Publicação

Os benefícios educacionais de vídeo games e jogos online

foto de
Adriano Luz

Os benefícios educacionais de vídeo games e jogos online

Quem poderia imaginar que os videogames e jogos online poderiam ser uma forma de entretenimento com diversos benefícios educacionais para aqueles que os jogam? A verdade é que, em meio a todos os gráficos legais, a música, e as tramas intrigantes, os games contribuem muito para o desenvolvimento do raciocínio em diversos aspectos importantes, desde o pensamento estratégico à criatividade para solucionar problemas. São muitos os benefícios, e é só tomar cuidado para não abusar das horas diárias jogadas que vai dar tudo certo! Vamos dar uma olhadinha nos benefícios dos jogos online?

Veja também: Free Fier PNG

Videogames e jogos online melhoram o pensamento estratégico.

Raro é o videogame que não exige que seu jogador faça uma decisão em dois ou três passos à frente de uma situação atual. Jogando com frequência, os jogadores aprendem rapidamente a vantagem do pensamento estratégico e começam a aplicá-lo às oportunidades do mundo real, como no trabalho, nos estudos, em esportes e em relacionamentos.


Videogames e jogos online melhoram a resolução de problemas.

Embora jogos de tabuleiro também tenham bons resultados, os videogames podem melhorar as habilidades de resolução de problemas ainda mais. Isso ocorre porque a maioria (se não todos) os jogos são centrados em torno de algum problema que os jogadores são desafiados a resolver, seja o resgate de alguém em perigo, ou a construção de cidades sustentáveis. Em apenas um jogo, um jogador enfrenta dezenas ou centenas de problemas que precisa resolver, superando desafios e frustrações. E o mais legal: em muitos casos, os problemas retratados nos jogos são baseados em problemas reais, o que ainda agrega conhecimento aos jogadores.


Os videogames e jogos online melhoram a coordenação das mãos e dos olhos.

Fato! Se você acha difícil de acreditar, pegue um controle de vídeo game e tente jogar algum jogo em que precisa dirigir carros, por exemplo. Manipular um controle vai exigir mais habilidades do que as necessárias para usar um mouse de computador, além de precisar reagir com mais velocidade. Faça o teste, comprove e aproveite para relaxar um pouco jogando algum jogo legal!


Videogames facilitam a tomada de decisões rápidas.

Inúmeros jogos exigem a tomada de decisões rápidas, por causa das suas situações improvisadas. As surpresas são constantes: seja um obstáculo que surge em meio ao caminho, um oponente mais desafiador, é isso que torna os jogos emocionantes e, para superar essas situações, os jogadores são forçados a tomar decisões rápidas e assertivas constantemente.


Videogames alimentam a imaginação.

Os jogos de vídeo game nos colocam em muitas situações que não vivemos no dia a dia, situações fictícias que podemos curtir com nossa imaginação: por exemplo, quantas pessoas comuns terão a chance de pilotar um jato algum dia na vida? Infelizmente, poucas! Mas, os jogos de guerra de vídeo game podem nos ajudar a chegar um pouco mais perto desse sonho, e o melhor: com segurança! Dessa forma, o estímulo à criatividade é constante durante os jogos, seja por meio de situações inusitadas, por meio de cenários criativos ou por forçar os jogadores e superar situações. Isso é uma fonte inesgotável de oportunidades para o desenvolvimento da criatividade de uma maneira bastante saudável e segura. Fala a verdade, está dando vontade de jogar um game, não é mesmo? Mas calma, ainda há mais benefícios!


Videogames incentivam a vontade de explorar.

Imagine só se você pudesse criar uma civilização toda do zero: escolher onde vai instalar suas primeiras casas, se vai preferir ficar perto de rios, se vai preferir construir torres de vigia perto de suas casas. Em jogos de RPG, essas situações são reais, e os jogos estimulam a exploração do desconhecido: seja um mapa, sejam recursos, sejam obstáculos, personagens que nunca conheceram antes. Nestes tipos particulares de jogos, a curiosidade desperta essa vontade de explorar, de descobrir coisas novas, e é um estímulo a encarar o desconhecido.


Videogames estimulam a memória.

Quanto tempo as pessoas dedicam diariamente ao treino de suas memórias? A maioria das pessoas vai responder que nenhum… naturalmente, enfrentamos situações em nossos dias que exigem o uso da memória mas nenhuma delas é divertida como jogos online ou de vídeo game! Imagine um jogo simples de corrida de carros: na primeira volta, o jogador pode não ter um bom desempenho, pois o trajeto é novo. Na segunda, as surpresas da pista já não são tão novas e, a cada volta, o jogador lembra mais e mais da pista, até que seu desempenho melhore bastante graças à sua memória.


Videogames ensinam a pensar nas consequências de seus atos.

Talvez este seja um dos benefícios mais bonitos dos jogos online ou jogos de vídeo game: toda ação leva a uma consequência Todos os jogos de computador e vídeo game operam a partir de um princípio da “ação – reação”. Faça alguma coisa, e o jogo reagirá. Esta é uma grande oportunidade para aprender sobre as consequências dos seus atos de uma forma lúdica, mas muito enriquecedora.


Jogos online nos ajudam a trabalhar em equipe

Uma das habilidades mais requeridas no mercado de trabalho e, talvez, uma das mais difíceis de executar: trabalhar com muitas pessoas, entender as diferenças, limitações, dificuldades. Jogar jogos online em grupo vai exigir muito trabalho em equipe, exigir coordenação das situações, saber lidar com pressão, saber lidar com pessoas pensando de forma diferente à sua. Particularmente, considero esse um dos principais benefícios dos jogos online.


Videogames ensinam paciência, dedicação e resistência.

Nenhum grande jogo pode ser conquistado em um dia. Na verdade, alguns dos melhores e mais populares jogos levam semanas ou meses para terminar, e isso exige dos jogadores o exercício da resiliência. Além disso, os jogadores vão precisar praticar, ter disciplina e dedicação para conseguir vencer nos jogos.


E então, já está pronto para começar?

Estas são apenas algumas das oportunidades educacionais escondidas dentro de jogos de vídeo game e computador. Porém, é importante tomar alguns cuidados: não perca o controle das horas jogadas, escolha as melhores cadeiras gamer para manter a postura correta, faça pausas para alongar punhos, ombros, costas e procure manter sua rotina saudável. Dessa forma, você colherá apenas benefícios com seus jogos!

Comentários