Publicação

Conheça os principais tratamentos que os planos odontológicos oferecem

foto de
Mídias Sociais

Um plano odontológico pode ser um importante aliado para aqueles que desejam cuidar da saúde bucal da maneira mais qualificada possível. Por isso, selecionamos os principais tratamentos que você pode encontrar dentro de um convênio e a importância desse serviço.

O que é um convênio de odontologia

Primeiramente, precisamos explicar sobre o que é, exatamente, um convenio odontologico e como ele funciona para que os pacientes que querem adquirir esses planos entendam os processos necessários para uso.

Basicamente, um convênio odontológico possui os mesmos atributos que um plano médico de saúde. As pessoas contratam esse convênio para ter diversas vantagens no atendimento profissional, mediante ao pagamento de uma mensalidade.

Dessa maneira, ao invés de pagar individualmente pelas consultas odontológicas, os clientes pagam a mensalidade a uma operadora que possibilita o acesso a uma vasta rede de clínicas credenciadas, garantindo que terão atendimento de qualidade sempre que precisarem.

Vantagens

Além de garantir atendimento regular e sempre que houver a necessidade, o plano, como um odonto empresarial, traz uma série de vantagens para os contratantes.

A questão financeira, por exemplo, é uma das mais interessantes, pois não é necessário que os beneficiários paguem por todas as consultas e pelos tratamentos que o plano oferece de forma individual, como ocorre no atendimento particular.

Outra vantagem importante e que vale a pena destacar é a qualidade dos serviços oferecidos, bem como a tecnologia e garantias disponíveis durante o atendimento vinculado a um plano dental coletivo empresarial, ou mesmo individual, aos beneficiários, o que otimiza a consulta e agiliza os processos e retornos, por exemplo.

Obrigatoriedades

Um dos principais pontos de destaque dos convênios é a disponibilidade de tratamentos cobertos para os seus clientes.

Dentro da área da odontologia existe uma grande quantidade de tratamentos possíveis para diversos problemas que podem acometer os dentes ao longo da via, especialmente em relação a estruturação e a mordida.

Dentro desses inúmeros tipos de tratamentos desse campo, existem muitos que os convênios precisam cobrir obrigatoriamente, independentemente se o plano adquirido for básico ou premium.

Outros, por sua vez, especialmente tratamentos estéticos, não são obrigatórios na rede de convênios de odontologia, mas podem ser oferecidos pelas operadoras, de modo a atrair os beneficiários e democratizar o acesso.

Confira algumas obrigatoriedades dos convênios, seja para um plano odontologico empresarial ou individual.

Urgências

O tratamento de urgência, por qualquer que seja a situação problemática nos dentes dos pacientes, é uma das obrigatoriedades que qualquer convênio odontológico precisa cobrir, principalmente porque a ação rápida tende a ser fundamental para o restabelecimento da qualidade bucal.

Consultas de rotina

Consultas básicas e de rotina com os dentistas, para avaliações, acompanhamento ou manutenções/prevenção da saúde também são garantidas pela regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e todo plano deve oferecer.

Tratamento de cáries

As cáries são problemas bastante comuns nos dentes e todos estão sujeitos ao seu aparecimento.

Contudo, há formas de prevenir e tratá-la mais rapidamente. Para evitar, é importante ter hábitos saudáveis e realizar a higienização bucal de forma adequada.

Entretanto, caso aconteça, é obrigatório que o plano dental para MEI, por exemplo, realize o tratamento de cáries, retirando-as sempre que for necessário.

Outra forma de reduzir os riscos é por meio da consulta regular mencionada anteriormente, que deve ocorrer a cada 6 meses para proteger a cavidade e identificar possíveis riscos, tratando-os com antecedência.

Periodontia

Tratamentos de problemas gengivais, como a gengivite e a periodontite, também estão no campo de obrigatoriedades dos convênios de odontologia.

Esses problemas, caso não sejam tratados da forma adequada, podem causar sérios danos estruturais para os dentes e, por isso, é importante realizar o tratamento da forma mais rápida possível, com profissionais qualificados e em clínicas especializadas.

Tratamento de canal

O canal também é um problema grave que acomete a arcada dentária e as terminações nervosas que unem os dentes a gengiva.

É um problema doloroso e bastante incômodo. Por isso, é importante tratar adequadamente, em espaços preparados para resolver a situação da melhor maneira possível.

Por isso, esse tipo de tratamento também é garantido pela ANS e está no rol de procedimentos que os convênios precisam cobrir necessariamente para garantir a plena saúde, visto que a periodontite pode comprometer outros tecidos do corpo.

A lista de tratamentos e procedimentos obrigatórios é muito extensa, o que - em si - configura um benefício atrativo de contar com o serviço de um convênio, já que o paciente estará assegurado em suas principais necessidades no que compete à cavidade bucal.

Com isso, a tranquilidade e a qualidade de vida também são favorecidos, pois o beneficiário se sentirá mais seguro.

Ainda em relação aos tratamentos obrigatórios, cabe ressaltar que existem mais de 90 itens prescritos sendo alguns dos mais almejados:

Remoção do tártaro;

Profilaxia;

Aplicação de flúor;

Colagem de fragmento.

Tipos de planos

Para finalizar, é importante destacar que não existe apenas um tipo de plano odontológico.

Os planos são divididos em diferentes categorias, justamente para que as pessoas possam escolher aqueles que mais se adequam às suas necessidades.

Entre as principais categorias, estão os planos individuais, familiares, coletivos, empresariais e para MEI.

Além disso, existe a possibilidade, dentro dessas categorias, que as pessoas escolham pacotes de planos desde os básicos até os premium, que se diferenciam pela abrangência dos procedimentos que a operadora irá cobrir e custo mensal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.


Comentários