta com o seu público-alvo: tudo na rede é instantâneo, portanto, invista numa boa comunicação com o cliente, isso faz com que ele se sinta acolhido e reconheça sua empresa

- Visibilidade: nas redes sociais, o seu negócio fica visível para todo mundo e, dependendo das cores, fontes, fotos e texto, sua marca ficará em maior evidência

- Criação de conteúdos infinitas: se você tem uma empresa do setor gastronômico, por exemplo, vale a pena investir nos horários certos para cativar a clientela

- Parcerias: atualmente o novo mercado de parceria com influencers faz com que seu produto seja visto por mais pessoas sem você investir muito, como era na publicidade de antigamente


4 – Invista em anúncios pagos

Outra estratégia de marketing que está ao alcance dos microempreendedores é o patrocínio de links ou postagens do seu empreendimento. Dentro do planejamento estratégico da sua empresa, separe um valor x para o investimento em marketing.

Anúncios pagos geram visibilidade e atrai público. Se precisar, tenha um profissional da área que entenda algumas técnicas de otimização como as SEO para deixar seu negócio bem ranqueado na internet. Com certeza é um investimento de retorno rápido.


5 - Esteja atento à eventos da área

Network é ter uma rede extensa de profissionais que atuam no mesmo segmento ou não. Esteja atento à eventos que são realizados para quem tem MEI na sua cidade. Procure o Sebrae e fique atento à agenda desses encontros. Com certeza será um local de novos horizontes e parcerias, além de ter profissionais capacitados para esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha sobre condução do seu negócio.

O relacionamento estratégico faz parte do bom marketing dos negócios. Invista em reuniões que tenham embasamento e que trarão resultados focado na lucratividade do seu empreendimento.


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