Publicação

Serviço eletrônico de registro de imóveis cresce de maneira exponencial durante a pandemia

foto de
Adriano Luz

A pandemia obrigou que diversos serviços se adaptassem devido ao isolamento social, certo? Serviços de cartório passaram a ser realizados no formato online e isso fez com que o registro de imóveis crescesse durante esse período.

De forma geral, os brasileiros já podiam aproveitar os benefícios do cartório online antes da Covid-19, pois muitos serviços estão disponíveis para serem realizados sem a necessidade de sair de casa, masnem todos conheciam essa possibilidade.

Atualmente, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) recomenda que as pessoas realizem qualquer atividade de cartório apenas em espaço digital.

Embora o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) já tenha sido regularizado, sua utilização só cresceu por causa da pandemia.


Afinal, a recomendação é que os cidadãos fiquem em casa e já que eles podem realizar esse registro em plataforma digital, porque não o usar?

Quer conhecer mais informações sobre esse assunto? Continue acompanhando o artigo e entenda mais sobre o aumento de registro de imóveis em campo online.

Boa leitura!

Afinal, porque houve crescimento no Serviço Eletrônico de Registro de Imóveis? Entenda!

O Registro de Imóveis é uma atividade que deve ser feita em cartório.

Contudo, a pandemia obrigou que o horário de serviço deste órgão fosse reduzido e que medidas fossem implantadas para a segurança dos usuários e seus colaboradores.

Daí também acabou surgindo a necessidade de realizar o Registro de Imóveis apenas em âmbito eletrônico.

Logo, muitas pessoas passaram a preferir fazer esse serviço sem sair de casa, pois é bem vantajoso fazer tudo no próprio computador sem que seja necessário enfrentar o risco de se contaminar com o vírus ou encarar filas e muita burocracia.

O cartório agora é responsável pela emissão do e-protocolo e também a certidão digital, no final acaba sendo realizado o registro e a averbação da matrícula de determinado imóvel.

Conseguiu entender porque o Registro de Imóveis por meio do serviço eletrônico aumentou durante a pandemia? O aumento foi significativo em diversos estados do território nacional.

Ainda que haja aumento na busca pelo serviço eletrônico, houve uma redução de cerca de 30% na arrecadação dos cartórios durante a pandemia.


O serviço eletrônico de Registro de Imóveis pode ser usado sem medo?

É bastante comum ficar com receio de realizar esse tipo de atividade usando o espaço online, não é mesmo? Porém, você pode ficar bastante tranquilo em relação a essa tarefa, o processo não irá apresentar riscos.

Para que a transferência seja feita, primeiramente é necessário quitar o pagamento do Imposto de Transmissão dos Bens Imóveis (ITBI).

Normalmente acaba sendo cobrado um valor para que essa ação seja realizada.

Você precisa ter conhecimento de que esse processo acaba variando de um estado para o outro, portanto, fique atento às regras do local em que você está.


Evite golpe, não deixe de registrar o seu imóvel!

Dito tudo isso, é importante destacar a necessidade de realizar o Registro de Imóveis para que você evite cair em golpe.

Desta forma, independente da pandemia, não deixe de realizar o registro, recorra ao serviço eletrônico e aproveite as vantagens de fazer tudo sem sair de casa.


A pandemia ainda não acabou

Viu só como não é muito difícil entender porque o Registro de Imóveis cresceu em âmbito online durante a pandemia?

É importante salientar que ainda vivemos em uma realidade em que o isolamento social é necessário, portanto, caso seja necessário, recorra aos benefícios do cartório online e fique em casa!


Comentários